“III Festival de Cordas do Brasil – Violão” reúne Juarez Moreira e Turibio Santos em Ouro Preto – 27 e 28/09

Programação gratuita envolve workshops e recitais com os consagrados músicos

A Saramenha Artes e Ofícios, vai receber na histórica cidade de Ouro Preto, dias 27 e 28 de setembro, o III Festival de Cordas do Brasil – Violão. Os recitais acontecem no dia 28, com o compositor, violonista, produtor e arranjador mineiro, Juarez Moreira, às 19h e em seguida com o musicólogo, violonista e compositor maranhense, Turibio Santos, às 20h30.

Com entrada e participação gratuita em todas as atividades do projeto, o Festival também conta com o lançamento e tarde de autógrafos da terceira edição do livro “Casa Rural Mineira – Um Guia de Construção”, do idealizador do projeto e escritor, Paulo Rogério Lage, no dia 28, às 16h, além de dois workshops: com Turibio Santos em 27 de setembro, de 14h às 17h e com Juarez Moreira, no dia 28, sábado, das 10h às 13h.

“O III Festival de Cordas do Brasil vai receber dois mestres e privilegiar, nesta edição, o violão. Nosso projeto tem essa característica de ir além das apresentações, oferecendo também as residências artísticas. Os músicos vêm fazer o recital, mas antes eles ministram o workshop, que neste ano, vai acontecer em dois dias, na sexta e no sábado”, conta o diretor Paulo Rogério.

Sobre os músicos

Juarez Moreira

Mineiro de Guanhães, Juarez Moreira é compositor, violonista, guitarrista, produtor e arranjador brasileiro. Trabalhou com grandes nomes da música, como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Lô Borges, Toninho Horta e Paulo Moura e é reconhecido como um dos maiores talentos do violão brasileiro. Nos últimos anos se apresentou em países como Estados Unidos, em teatros como o Lincoln Center (NY), França, Venezuela, Itália, Suíça, Finlândia, Argentina e Portugal.

Turibio Santos

Natural de São Luís do Maranhão, Turibio Santos é violonista, compositor e musicólogo. Grande apreciador de Heitor Villa-Lobos, foi convidado, em 1961, por Arminda Villa-Lobos a gravar os Doze Estudos do compositor como parte do acervo do Museu Villa-Lobos. Foi responsável por criar os cursos de violão da UFRJ e também da UNIRIO, além de ter fundado, em 1983, a Orquestra Brasileira de Violões. Foi indicado para assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Música e também na Academia Maranhense de Letras. Entre as homenagens, foi condecorado com o grau de oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul e da Légion d’Honneur.

Sobre o autor – Paulo Rogério Lage

Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais, produtor cultural e proprietário da Saramenha Artes e Ofícios, Paulo Rogério Lage é ex-presidente da Rádio Inconfidência e ex-Diretor do Palácio das Artes. Fundador e diretor da Palco, atua em sua direção, com trabalhos realizados em mais de 300 cidades brasileiras e em 32 no exterior. Nos últimos anos, lançou títulos como “Cerâmica Saramenha – A primeira manufatura de Minas Gerais”, “Antônio José Vieira de Carvalho – Primeiro Professor de Anatomia, Cirurgia e Arte Obstetrícia no Brasil” e “Casa Rural Mineira – Um Guia de Construção”.

Com foco na preservação dos saberes e fazeres da cultura de Minas Gerais, é designer e fundador da Saramenha Artes e Ofícios, promovendo festivais de música, dança e teatro, além de cursos e workshops de cerâmica e azulejaria. Nos últimos meses dirigiu a produção “Sinfonia da Alvorada”, obra composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes para a inauguração de Brasília a pedido do então presidente Juscelino Kubitschek, sendo representada, nesta versão, por músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com narração do ator Jonas Bloch.

Paulo Rogério já atuou como diretor de cena de espetáculos do Grupo Corpo no Brasil e exterior, foi o produtor e o diretor de cena do concerto Amigo, de Milton Nascimento e Orquestra de Jazz Sinfônica de SP, além de ter produzido e dirigido importantes espetáculos musicais como, “Valencianas” e “Quem perguntou por mim”, concertos que unem a Orquestra de Ouro Preto à música de Alceu Valença e Fernando Brant respectivamente.

Sobre o livro “Casa Rural Mineira – Um Guia de Construção”

Considerado o manual de uma “arquitetura de roça”, como o próprio autor Paulo Rogério Lage o define, o livro é fruto de uma troca fraterna e de muito aprendizado com o mestre de obras e de vida Djalma Pinto de Almeida e foi dedicado inicialmente a todos os “construtores de casas e sonhos”. Remetendo as memórias de ‘casa de vó’, a obra ensina métodos tradicionais de construção de edificações rurais típicas, preservando a tradição, perpetuando técnicas e utilizando materiais locais de forma sustentável.

O volume conta com um importante adendo, um novo capítulo sobre a expansão e adaptação da casa aos novos momentos de vida dos moradores, além dos espaços agregados ao longo do tempo, desde que foi lançada a primeira edição. O volume mantém comentários importantes como do museógrafo francês Pierre-Yves Catel, do Padre Virgílio Resi, além de novo prefácio do autor mantendo também as citações de Mônica Botelho e Paulo Vasconcelos, responsáveis pelos comentários da primeira e segunda edição, respectivamente.

III Festival Cordas do Brasil – Violão

Sábado 28 de setembro

16h – Lançamento da terceira edição do livro “Casa Rural Mineira – Um Guia de Construção
19h – Recital Juarez Moreira
20h30 – Recital Turibio Santos
Ingressos: Entrada franca

Workshops – III Festival Cordas do Brasil – Violão

Turibio Santos: 27 de setembro de 15h às 17h
Juarez Moreira: 28 de setembro de 10h às 13h.
Endereço: Escola Saramenha de Artes e Ofício, BR 356 Rodovia dos Inconfidentes, KM 85 – Santo Amaro do Botafogo – Ouro Preto

Belo Horizonte
Tarde de autógrafos do livro Casa Rural Mineira- Um guia de construção.
Data: 30 de setembro de 2024
Horários: 18h
Endereço: Livraria Canto do Livro – Ponteio Lar Shopping