Final de ano com muita luz no CCBB BH: a exposição “Luz AEterna” e a instalação “Pirilampos do Planeta” transformam o espaço em uma experiência inesquecível unindo arte, tecnologia e sustentabilidade
Neste final de ano, o Pátio do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte recebe a instalação “Pirilampos do Planeta”, uma obra que combina arte e sustentabilidade. Composta por cerca de uma tonelada de resíduos plásticos reutilizados, a instalação simula um lustre em grandes proporções, iluminando o espaço com um espetáculo de formas, cores e texturas. Além de encantar o público, a obra convida à reflexão sobre a importância de preservar o meio ambiente, ressignificando materiais descartados em um símbolo de cuidado com o planeta.
A atração é um convite para que o público que confere as tradicionais luzes de Natal da Praça da Liberdade também possa se encantar com a instalação luminosa do CCBB, que chama atenção não somente pela beleza, mas também pela criatividade de reutilizar itens que foram jogados no lixo e transformá-los em arte.
Pensada especialmente para dialogar com a arquitetura neoclássica do prédio, a obra cria encantamento através de materiais cotidianos simples e acessíveis, ao mesmo tempo em que chama atenção para o tema da sustentabilidade.
O trabalho foi desenvolvido por Lula Duffrayer e Flavio Carvalho, que criaram o projeto de educação ambiental “Pirilampos do Planeta” em 2022. Profissionais da área de comunicação, os artistas decidiram, durante a pandemia, mudar o rumo de suas vidas. Dentro de uma reserva florestal, em Três Córregos, área rural de Teresópolis (RJ), eles construíram um ateliê-residência para produzir arte sustentável.
Toda a mão de obra dos trabalhos gerados pelo projeto é local, elaborada em conjunto com o centro de triagem de coleta seletiva em Teresópolis, lideranças de catadores das regiões de Caju e Jardim Gramacho (RJ), ONGs dedicadas à coleta de material para reciclagem, além de artistas e artesãos locais, que auxiliam na montagem das obras.
“Quando falamos de Pirilampos do Planeta a gente fala de coletividade, de união, de pessoas juntas fazendo uma corrente de amor ao planeta. Quando vemos a obra percebemos que, além da forma, tem também esse lado humano das pessoas que compõem o trabalho”, ressalta Lula Duffrayer.
O projeto tem como principal objetivo transformar objetos ordinários, que seriam jogados no lixo, em objetos extraordinários de arte, como destaca o artista: “A gente chega em uma gôndola de supermercado, em uma farmácia, e nos encantamos pela cor e pela forma. Automaticamente, quando o que tinha ali no recipiente acabou, a gente joga fora e não quer nem saber para onde vai. Nós somos a última geração capaz de fazer alguma coisa para salvar o planeta, então tem que ser agora. O nosso trabalho é esse chamado, é um convite para que a partir de agora comecem a fazer alguma coisa”.
Para Gislane Tanaka, gerente geral do CCBB BH, “a instalação Pirilampos do Planeta é um exemplo marcante de como a ressignificação de resíduos em arte pode inspirar não apenas a reflexão, mas também ações concretas. Essa iniciativa está em sintonia com a atuação do Banco do Brasil, reconhecido pelo quinto ano consecutivo como o banco mais sustentável do mundo, e torna-se ainda mais significativa ao dialogar com a intensa movimentação da Praça da Liberdade durante a tradicional decoração natalina”.
A obra exposta no CCBB BH é um trabalho grandioso. A estrutura é formada por mil metros de uma corrente luminosa feita de resíduos, distribuída em 70 aros de metal, presos em cinco arcos. Foram usados quase mil metros de cabo de aço para fazer a sustentação da instalação, que pesa mais de 1.300 quilos e tem 8 metros de altura e 14 metros de comprimento. A instalação “Pirilampos do Planeta” pode ser conferida até 24 de fevereiro de 2025, no Pátio do CCBB BH.
Pirilampos do Planeta
Data: até 24 de fevereiro de 2025
Local: Pátio – CCBB BH
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso.
LUZ ÆTERNA – Ensaio Sobre o Sol
Data: 11 de dezembro a 10 de fevereiro de 2025
Local: Galerias do 3º Andar do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Funcionamento: aberto de quarta a segunda, das 10h às 22h. Classificação indicativa: livre
Ingressos gratuitos disponíveis em ccbb.com.br/bh e na bilheteria física do CCBB BH.
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Funcionamento – de quarta a segunda, das 10h às 22h Telefone: (31) 3431-9400 E-mail: ccbbbh@bb.com.br Site: ccbb.com.br/bh
Redes sociais: instagram.com/ccbbbh | facebook.com/ccbbbh
Adicionar Comentários