Últimos dias para o cadastramento de propostas para o Circuito Municipal de Cultura – até 05/11

As inscrições vão até 5 de novembro e contemplam linguagens como artes cênicas, audiovisual, cultura popular, artes visuais, música e literatura. Interessados devem morar em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana e preencher formulário on-line.

O Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte encerra no dia 5 de novembro, terça-feira, o prazo para recebimento de propostas artísticas e culturais para a nova etapa do projeto, cuja programação se desdobra entre 2024 e 2025. As inscrições, que foram abertas no dia 9 de outubro, podem ser feitas por artistas, grupos e coletivos de Belo Horizonte e Região Metropolitana por meio do formulário on-line disponível neste link.
Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais Instagram | YouTube | Facebook e no site do Circuito Municipal de Cultura. Este é um projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

O chamamento contempla trabalhos de diferentes linguagens, entre artes cênicas, audiovisual, cultura popular, artes visuais, música e literatura. As propostas cadastradas vão compor o banco de dados do Circuito Municipal de Cultura e as atrações poderão integrar a programação dos 17 Centros Culturais Municipais da capital, além de agendas contínuas de projetos especiais como “Música de Domingo”, que acontece no Teatro Francisco Nunes; “Terça da Dança”, realizado no Teatro Marília; “Quinta do Raul”, iniciativa que ocupa o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado; ou “Circuito Cine Santê”, no Cine Santa Tereza.

As atrações serão selecionadas a partir de critérios como: descentralização das atrações de modo a atender às nove Regionais da PBH; diversidade de linguagens artísticas; abrangência de público; qualidade artística; representatividade do trabalho para o setor ou para a comunidade onde atuam; originalidade e viabilidade da proposta dentro da programação. As propostas serão analisadas mensalmente – de acordo com a demanda artística do Circuito Municipal de Cultura para o período -, por uma comissão paritária, composta por membros da sociedade civil e do poder público. Os cachês para os trabalhos escolhidos para compor a programação podem chegar a R$3.500.

Na última e potente etapa, quando foram cadastradas 899 ações, o projeto realizou ao todo 222 atividades gratuitas, que movimentaram um público estimado de quase 46 mil pessoas. Foram contratados nesse período aproximadamente 1.500 profissionais, entre artistas e agentes da cadeia produtiva da cultura, com maior destaque para fornecedores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento, tanto no período da pandemia da Covid-19 quanto depois dele, quando solidificou sua programação presencial.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, data que marcou o fim do Ano IV, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas.Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.

CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Cadastramento de propostas artísticas e culturais para 2024 / 2025
Quando.
Até 5 de novembro
Como. Pelo formulário on-line neste link
Mais. Outras informações no site do Circuito Municipal de Cultura