A multiartista da capital paulista ganha o prêmio de música autoral e se destaca na cena com seu talento.
O Festival ÉPOP BH que foi realizado no mês de outubro no Grande Teatro do SESC PALLADIUM teve a sua a campeã.
Marina de Andrade Martins, mais conhecida pelo seu nome artístico Marina Mathey, é performer, atriz, cantora, compositora, dançarina, diretora, curadora e produtora cultural brasileira. A multi-artista da cena, interseccionando em sua pesquisa as linguagens da performance, música, audiovisual, dança e teatro. Atualmente além de cantora e compositora independente, produtora cultural e curadora pela Coletividade MARSHA!, atriz e diretora de cinema, também desenvolve performances, projetos, ações e discussões em torno dos direitos e visibilidade de pessoas trans na sociedade.
Em entrevista após o anúncio da vitória, Marina agradeceu a equipe e dedicou o prêmio aos amigos e familiares que a apoiaram ao longo da carreira. “É uma realização incrível estar aqui, e ainda mais especial poder compartilhar minhas letras e meu som com tanta gente. Esse prêmio é um incentivo para continuar seguindo meus sonhos”, disse a cantora, visivelmente emocionada.
Mathey salienta também sobre a importância de ganhar o festival: “Para a minha carreira, antes de falar disso, eu acho que eu preciso dizer da importância de conquistar alguns espaços que antes eu não havia pisado ou não havia visto muitas pessoas como eu pisarem, como em 2022 eu fui premiada como melhor atriz coadjuvante em musicais aqui em São Paulo no prêmio Bibi Ferreira, pelo meu trabalho na peça Brenda Lee e o Palácio das Princesas. E aquilo foi muito marcante, porque além de ser muito marcante para mim, ter sido a primeira premiação na minha vida por um trabalho meu, foi a primeira vez que uma travesti ganhou na história do Brasil um prêmio individual”; concluiu a artista.
A edição deste ano do festival contou com mais de 300 inscritos de diferentes estados do país, trazendo uma diversidade de ritmos e estilos, do MPB ao rap, passando pelo rock e pelo samba. Além do talento vocal, o júri avaliou a originalidade, a composição e a performance ao vivo dos concorrentes. Para Marina, o reconhecimento representa um grande passo para o lançamento de seu primeiro álbum, já em fase de produção, previsto para o próximo ano.
FESTIVAL ÉPOP BH
O “ÉPOPBH – Festival de Música” é um festival de música pop autoral de alcance nacional, constitui-se por um conjunto de atividades artísticas e culturais ligada a música pop autoral, a principal delas será um conjunto de shows em teatros, e espaços públicos, comungando com um intercâmbio entre as classes artísticas.
De acordo com o fundador do projeto, Rick Alves; “a possibilidade de vivenciar a arte autoral neste país é de conhecimento geral, que os caminhos são bem difíceis. As oportunidades não surgem facilmente para quem está iniciando uma carreira. O Epop surge então para ser palco de interações artísticas tendo como protagonista a música pop autoral. Mas interagindo com as artes cênicas de forma geral para dar vida a cada encontro de maneira criativa, divertida e musical”; afirmou Alves.
Projeto realizado pelo Espaço Cênico e nesta edição conta com o patrocínio do Supermercados BH, Sympla e Cwr através das leis estadual e municipal de incentivo à cultura.
Adicionar Comentários