Caravana da Alegria 3 em 1 – Cia El Individuo 05/01 a 25/01

Caravana da Alegria 3 em 1′: Cia El Individuo retoma agenda de ações circenses em BH

Projeto itinerante leva às ruas e aos Centros Culturais municipais da cidade vários espetáculos, intervenções e oficinas focadas em projetos e editais para artistas circenses; iniciativa é capitaneada pelo artista argentino Marcelo Castillo

Cia El Individuo retoma nesta quinta-feira, 5/1, as atividades da “Caravana da Alegria”, em Belo Horizonte. Focada na produção de espetáculos, intervenções e workshops circenses de caráter itinerante, a iniciativa acontece até dia 21/1, somando dois meses de uma programação gratuita, concentrada nos Centros Culturais municipais da capital. A novidade desta edição são as oficinas de formação, que além de contemplar técnicas de palhaçaria, malabares e equilíbrio, também incluem ensino e formatação de projetos circenses para editais públicos de cultura. Para as atividades formativas é necessária inscrição prévia.

A “Caravana da Alegria 3 em 1” apresenta um total de 45 ações, entre espetáculos, oficinase intervenções artísticas em espaços a céu aberto. Neste ano, para além das ruas, as ações são distribuídas nos Centros Culturais Liberalino Alves de Oliveira, Pampulha, Urucuia, Venda Nova, Vila Fátima e Indústrias, além de Vila Marçola e Vera Cruz, onde aconteceram as primeiras atividades do projeto. “Acreditamos firmemente no potencial de BH para as artes circenses. Desde nossa chegada na cidade, estamos comprometidos em fazer crescer o circo de forma independente, ocupando principalmente os espaços públicos, em contato direto com as pessoas”, diz Marcelo Castillo, artista argentino radicado em Belo Horizonte há 18 anos e gestor da Cia El Individuo.

Pensando na expansão e profissionalização do circo, as oficinas desta edição são divididas nos módulos “Vivência Circense“, direcionada principalmente às técnicas de malabarismo e equilibrismo, e “Elaboração de Projetos”, dedicada aos processos exigidos pelos editais públicos, com aulas de Castillo em parceria com o pesquisador cultural André Vieira. São 25 vagas em cada módulo, totalizando 50 vagas. “O circo é o setor artístico que menos recursos recebe nas leis de incentivo e queremos trabalhar para que mais projetos circenses possam acessar esses recursos. Poucos projetos são apresentados também, queremos mudar isso. Os artistas desistem de concorrer devido à alta competitividade dos editais. Nesta oficina, quero passar minha experiência sobre detalhes importantes relativos aos mecanismos de incentivo à cultura”, justifica Castillo.

Nas ruas, além das tradicionais “Saídas de Palhaços”, com intervenções livres nas imediações dos centros culturais, o projeto “Circo do Minuto” ocupa quatro cruzamentos da região central de Belo Horizonte, como forma de valorizar o artista de rua, historicamente em diálogo estreito com as atividades circenses. As ações, em caráter surpresa, com improvisos de palhaços, malabaristas e equilibristas, acontecem nos cruzamentos da avenida do Contorno com a avenida dos Andradas, e no cruzamento da avenida do Contorno com as Ruas do Ouro, Prudente de Morais e Floresta. “Esse é um projeto criado como forma de valorizar os resilientes artistas de rua, que sobrevivem nos semáforos. As esquinas escolhidas normalmente são onde vemos muitos desses espetáculos. Vamos ver o que acontece”, diz.

Na escolha espetáculos, dois sucessos da Cia El Individuo voltam à cena para divertir o público nesta edição da Caravana da Alegria, com todas as apresentações realizadas em centros culturais. Em “Circo Miko”, os desacertos dos artistas, como a tristeza do palhaço e as confusões do malabarista, revelam como a essência do circo consiste em transformar o fracasso natural do dia a dia em alegria e virtude do sucesso. Já em “Grandes Roubadas”, o palhaço Mercúrio, interpretado por Castillo em apresentação solo, condensa clássicos do circo em um show repleto de improvisos e graça.

A Caravana da Alegria é realizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (LMIC) e tem patrocínio da MGS Administração e Serviços.

Cia El Individuo apresenta “Caravana da Alegria 3 em 1”

Quando. Até dia 21 de janeiro de 2023

Onde. Centros Culturais Liberalino Alves de Oliveira, Pampulha, Urucuia, Venda Nova, Vila Fátima e Indústrias, além de Vila Marçola e Vera Cruz

Quanto. Gratuito, com inscrições presenciais nos Centros Culturais

Programação completa “Caravana da Alegria 3 em 1”

Centro Cultural Venda Nova

(Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários)

05/01 | Vivência Circense – 9h às 11h

05/01 | Elaboração de Projetos – 14h às 16h

06/01 | Vivência Circense – 9h às 11h

06/01 | Elaboração de Projetos – 14h às 16h

06/01 | Saída de Palhaços – 16h30

07/01 | Espetáculos “Grandes Roubadas” + “Circo Miko” – 10h às 14h

Centro Cultural Vila Fátima

(Rua São Miguel Arcanjo, 215 – Nossa Senhora de Fátima)

12/01 | Saída de palhaços – 9h às 11h

12/01 | Vivência Circense – 16h às 18h

14/01 | Vivência Circense – 10h às 12h

14/01 | Espetáculos “Grandes Roubadas” – 14h

17/01 | Elaboração de Projetos – 18h30 às 20h30

18/01 | Elaboração de Projetos – 18h30 às 20h30

Centro Cultural Bairro das Indústrias

(Rua dos Industriários, 289 – Indústrias / Barreiro)

19/01 | Elaboração de Projetos – 15h às 19h

20/01 | Vivência Circense – 15h às 19h

20/01 | Saída de Palhaços – 10h

21/01 | Espetáculos “Grandes Roubadas” – 16h