Underground Black Pub realiza a primeira edição do Hardcore Festival – 01/12

Gritando HC, direto de São Paulo, realiza tour de 30 anos da banda

O Underground Black Pub realiza a primeira edição do Hardcore Festival neste domingo, 1º de dezembro, a partir das 17h, com entrada gratuita mediante retirada no Sympla. Show com a banda: Gritando HC, direto de São Paulo, na tour nacional de trinta anos de um dos grupos mais  emblemáticos do hardcore nacional. Tem ainda o show de Terceira Guerra, de BH,  formada em 2022 e que fundi o metal com hardcore com letras fortes e reflexivas. Outra atração é a Balla, também da capital mineira, tocando seu álbum recém lançado Meu Labirinto. Outra apresentação será do Restos, com seu punk rock e hardcore, direto de de  Uberlândia para marcar sua primeira visita ao palco da casa e a capital mineira. Tem ainda Vaytrik que estréia com seu primeiro show no festival.

Gritando HC

Gritando HC foi formado oficialmente em 1995, mas desde 1992 já estavam criando os primeiros acordes nas garagens dos amigos, como já é de fato uma tradição das bandas vinculadas ao mundo do rock. Com a proposta de resgatar o peso e energia do punk dos anos 80, aliado à vitalidade do hardcore americano dos anos 90, o Gritando HC se inseriu no cenário independente nacional, levantando sempre a bandeira do skate punk. O grupo lançou em 1996 a primeira fita demo, que teve boa aceitação do público que já lotava os primeiros shows da banda.

Em 1997, o grupo lançou seu primeiro CD independente, Gritando HC-001, gravado semi “ao vivo”. Considerado por muitos um clássico do hardcore nacional, o disco deu uma revigorada no movimento punk e na cena independente do Brasil no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Músicas como Velho Punk e Punks Não Morreram tornaram-se hinos de uma nova geração que surgia em meio aos shows do extinto hangar 110 e programas da MTV Brasil.

No início de 2000, Gritando HC lançava seu segundo CD, Ande de Skate e Destrua, que foi gravado em estúdio e demonstra um bom amadurecimento sonoro e de produção. Nesse curto espaço de tempo, a banda já havia se apresentado em importantes programas de TV de todo o Brasil, como na TV Cultura, Ultrassom na MTV Brasil e alguns programas de João Gordo, como Garganta e Torcicolo da MTV e Gordo Pop Show.

Um dos seus fundadores, o vocalista Donald, faleceu em setembro de 2001. E a banda passou a tocar em formato de quarteto. Em dezembro do mesmo ano, o Gritando HC foi convidado para fazer dois shows com a banda Dead Kinnett dos Estados Unidos e São Paulo. Em 2002, a banda lançou o seu terceiro CD ao vivo no Hangar 110 como forma de homenagear Donald e um agradecimento ao público, por ter apoiado nesse momento tão difícil da banda.

Em 2010, o Gritando HC lançou seu quarto CD, terceiro de estúdio independente, intitulado Fase Adulta. O disco soa bem mais pesado e agressivo. São vinte músicas diretas com influências de crossover numa fase mais experimental da banda. O disco traz dez faixas de um punk rock hardcore mais voltado às origens da banda, auxiliado de guitarras rasgadas e pesadas, baterias e baixos pesadas e marcadas. E letras que abordam aspecto social, romântico, motivacionais e tudo mais que merece um grito de protesto. Esse disco teve a música título Terra de Lobisomem, lançada em uma rádio da Califórnia.

Em  2017, a banda lançou seu quinto registro, o álbum Terra de Lobisomem, nas plataformas digitais. Em 2019, a banda Gritando HC completou 25 anos de sua existência e para celebrar a data, a banda fez uma grande turma nacional passando por diversas capitais. Do Nordeste, Sul e Sudeste, totalizando 35 datas. Ainda comemorando os seus 25 anos, uma série de lançamentos planejados que incluem um documentário e um novo CD ao vivo gravado em Recife, além de um DVD gravado em 2017 no Hangar 110.

Em 2020, a banda se reformulou e entraram novos integrantes dos guitarristas em sua composição. Em 2021 teve o lançamento do filme Gritando Punk Rock Skate Underground, sucesso de estreia no Edit Brasil, como uma das maiores audiências. Em 2022 teve o lançamento do single amor amorfia nos streamings de música e clipe.

Em 2024, o lançamento dos Dogmas e Dígitos, novo disco de estúdio com importantes participações, algo que remete muito barulho, promete muito barulho, e uma nova ascensão da banda com a renovação significativa de público e uma nova geração que já se faz presente nos shows. A banda completa 2024, 30 anos de existência Com um novo disco e apresentações por todo o Brasil para celebrar a data

Balla

Balla é uma banda de rock formada por Matheus Araújo no vocal e guitarra, Wally Guedes no baixo e Amanda Barbosa na bateria. Banda Formada em 2022 após o Matheus Araújo mostrar algumas composições para Wally Guedes dando início a Balla. A Balla lançou recentemente seu primeiro Álbum MEU LABIRINTO, e tocará na íntegra as 7 músicas do álbum.

Terceira Guerra

Terceira Guerra surge com a intenção de somar forças às vozes que lutam por justiça, igualdade e respeito. A banda quer levar mensagens passivas, positivas e levantar questionamentos a partir de nossas vivências e da realidade que nos cerca. O grupo se une pela primeira vez em 2019, na cidade de Belo Horizonte e começou as primeiras composições.  Em 2020, lança o primeiro registro intitulado Do Silêncio à Revolta, um EP com cinco músicas.  2022 marca o início das apresentações ao vivo da banda e, em maio daquele ano, é lançado o single Cidadão de Bem, uma crítica ao comportamento moralista e fascista que se popularizava no país. Ainda em 2022, a banda venceu o concurso BH Tattoo Sonora, concorrendo com mais de 70 inscritos. Outros singles lançados são Ninguém é por Você, Respeito, Eu Não Me Importo, A Dor Nos Ensina, que contou com participação de Alan Wallace, fundador e guitarrista das bandas mineiras Eminence. Desde sua fundação, a banda se apresentou ao lado de bandas como Rato de Porão, Comeback Kid, entre outras.

Sobre o Underground:

O Underground Pub surgiu nas noites de BH em 2011 e foi ganhando espaço entre os amantes do Rock and Roll. Localizado no bairro Dom Cabral, a proposta da casa sempre foi trabalhar com atrações musicais locais, nacionais e internacionais, além de atrações exclusivas, proporcionando um ambiente de Rock estilizado com características vintage, motociclistas, de carros antigos, tattoo e pin-up para seu público.  

A casa passou por uma grande reforma em 2016. Hoje possui estrutura para receber shows de grandes artistas. Nos últimos anos a casa recebeu apresentações de Raimundos, Cidade Negra, CPM 22, Detonautas, Nasi, Fernando Anitelli, George Israel ex-Kid Abelha, Rodrigo Santos ex-Barão Vermelho, Lil Jimmy Reed (USA), Tyrone Vaughan (USA), banda Yahoo, Supla entre outros. O pub é um templo do Rock and roll em BH, e sempre recebe também atrações internacionais, dentro do projeto Rota do Blues. 

A marca registrada do Underground é a decoração, cheia de detalhes. Há um carro antigo e um ônibus Papa Fila, transformado em uma loja de souvenires temática de Rock. No cardápio, é a única casa do estilo com estufa de comidas típicas de boteco raiz, além de espetinhos, porções clássicas e sanduíches especiais. Não faltam também bons drinks e cervejas artesanais, populares e especiais. É a única casa de Rock de Belo Horizonte que conta com dois palcos e shows simultâneos durante a noite.  

Local: Underground Black Pub

Av. Itaú, 540 – Dom Cabral – Belo Horizonte/MG

Informações: @undergroundblackpub

https://www.sympla.com.br/evento/underground-hardcore-festival/2730856