Turma de gastronomia do Senac e ONG Maya promovem ações de sustentabilidade na Colmeia

Quem não quer se deliciar com uma comidinha feita em casa, com aquela hortaliça ou verdura colhida na hora, diretamente da horta?

Pensando nisso, em levar esse prazer e essa vida saudável às pessoas, que a ONG Maya – Movimento pelas Águas e Atmosfera aceitou o desafio de levar uma turma de formandos do Curso de Gastronomia do Senac até às Casas Colmeia, em Belo Horizonte, no último dia 20/11/24.

A atividade aproximou os formandos do Senac à educadoras e assistidos pela Colmeia, organização com mais de 70 anos de atuação no acolhimento de crianças, adolescentes e jovens mães em situação de vulnerabilidade social.

O propósito da ONG Maya, reconhecida por suas ações em prol da preservação ambiental e da educação cultural, foi o de conectar o conhecimento técnico à transformação social, por meio de atitudes saudáveis de alimentação e contato com a terra, nossa Casa Maior.

A atividade integrou o projeto “Horta em Casa”, da ONG Maya ao Projeto “Horta na Cidade: cultive alimentos frescos em pequenos espaços, desenvolvido por Adriana Almeida, Atalissa Mara Rosa Silva, David Ferreira Alves, Ina Lopes Cançado Bicalho, Maxsuel Souza, Nicolina Maria de Laia e Rita Alchaar. Eles ensinaram sobre reaproveitamento de alimentos de maneira saudável, depois a manusear a terra e a plantar sementes de leguminosas e verduras.

Cartilha

Por meio de uma cartilha, espécie de um guia prático para o cultivo de hortas urbanas em pequenos espaços, promoveram práticas de sustentabilidade e consumo consciente. “ Estamos trazendo conhecimento com alternativas criativas, tais como canteiros suspensos, receitas que aproveitam os alimentos cultivados, planejamento de hortas e compostagem”, disse Atalissa Mara Silva, estudante de gastronomia do Senac.

Para Vera Lima Bolognini, diretora-executiva da ONG Maya, o momento foi marcante e inspirador. “Foi uma satisfação muito grande não só acompanhar o trabalho de muita proficiência dessa turma do Senac, mas também perceber o quanto o conhecimento deles nos levou a uma atitude diferente. Todos nós botamos a mão na massa, ou melhor, na terra. Foi um momento de união e aprendizado coletivo”. Para ela, além de servir como um espaço para aprendizado prático, o projeto incentiva hábitos sustentáveis e saudáveis de vida.

A parceria entre essa turma do Senac, a ONG Maya e a Colmeia é um exemplo de como essas iniciativas podem se alinhar com práticas sustentáveis para gerar impacto social. Os projetos “Maya – Horta em Casa e “Horta na Cidade: Cultive alimentos frescos e pequenos espaços” mostraram que unir educação ambiental, inclusão e trabalho comunitário pode transformar espaços e vidas. Para conhecer mais sobre o projeto ou replicar as práticas em outras comunidades acesse os materiais da ONG Maya ou entre em contato diretamente com a organização pelo (31) 99968.0652.