A icônica personagem Filomena, carinhosamente conhecida como Filó, está de volta aos palcos de BH em duas apresentações, dias 29 de janeiro, no Cine Theatro Brasil Vallourec, e no dia 14 de fevereiro, no Teatro Sesiminas
De Pau Grande para os palcos do Brasil: a trajetória de Filó, a personagem criada e interpretada por Gorete Milagres, é celebrada em “30 Anos de Peleja”. O espetáculo, que integra a programação da 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, revisita momentos marcantes da vida da icônica empregada doméstica, com muito humor e emoção, prometendo muita risada e reflexão sobre a vida e a luta das empregadas domésticas no Brasil. A montagem terá duas apresentações durante a Campanha: dia 29 de janeiro, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec; e dia 14 de fevereiro, às 20h, no Teatro Sesiminas.
“Depois de ter estreado 30 anos de Peleja em Belo Horizonte, na Campanha de 2024, saí em turnê pelo Brasil passando por vários Estados. Agora, volto para BH para que as pessoas que não assistiram ou queiram assistir novamente estejam à vontade para esse encontro e reencontro com a querida Filomena e os seus 30 anos de Peleja. Em maio de 2025, essa personagem completa 31 anos”, conta a atriz e comediante Gorete Milagres. Em “30 Anos de Peleja”, Filó compartilha suas experiências desde a saída da roça em Pau Grande até sua passagem por Belo Horizonte e São Paulo. O público acompanha as diversas fases de sua vida, como empregada, diarista, microempresária e governanta. Com muita sinceridade e humor, Filó revela as dificuldades de quem, mesmo após anos de trabalho, ainda não conseguiu se aposentar.
O texto inteligente e cheio de críticas sociais se mistura a momentos de puro humor, criando uma experiência única para o público. Além da comédia, o espetáculo oferece um olhar crítico sobre a realidade das empregadas domésticas, destacando a luta por direitos e a importância dessas profissionais na sociedade brasileira. “Acredito que o sucesso da Filó se deve à identificação que o público tem. Ela é uma personagem real, que representa tantas mulheres batalhadoras do nosso país. Ela é a nossa avó, a nossa tia, a nossa vizinha… Ela é parte da nossa história”, diz Gorete Milagres.
Filó: um ícone brasileiro
Nascida no universo caipira de Minas Gerais, Filó conquistou o público de todo o país por representar uma classe trabalhadora tão presente na realidade brasileira: as empregadas domésticas. Com sua ingenuidade, doçura e sinceridade, Filó fala o que pensa e diverte com seu jeito simplório. A personagem, que é virgem e não entende piadas sexuais, conquistou o Brasil com o famoso bordão “ô, coitado!”.
Filó celebra seus 30 anos de carreira com muita persistência e resistência, sem perder a essência do humor que a consagrou. “30 Anos de Peleja” vai além do entretenimento, proporcionando uma reflexão sensível sobre a vida, as batalhas diárias e, acima de tudo, muita diversão.
Trajetória de sucesso
Gorete Milagres, natural de Conselheiro Lafaiete (MG), é uma artista completa: comediante, atriz graduada pelo Teatro Universitário da UFMG e roteirista de cinema graduada pela Universidade Anhembi de São Paulo. Sua carreira abrange teatro, cinema, novelas e programas humorísticos de sucesso, como “A Praça é Nossa” e “Ô Coitado”, onde deu vida à inesquecível Filó.
Ao longo de sua trajetória, Gorete Milagres acumulou importantes prêmios e reconhecimentos, entre eles:
- 1997: Prêmio SATED/MG – Melhor Humorista – com a personagem Filomena.
- 1999: Prêmio Reconhecimento Humorista – Prefeitura BH/MG.
- 2000: Prêmio Revelação na TV – Prêmio Bonsucesso – BH/MG.
- 2000: Prêmio Reconhecimento Franca – SP.
- 2006: Prêmio de Melhor Atriz no Cine Pernambuco – Festival do Audiovisual.
- 2007: Prêmio de Melhor Atriz com o filme “Tapete Vermelho” – SESI-SP.
- 2008: Prêmio de Melhor Atriz com o filme “Tapete Vermelho”.
- 2014: Emmy Internacional de Melhor Série Infantil pela série “Pedro & Bianca” (TV Cultura), na qual interpretou Zuzu.
- 2014: Prix Jeunesse International por “Pedro & Bianca”.
“30 Anos de Peleja”
Quando: 29/01, quarta-feira, às 20h
Onde: Cine Theatro Brasil Vallourec
Quando: 14/02, sexta-feira, às 20h
Onde: Teatro Sesiminas
Classificação: Livre
Duração: 100 minutos
Ingressos:
Vendas antecipadas por 25,00 link na bio ou nos postos da @sinparcmg – 50ª Campanha de Popularização de Teatro de BH.
Adicionar Comentários