Como faz tradicionalmente, o Bloco se concentra na Rua Itapecerica, com Rua Machado de Assis, no Bairro Lagoinha, na segunda-feira de carnaval, dia 3 de março, às 15h, onde vai rolar muito samba, descontração e alegria. Em seguida, às 18h30, o Bloco fará a abertura oficial dos desfiles dos blocos caricatos e escolas de samba de Belo Horizonte.
Neste ano, o Bloco de Carnaval Leão da Lagoinha, mais antigo da capital mineira, que foi fundado o ano de 1947, levará Cosme e Damião para a Avenida e fará uma grande homenagem aos dois dos santos que estão entre os mais populares entre os brasileiros e celebrará a fé, a generosidade e o sincretismo religioso. E para além de séculos de lendas, histórias e tradições, Cosme e Damião já foram reverenciados diversas vezes no carnaval de diversas cidades brasileiras. No Leão da Lagoinha, a bateria tocará o samba enredo de 2025 “Cosme e Damião, sincretismo e fé” que foi composto pelo cantor e compositor Gilmar Batista.
“Quem não se lembra de na infância, correr pelas ruas em busca dos saquinhos de doce de Cosme e Damião? Para muitos, inclusive que cresceram nas periferias e comunidades, esta é uma doce memória de um momento feliz da infância”, recorda o presidente do Bloco, Jairo Nascimento, com saudosismo.
Segundo ele, essa tradição é fruto do sincretismo religioso que uniu a fé católica às religiões de matriz africana especialmente a Umbanda. No catolicismo, os irmãos gêmeos Cosme e Damião, viviam na região da Síria e eram médicos que se dedicavam à caridade, atendendo os mais pobres e passando a vida a curar as pessoas sem cobrar nada. “Eles foram perseguidos e mortos a mando do Imperador Diocleciano justamente por operar seus “milagres” sem cobrar nada em troca, apenas pela fé em Cristo”, explica.
Na umbanda, São Cosme e Damião, são os Orixás Ibejis, gêmeos filhos de Xangô e Iansã a quem eram ofertados, nas religiões de matriz africana, doces em busca de graças e proteção. Os Ibejis são considerados os protetores das crianças. A tradição de distribuir doces e pipocas também é uma forma de honrar Cosme e Damião. Os doces são uma oferenda para os orixás, que representam a inocência e a felicidade das crianças.
Jairo Nascimento, conta ainda que quem fez a ligação de Cosme Damião com o carnaval foi o samba, expressão cultural de matriz africana mais autêntica do Brasil, que também exerce papel fundamental na preservação também desta tradição religiosa. “Os mais ilustres representantes do samba, também estavam conectados aos terreiros de Umbanda e na distribuição de doces e pipocas para as crianças no dia de Cosme e Damião, esses fizeram canções para homenagear o santo e trouxeram a tradição dos terreiros para o carnaval”, ressalta.
O Bloco Leão da Lagoinha tem tradição de homenagear os Orixás. Em 2023 realizou homenagem para Zé Pilintra e em 2024 para Ogum. “Escolhemos esse tema porque o território da Lagoinha, ter uma grandiosidade de casas, tendas e terreiro de matriz africana e povo preto”, finaliza.
Ensaios – O Bloco Leão da Lagoinha realizará ensaios técnicos nos dias 15, 18, 22, e 25 de fevereiro. Sempre às terças-feiras e sábados. Dia 1 de março acontece o tradicional ensaio geral.
Conheça o Samba enredo do Leão da Lagoinha
Tema: São Cosme e Damião Sincretismo e fé. Compositor: Gilmar Batista
Que tititi é esse em BH
A patota de Cosme que acabou de chegar
Pedindo licença para o leão passar
Nosso pai oxalá é quem vai nos guiar
Somos resistência e tradição
Somos devotos de são Cosme e são Damião
Tem Ibejada hoje os Erês que vão comandar
É o som nossa bateria, vamos brincar
Papai me mande um balão com todas crianças que tem lá no céu atiraram tochas e flechas, em nossos santos médicos de forma cruel.
Tem doce vovó tem doces oferendas
Lá no jardim, é festa de Erê
Quando o Leão passar BH vai ferver
Favela é terra de 2 de 2 irmãos e quem protege a favela é Cosme e Damião
O Leão da Lagoinha é tradição
Respeite as cores do nosso pavilhão
Crispim cadê Doum?
Tá colhendo flores pra mamãe Oxum
Açoitaram os santos gêmeos sem motivo algum
Negando seu sagrado e seu Ageun
O que é: Desfile Leão da Lagoinha, bloco mais antigo de Beagá, com 78 anos
Quando: Segunda-feira, dia 3 de março de 2025
Onde: Rua Itapecerica, com Rua Machado de Assis na Lagoinha, às 15h
Abertura dos Desfile Oficial de BH – Avenida Afonso Pena, ás 18h30
Adicionar Comentários