Mergulho – curta-metragem do NOVO Coletivo 07/05

NOVO Coletivo estreia filme no Cine Santa Tereza no dia 7 de maio às 19h, com exibição gratuita

Premiado pelo Fundo Municipal de Cultura de BH, “Mergulho” é baseado na peça homônima, tem direção de Rita Clemente e no elenco, André Senna, Bruno Figueroa e Flávia Pyramo

“Mergulho”, o primeiro curta-metragem do NOVO Coletivo, estreia no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, no dia 7 de maio, às 19h. O filme, baseado na peça homônima escrita e dirigida por Rita Clemente, tem Rita como diretora e conta com o elenco formado por André Senna, Bruno Figueroa e Flávia Pyramo. O trabalho também terá uma pré-estreia no auditório da Letras na UFMG, no dia 5 de maio, às 18h30, integrando o projeto Música e Poesia. Após a estreia, “Mergulho” segue em cartaz na Plataforma Teatro para Alguém (teatroparaalguem.com.br), entre os dias 10/05 e 30/06.

O NOVO Coletivo é uma plataforma de criação artística e gestão de projetos culturais idealizada por André Senna e Bruno Figueroa, e surgiu em 2016, a partir do encontro entre os dois artistas. Com uma atuação criativa e flutuante, o coletivo viabiliza trabalhos cênicos, pesquisas e investigações, unindo profissionais que compartilham ideias e inspirações.

O projeto de adaptação do espetáculo teatral para o filme surgiu durante a pandemia. O projeto original seria uma temporada da peça por diferentes estados, mas optou-se por criar uma obra audiovisual devido às restrições da COVID-19. Toda a pesquisa de adaptação da peça para o cinema foi realizada coletivamente, num trabalho construído com muitos olhares, que iniciou-se com a adaptação da dramaturgia para um roteiro audiovisual, e foi ganhando novas camadas, com elementos como a fotografia, a sonografia e posteriormente com a montagem e a edição do filme. 

“Mergulho” propõe uma reflexão sobre a decadência dos valores do mundo contemporâneo, a partir do reencontro de dois irmãos. A história conta com personagens contraditórios e situações inusitadas. A peça original teve inspiração em temas filosóficos que vão de Nietzsche a Platão (“Genealogia da Moral” e “A Farmácia de Platão”), passando por Jacques Derrida. Para Rita Clemente, “talvez nossa covardia se traduza na necessidade que temos de instrumentalizar a vida”, reflexão que também atravessa o roteiro da obra audiovisual, que a diretora assina juntamente com o roteirista Lucas Lanza. 

Os diretores de fotografia do curta-metragem são Rafael Diniz “Fiel” e Paulo César Alvim, que tiveram importante participação no processo de construção da adaptação cinematográfica. “Mergulho” traz diálogos entre teatro e cinema, explorando a pesquisa de atuação em ambas as áreas, esse diálogo entre as artes também está presente nas demais escolhas do filme como enquadramentos e roteiro. 

As nuances da atuação entre o teatro e o cinema, com suas habilidades distintas e abordagens diferentes, estiveram presentes na construção das personagens pelo elenco. Enquanto no teatro, a atuação é mais intensa e exige maior projeção vocal e corporal para alcançar o público, no cinema, a atuação muitas vezes precisa ser mais sutil e naturais em suas expressões para a câmera capturar cada detalhe. 

A estreia do curta-metragem Mergulho é uma oportunidade para conhecer a adaptação de uma obra teatral para o formato de cinema e a criatividade da equipe envolvida no processo. As exibições na UFMG e no Cine Santa Tereza serão gratuitas. 

Este projeto é realizado com recursos da

Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

“Mergulho” – curta-metragem do NOVO Coletivo

Pré-estreia no auditório da Letras na UFMG dia 5 de maio às 19h no projeto Música e Poesia.

Estreia no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, no dia 7 de maio, às 19h.

Exibições gratuitas. Retirada de senhas 30 min antes no local de apresentação e também no Sympla para a estreia do Cine Santa Tereza. 50% dos ingressos serão disponibilizados no Sympla, e outros 50% na bilheteria, 30 min antes da sessão.

https://bileto.sympla.com.br/event/82659/d/193453/s/1303711