“Os Habitantes do Fundo do Rio”
Novo álbum infantil celebra a vida dos peixes do Rio São Francisco
Aquário Municipal de Belo Horizonte recebe o lançamento, no domingo, dia 10 de novembro. Evento gratuito tambémoferece oficinas para crianças
O Rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil, agora tem sua própria trilha sonora infantil. Trata-se do álbum “Os Habitantes do Fundo do Rio”, que promete encantar e ensinar as crianças sobre a rica biodiversidade da bacia hidrográfica, com 10 músicas autorais inéditas do compositor Cláudio Fraga, idealizador do projeto. O lançamento acontece no dia 10 de novembro, domingo, no Aquário Municipal de Belo Horizonte, em dois momentos, às 11h e às 14h30, com entrada gratuita. Na mesma data, às 10h e às 13h30, acontecem oficinas de Hip Hop gratuitas, ministradas pelo coreógrafo Jonathan Miranda.
O CD “Os Habitantes do Fundo do Rio (Rio São Francisco)” conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – 2245/2021, através do patrocínio da Pacto Administradora e da MGS.
O álbum traz 10 canções, compostas por Cláudio Fraga, que apresentam os animais aquáticos que habitam o rio São Francisco, com suas características e hábitos. As músicas que compões o CD são: Cascudo, Dourado, Lambaris, Peixe-Cachorro, Piau, Surubim Ou Pintado, Piranha, Tartaruga De Rio, Traíra e Os Habitantes Do Fundo Do Rio. As letras e as melodias foram inspiradas em pesquisas realizadas no Aquário Municipal de Belo Horizonte, garantindo um conteúdo preciso e educativo. As canções também falam da importância da água doce e do meio ambiente que é banhado por esse rio tão importante para Minas Gerais e para o Brasil.
“Cada música é uma narrativa, uma aventura que convida as crianças e as suas famílias a explorarem e conhecerem o peixes que habitam o Rio São Francisco”, conta Cláudio Fraga, compositor e idealizador do projeto. Segundo Cláudio Fraga, a nova produção busca ampliar o universo musical infantil, explorando a rica fauna do rio São Francisco e incentivando a educação ambiental. “Acreditamos que a música é uma ferramenta poderosa para despertar a consciência ambiental nas crianças. Ao apresentar a rica biodiversidade do rio São Francisco de forma lúdica e divertida, esperamos inspirar as próximas gerações a protegerem nossos recursos naturais”, complementa.
O álbum “Os Habitantes do Fundo do Rio” faz parte de um projeto de sucesso iniciado por Cláudio Fraga, em 2011, com “O Tubarão Martelo apresenta Os Habitantes do Fundo do Mar”, hoje com 20 vídeos de animação, que somam cerca de 30 milhões de visualizações no youtube @otubaraomartelo; um espetáculo musical teatral e um filme de animação infantil.
Lançamento do CD “Os Habitantes do Fundo do Rio”
Data: 10 de novembro de 2024, domingo, às 11h e às 14h30
Local: Aquário Municipal de Belo Horizonte – Zoológico de Belo Horizonte – Portaria do Aquário – Av. Antônio Francisco Lisboa, 450, Bandeirantes/Pampulha-BH
Oficinas de Hip Hop: 10h e 13h30 – gratuita
Entrada: Gratuita para as apresentações. O acesso ao aquário é pago. Valor: R$ 9,70.
Informações de acesso neste link: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/informacoes/precos-e-horarios
Adicionar Comentários