3ª Mostra CRDançaBH traz programação ampla de ações formativas e apresentações – 19 a 27/08

Iniciativa acontece entre os dias 19 e 27 de agosto, com residências artísticas, oficinas, cenas e espetáculos; atividades acontecem no Teatro Marília e também ocupam outros espaços, como a Casa do Baile o Museu Casa Kubitschek

Neste ano, a Mostra CRDançaBH chega à sua terceira edição com uma programação volumosa e diversificada de ações formativas e apresentações. As atividades acontecem entre os dias 19 e 27 de agosto, e incluem residências artísticas, oficinas, espetáculos, cenas e mostras de resultados. As atrações acontecem no CRDançaBH e no Teatro Marília, e também ocupam a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Designe o Museu Casa Kubitschek, na Pampulha, além do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, da Escola de Belas Artes da UFMG e do Sesc Palladium.

A programação abarca linguagens diversas, com destaque para a dança japonesa butoh, além de tratar de variados temas, tais como as mulheres negras e os corpos deficientes na dança, a memória e a ancestralidade. A mostra do Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH) integra o Circuito Municipal de Cultura e conta com apoio cultural do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através de recursos do Fundo Especial do Ministério Público – FUNEMP.

A 3ª Mostra CRDançaBH começa no dia 19 de agosto, segunda-feira, às 18h, com a atração “Pensamento Giratório – Corpo, dança e deficiência”, de Brisa Marques e Movidos Dança. A atração é uma programação associada ao Sesc. Neste encontro, a artista e comunicadora e a equipe do espetáculo “Nuvem de Pássaros” dialogam sobre a produção em dança pensada para todos os corpos e todas as possibilidades, entendendo que todo corpo é passível de expressar movimento e defendendo uma dança capaz de trazer transformações e descobertas para além dos palcos. A peça será apresentada pela Movidos Dança no dia 20, terça-feira, às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, com ingressos a preços populares.

Também no dia 19, às 20h, no Teatro Marília, acontece o espetáculo “Ave”, fruto de um projeto híbrido entre a dança e o teatro, desenvolvido a partir do encontro de dois coletivos de BH: a Ananda Cia de Dança Contemporânea e o Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados. Livremente inspirado em questões provocadas pela comédia “As Aves”, de Aristófanes, o espetáculo investiga jornadas individuais e coletivas na fundação de novas realidades, explorando linguagens diversas como o cabaré, a dança contemporânea e a comédia popular. A peça integra o projeto “Palco Giratório 2024”, do Sesc Palladium.

Butoh, residências e mostras artísticas

Duas residências movimentam a parte formativa da Mostra a partir do dia 19. Uma delas é a “Residência artística para mulheres negras”, no CRDançaBH, com a coreógrafa Guidá, de Ibirité, criadora da Crew UBDI e referência em danças urbanas. A proposta busca potencializar o trabalho artístico de dez mulheres negras de Minas Gerais, que já tenham ou não alguma criação coreográfica ou cênica autoral. Até o dia 26, segunda-feira, serão realizados sete encontros para o desenvolvimento dos trabalhos, que culminarão em uma mostra artística que encerra a programação. As inscrições para essa atividade já estão fechadas. A mostra de resultados acontece no dia 27, terça-feira, em uma edição especial do Terça da Dança que contará também com a discotecagem do Coletivo Piranhas Controladoras, projeto de black music das DJs mineiras May, Laís e Amaranta.

Já a “Residência Artística: Vestígios do Tempo”, com os coreógrafos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama, de Porto Alegre, terá três encontros com bate-papos até dia 21, quarta-feira, no CRDançaBH e na Sala de Dança da Escola de Belas Artes da UFMG. Norteados pelos princípios do butoh – que mistura elementos do surrealismo, da vanguarda e de outros vários tipos de expressão artística – a gaúcha Ana e o japonês Nishiyama evocam a busca pelo sensível e pelo espaço e o silêncio que se encontram nos estados de presença. Ao longo dos três dias de atividade, a dupla une teoria e prática, conduzindo exercícios e vivências guiados por imagens poéticas e pelas sensações do corpo. O resultado será apresentado em uma mostra artística na Casa do Baile, no dia 22, quinta-feira As inscrições para a residência podem ser feitasneste link.

O butoh também é tema de uma atração de destaque do dia 21, quarta-feira, quando a Mostra CRDançaBH recebe a mestra Etsuko Ohno para uma conversa exclusiva com o público da capital mineira, mediada pela professora Carla Andreia, também na Sala de Dança da Escola de Belas Artes da UFMG. Matriarca da família Ohno, a artista japonesa vai trazer lembranças de sua trajetória como figurinista e maquiadora de Kazuo Ohno, que criou o butoh junto a Tatsumi Hijikata nos anos 1950, além de comentar sobre o espetáculo  “Dezoito Estações de Outono”, dirigido por ela e estrelado por Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama.

A peça entra na programação da Mostra pelo Terça da Dança, no dia 23, sexta-feira, no Teatro Marília. “Dezoito Estações de Outono” explora as variações de uma mesma estação, que lentamente transforma cores, altera a percepção da passagem do tempo e suscita no olhar imagens impregnadas de culturas que se fundem em cena. O espetáculo mostra o corpo registrando a natureza à sua volta, o frio, as guerras e o fim de um ano turbulento. Em cena, os bailarinos buscam viver a dança como uma espécie de ritual para tocar o sagrado, que se manifesta apesar de tudo, e desejar um mundo mais humano, acompanhados de uma trajetória que pulsa com a memória dos que vieram antes.

Oficinas e ocupações artísticas

A programação continua com a “Oficina de Dança Afro Pisada de Búfalo”, ministrada pela artista do corpo Patrícia Alencar, que acontece no dia 21, quarta-feira, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira. A atividade é uma imersão profunda na ancestralidade e nos arquétipos da orixá Oyá. Destinada a pessoas acima de 14 anos, com ou sem experiência em dança, a oficina busca conectar os participantes com a simbologia do búfalo e a força do vermelho, explorando elementos de resistência e expressão. O primeiro dia foca na introdução aos conceitos ancestrais e movimentos básicos, enquanto o segundo dia se dedica ao desenvolvimento de uma coreografia coletiva que incorpora técnicas de interpretação, performance e expressão pessoal. A oficina culmina em uma apresentação final no dia 25, domingo, na Casa do Baile. As inscrições podem ser feitasneste link.

Do dia 21 ao dia 24, no Teatro Marília, acontece a “Ocupação Vitrine TM: Começo, meio, começo, cosmopoéticas da memória”, residência de criação surgida a partir do encontro da artista visual A Sol Kuaray e da artista do movimento Flavi Lopes. Trata-se de uma vivência imersiva onde serão compartilhados modos de pensar e criar no entrecruzamento das linguagens da dança e das artes visuais. Os participantes serão estimulados a desenvolver uma investigação baseada nas vivências corporais, memória e a relação corpo-território, conectando experimentação sensorial, ativada pelo movimento corporal, relação entre objetos, memórias, referências imagéticas e textuais, estimulando uma criação artística em performance, dança e artes visuais. Os resultados da ocupação da vitrine do teatro serão apresentados no dia 24, sábado. As inscrições podem ser feitasneste link.

No Museu Casa Kubitschek, as artistas Renata Mara e Sara Marchezini realizam a ocupação artística “Terra Raíz”, que acontece nos dias 24 e 25. Trata-se de uma cena mutável, adaptada para dialogar com o espaço arquitetônico da Pampulha. Um experimento cênico inspirado em noções de corpo-território, na ancestralidade feminina e nos atravessamentos geográficos. No dia 25, domingo, haverá a mostra de resultados da ocupação, que convida o público a testemunhar a dança entre terras, onde pele e memória se entrelaçam, revelando as camadas invisíveis de nossas raízes. As inscrições para a atividade podem ser feitasneste link.

CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA

3ª Mostra CRDançaBH

Quando. De 19 a 27 de agosto

Onde. Teatro Marília, Casa do Baile, Museu Casa Kubitschek, Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, Escola de Belas Artes da UFMG e Sesc Palladium

PROGRAMAÇÃO

“Pensamento Giratório – Corpo, dança e deficiência”,

Brisa Marques e Movidos Dança

Dia 19/8, segunda-feira, às 18h

Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Aberto ao público, ingressosneste link

Classificação: 16 anos

“Ave”, Cia Ananda e Sapos e Afogados

Dia 19/8, segunda-feira, às 20h

Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Aberto ao público, ingressosneste link

Classificação: Livre

 

“Residência artística para mulheres negras”, com Guidá

De 19 a 24/8 (segunda a sábado), e 26/8 (segunda-feira), das 9h às 12h

CRDançaBH – Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

As inscrições para a residência já estão fechadas

Classificação: 18 anos

“Residência artística Vestígios do Tempo”

e bate-papo com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama

De 19 a 21/8 (segunda a quarta), das 14h às 17h30

Dias 19 e 20, no CRDançaBH; dia 21, na Sala de Dança da Escola de Belas Artes da UFMG (Av. Presidente Antônio Carlos, 6.667 – Pampulha)

Dez vagas, abertas ao público. Inscrições pelo formulárioneste link

Classificação: 18 anos

“Nuvem de Pássaros”, Movidos Dança

Dia 20/8, terça-feira, às 20h

Grande Teatro do Sesc Palladium (R. Rio de Janeiro, 1.046 – Centro)

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada). Venda onlineneste link

Classificação: 10 anos

“Encontro com butoh da família Ohno”,

com Etsuko Ohno – Mediação: Carla Andreia

Dia 21/8, quarta-feira, às 19h

Sala de Dança da Escola de Belas Artes da UFMG

(Av. Presidente Antônio Carlos, 6.667 – Pampulha)

Aberto ao público

Classificação: 12 anos

“Ocupação Vitrine TM: Começo, meio, começo, cosmopoéticas da memória”, com Sol Kuaray e Flavi Lopes

De 21 a 23/8 (quarta a sexta), das 17h às 20h; dia 24/8 (sábado), das 17h às 19h

Vitrine do Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Dez vagas, abertas ao público. Inscrições pelo formulárioneste link

Classificação: 18 anos

“Oficina de Dança Afro Pisada de Búfalo”, com Patrícia Avelar

Dia 21/8, quarta-feira, das 9h às 21h

Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (R. Formiga, 140 – Lagoinha)

40 vagas, abertas ao público. Inscrições pelo formulárioneste link

Classificação: Livre

Mostra de resultados da “Residência Artística Vestígios do Tempo”

Dia 22/8, quinta-feira, às 16h

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design

(Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha)

Aberto ao público, sem retirada de ingressos

Classificação: Livre

Terça da Dança – Espetáculo “Dezoito Estações de Outono”,

de Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama – Direção: Etsuko Ohno

Dia 23/8, sexta-feira, às 20h

Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Aberto ao público, ingressosneste link

Classificação: 12 anos

Mostra de resultados da “Ocupação Vitrine TM: Começo, meio, começo, cosmopoéticas da memória”

Dia 24/8, sábado, às 19h

Vitrine do Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Aberto ao público, sem retirada de ingressos

Classificação: Livre

Ocupação artística “Terra Raiz”, com Renata Mara e Sara Marchezini

Dias 24 e 25/8 (sábado e domingo), das 9 às 12h

Museu Casa Kubitschek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 – Bandeirantes)

20 vagas, abertas ao público. Inscrições pelo formulárioneste link

Classificação: Livre

Mostra de resultados da ocupação artística “Terra Raiz”

Dia 25/8, domingo, às 14h30

Museu Casa Kubitschek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 – Bandeirantes)

Aberto ao público, sem retirada de ingressos

Classificação: Livre

Mostra de resultados da “Oficina de Dança Afro Pegada de Búfalo”

Dia 25/8, domingo, às 16h30

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design

(Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha)

Aberto ao público, sem retirada de ingressos

Classificação: Livre

Terça da Dança – Mostra de resultados da “Residência artística para mulheres negras” e discotecagem com o coletivo Piranhas Controladoras

Dia 27/8, terça-feira, às 19h

Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Aberto ao público, ingressosneste link

Classificação: Livre