Com mentoria de João Marcello Bôscoli, selecionados contam com apoio para se inserirem no mercado musical e transformarem suas carreiras
O Festival A Voz da Periferia adia o período de inscrições para a sua segunda edição em Minas Gerais até o dia 20 de janeiro. A iniciativa irá selecionar 20 intérpretes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com músicas inéditas, de autoria própria ou não. O objetivo é oferecer ferramentas a quem enfrenta dificuldades em se posicionar no mercado musical. A direção musical é de João Marcello Bôscoli, que também compõe a Comissão Julgadora ao lado de Renegado e Henrique Portugal. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site avozdaperiferia.com.br/.
O projeto finaliza com um Festival gratuito, em que os selecionados se apresentam, e tem como objetivo a descentralização da produção artística. Para além das questões territoriais fundamentais, A Voz da Periferia lança olhar para quem está à margem do mercado musical e enfrenta desafios, principalmente financeiros, para gravar suas canções e promover sua carreira.
As 20 pessoas selecionadas recebem R$1.500 de cachê, participam de dois dias de workshops e ainda poderão gravar a música inscrita, com direito a ferramentas essenciais para a divulgação (release, mini bio, fotos de divulgação, vídeos para redes sociais e entrevista). Podem se inscrever cantores(as) solo, duos, trios, bandas ou coletivos, desde que sejam maiores de 18 anos. A composição deve ser em português, de qualquer gênero musical.
O percurso de workshops irá trabalhar temas essenciais sobre o mercado fonográfico e o desenvolvimento de carreira. O percurso formativo é concebido sob a batuta do diretor artístico João Marcello Bôscoli, filho dos lendários Ronaldo Bôscoli e Elis Regina. O músico foi responsável por lançar artistas como Simoninha, Max de Castro, Tim Bernardes, Curumim e centenas de outros. Também trabalhou com ícones como Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Lenine, Nelson Sargento, Ivan Lins, Jorge Ben Jor, Elza Soares e Arnaldo Antunes.
Para a fase final do projeto, os 20 selecionados ainda irão ensaiar no premiado Engenho Estúdio, com equipamentos de ponta e banda profissional. Coroando o percurso, os artistas se apresentam em um festival gratuito, em abril. Nesse momento, a comissão julgadora seleciona seis vozes que vão para a final, em que o público vota online na voz vencedora. Serão avaliados aspectos como criatividade, originalidade, performance, harmonia e interpretação. Quem vencer se apresentará ao lado de FBC, artista em ascensão da cena musical mineira, no show de encerramento do Festival; ganhará a gravação de um videoclipe da música apresentada, além de um prêmio de R$ 2.000.
“A Voz da Periferia é uma oportunidade única para descobrir, fomentar e profissionalizar novos talentos da música. No fim, todos que participam ganham, ganham experiência e ganham vivência na área. Principalmente os vinte finalistas, que são premiados de tocar numa casa de espetáculo, com uma banda de excelentes profissionais; participam de workshops e ainda contam com assessoria jurídica, artística, musical e business”, comenta Branco Gutierrez, idealizador e diretor artístico do projeto.
O projeto é uma realização da IBEX Produção Cultural (BH), em parceria com a Branco Eventos (SP), e é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig e Governo de Minas. Apoio BH FM, Rede Minas e Minas Play.
Festival “A Voz da Periferia”
Inscrições gratuitas: até 20 de janeiro de 2025
Link para inscrição: avozdaperiferia.com.br
Mais informações:
E-mail – avozdaperiferiamg@gmail.com
Instagram – @avozdaperiferiamg
Adicionar Comentários