Saiba a agenda de lutas em MG👇🏽
🌳Atingidos e atingidas em defesa da Amazônia, contra a impunidade dos crimes socioambientais e por uma Repactuação justa e com participação popular!
No próximo 05 de setembro – Dia da Amazônia, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vai realizar atos, ocupações e assembleias em todo o país em defesa da proteção dos direitos de comunidades atingidas pelas barragens e pelo atual modelo econômico, que promove a destruição da biodiversidade brasileira, contribuindo para a intensificação dos extremos climáticos.
Em meio às enchentes e secas que devastam as regiões e queimadas criminosas que incendeiam o país cobramos do Estado brasileiro a imediata implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e sua correta regulamentação, com a constituição de um fundo nacional para disponibilizar recursos financeiros para atendimento das comunidades atingidas por barragens e pela crise climática.
Como parte da agenda de mobilizações deste dia de jornada, estaremos em Belo Horizonte reunindo atingidos e atingidas pelo crime da Samarco (Vale/BHP Billiton) de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, além de famílias atingidas pelo crime da Vale, na Bacia do rio Paraopeba, e da exploração do lítio na Bacia do Jequitinhonha e Pardo.
A principal pauta de luta em Belo Horizonte é a Repactuação Rio Doce, um acordo bilionário que avança para ser assinado nas próximas semanas com todos os documentos em sigilo e sem a participação dos atingidos. Este acordo vai representar um retrocesso em termos de valores e políticas de reparação com propostas rebaixadas de como será a participação social na sua implementação desfazendo conquistas já alcançadas em quase 9 anos de luta.
Nas audiências e manifestações denunciaremos o governo de Romeu Zema que quer assinar o acordo a qualquer custo e não dialoga sobre suas propostas e pressionar o Governo Federal e a Tribunal Regional Federal (TRF-6) para que quebre o sigilo dos documentos e fortaleça a participação dos atingidos na discussão do acordo e na sua implementação com respeito às decisões no Encontro da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte do Espírito Santo realizado em 24 e 25 de agosto, em Belo Horizonte.
📝Programação:
10h – Audiência Pública sobre a Repactuação Rio Doce na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a pedido da deputada Beatriz Cerqueira
14h – Ato dos atingidos e atingidas no TRF-6
15h30 – Marcha do TRF-6 para a Praça Sete em defesa da Amazônia, contra a impunidade dos crimes socioambientais e pelos direitos dos atingidos e atingidas!
ÉtempoDeAvançar
RepactuaçãoJustaSóComParticipaçãoPopular
DefenderAmazôniaÉdefenderAvida
https://www.instagram.com/p/C_Qme0kuTdV/?igsh=MThoYnhoa2x4MTJ1cg==
Adicionar Comentários