A 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança segue com sua programação no mês de fevereiro e o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes recebe espetáculos como Cabaré Coragem – Grupo Galpão, Gongada Drag, Grupo Aruanda em Passos e Cantos do Brasil, etc. Já na Sala João Ceschiatti, o público poderá conferir A Obscena Senhora H, Sapato Bicolor – Um Solo de Fabiano Persi, 3 Contos de Amor, entre outros. E na Sala Juvenal Dias, será apresentado “A História do Tambor”. A programação traz uma rica diversidade de estilos e linguagens, com entrada acessível para o público. O encerramento acontece no dia 16 de fevereiro com a Cia de Dança do Palácio das Artes, com a encenação “Você Perto”, que tem a condução criativa de Henrique Rodovalho.
Esta é a maior participação do Palácio das Artes numa Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. “Priorizamos nossos melhores espaços para celebrar este que é o maior acontecimento em prol da difusão das artes cênicas no Brasil. A 50ª Campanha é um marco importante para a cultura de Minas Gerais. Há 50 anos, o projeto cumpre sua missão de aproximar o público de espetáculos teatrais e de dança de alta qualidade, tornando as artes mais acessíveis e democratizando o acesso à cultura. Para a Fundação Clóvis Salgado, é uma honra receber parte deste projeto, oferecendo aos mineiros e turistas a possibilidade de prestigiar espetáculos diversificados, que refletem as mais diversas linguagens e perspectivas artísticas. Este é o momento ideal para celebrar a arte e garantir que todos tenham a oportunidade de vivenciar experiências transformadoras nos nossos palcos.”, destaca Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, gestora do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes e das salas Juvenal Dias e João Ceschiatti.
Cabaré Coragem – Grupo Galpão | Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | 01/02, 02/02 – 21h
Sinopse: Com direção de Júlio Maciel e direção musical de Luiz Rocha, o espetáculo percorre o universo do cabaré e apresenta uma trupe envelhecida e decadente que, apesar das intempéries, reafirma a arte como lugar de identidade e permanência. Ao mesclar músicas interpretadas ao vivo com número de variedade, fragmentos de textos da obra de Brecht e cenas de dramaturgia, com supervisão de Vinícius de Souza, o Cabaré Coragem convida o público a uma viagem sonora e visual.
A Obscena Senhora H | Sala João Ceschiatti | 01/02, 02/02 – 19h
Sinopse: Luciana Veloso, Melhor Atriz no Prêmio Nacional Cenym 2020, reconta episódios biográficos da premiada escritora brasileira Hilda Hilst, durante a criação de um de seus mais aclamados livros “A Obscena Senhora D”. A escrita é atravessada por uma conturbada e violenta paixão pelo primo, Wilson Hilst, e marca uma relação mais profunda entre vida e obra da escritora, em que realidade e ficção se misturam num mesmo enredo.
Gongada Drag | Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | 04/02 – 20h
Sinopse: O fenômeno Gongada Drag reúne drags, comediantes da diversidade e o apresentador Bruno Motta em uma mistura de stand-up, improviso e muito talento drag, pra rolar de rir. Para celebrar a 50ª Campanha, teremos duas edições: a Gongada Mineira só com talentos da nossa terra como Carlos Nunes e Naz, e uma Gongada Drag muito especial celebrando (ou destruindo? risos) Nayla Brizard ouvindo tudo que Kayete e grande elenco tem pra dizer.
Sapato Bicolor – Um Solo de Fabiano Persi | Sala João Ceschiatti | 04/02, 05/02 – 20h
Sinopse: Em uma jornada de autodescoberta, um homem reflete sobre sua existência e seu passado, entrelaçando suas memórias à vibrante Soul Music. Ao encontrar na dança um meio de expressão e resiliência, ele revive lembranças que moldam sua trajetória. Em um mundo que frequentemente ignora os invisíveis, ele descobre nas pistas de dança não apenas seu orgulho, mas também a força para seguir adiante. Através de sapatos que carregam sua história, ele navega entre o cotidiano e a celebração, buscando o sentido da dignidade e da conexão.
3 Contos de Amor | Sala Juvenal Dias | 06/02 a 08/02 – 19h, 09/02 – 18h
Sinopse: Três cordéis autorais da atriz e cordelista do Vale do Jequitinhonha Bianca Freira que tem o amor em sua faceta mais ingênua como mote da história: uma menina e a memória eternizada de sua vó, uma jovem noviça que se apaixona por um sanfoneiro, e o romance transgressor entre uma ovelha e um bode. A poética do espetáculo mergulha no teatro popular e nas memórias que traz a atriz, dando vida a uma boneca de cerâmica tradicional da região do Vale.
Capitão Fracasso – Um Canto de Amor ao Teatro | Sala João Ceschiatti | 06/02, 07/02, 08/02 – 20h, 09/02 – 19h
Sinopse: Capitão Fracasso é um canto de amor ao teatro! Escrito e dirigido por Luiz Paixão, o espetáculo acompanha o percurso artístico e profissional de uma Companhia de Teatro mambembe e suas dificuldades frente à realidade. Capitão Fracasso participou de vários Festivais Internacionais de Teatro, na modalidade virtual, e hoje é uma referência nos diversos países em que se apresentou: Bolívia, Colômbia, Cuba, Equador, México e Peru.
Grupo Aruanda em Passos e Cantos do Brasil | Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | 07/02 – 20h
Sinopse: O Grupo Folclórico Aruanda é uma das instituições culturais mais importantes do Brasil, dedicada à preservação e disseminação das expressões folclóricas. No espetáculo “Passos e Cantos do Brasil”, o Aruanda oferece uma viagem pelas danças tradicionais de todas as regiões, combinando música, dança e figurinos típicos. Cada performance é marcada por uma narrativa envolvente e uma riqueza visual que resulta em um show vibrante e dinâmico.
Aqueles Dois | Cia. Luna Lunera | Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | 08/02 – 21h
Sinopse: Da rotina de uma repartição, metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho, revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. É que “num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra”. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. A partir do conto de Caio Fernando Abreu.
Alumiar – Grupo Sarandeiros | Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | 09/02 – 19h
Sinopse: As narrativas em torno da figura do boi marcaram a passagem deste animal para o universo folclórico brasileiro. O espetáculo “Alumiar” joga luz na figura deste personagem, contando as histórias e apresentando os personagens em três das principais festas do Brasil em homenagem ao auto do Boi: a Festa do Bois Bumbá de Parintins, o Bumba Meu Boi, do Maranhão e o Boi de Reis, de Minas Gerais.
Santinhas do Pau Oco em Nunca Fui Santa | Sala Juvenal Dias | 11/02, 12/02 – 20h , 13/02 – 19h
Sinopse: Nunca Fui Santa é o novo espetáculo das Santinhas do Pau Oco Produções. A comédia solo é um roteiro engraçadíssimo que vai transformar o teatro numa sala de aula, onde a Madre Superiora Terezinha ensina uma classe de alunos, durante uma aula de catecismo, assuntos variados. É gargalhada do começo ao fim. Tem hora da confissão, tem penitência e até milho para ajoelhar. Nunca Fui Santa é uma noite de muitas surpresas e total bem-aventuranças.
Pretérito Imperfeito | Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | 14/02 – 20h
Sinopse: Somos feitos pelas memórias, pelos pretéritos não concluídos, pelas lembranças que, como janelas, se abrem, iluminam e modificam a realidade. A Mimulus Cia. de Dança leva ao palco novamente “Pretérito Imperfeito”, com suas memórias e lembranças, 10 anos após a criação dessa obra marcante na sua história. O público participa e alimenta o espetáculo compartilhando o que jamais irá esquecer, em pequenos pedaços de papel, que são incorporados à cena.
Na comédia de Edgar Alan Põe o bico | Sala João Ceschiatti | 13/02, 16/02 – 19h e 14/02, 15/02 – 20h
Contação Cênico Musical a História do Tambor | Sala Juvenal Dias | 15/02 – 11h e 16h, 16/02 – 16h
Sinopse: Uma contação cênico musical direcionado ao público infantil, com músicas autorais do artista Tom Nascimento e músicas de domínio público. O trabalho faz link com o seu livro infanto-juvenil A história do Tambor. O espetáculo tem o objetivo de despertar nas crianças o surgimento de afetos, memórias, sentimento de pertencimento, referências identitárias e suas relações com a história da Cultura Africana e Afro-brasileira.
Você Perto… com a Cia de Dança do Palácio das Artes | Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | 16/02 – 19h
Sinopse: Você perto… tem a condução criativa de Henrique Rodovalho. O coreógrafo e encenador desenha a iluminação e a configuração cênica para refletir sobre o tema da proximidade, de querer as pessoas mais próximas e como isso nos faz crescer e sermos mais generosos. A partir das intimidades dos próprios bailarinos, de suas questões, de suas características e qualidades, Você perto… apresenta toda uma pluralidade necessária de movimentos.
Link para compra de ingressos: https://www.vaaoteatromg.com.br/carrinho/belo-horizonte
Adicionar Comentários