Com ambiente descontraído e sofisticado, a casa assume o conceito de restaurante, unindo boa gastronomia e mixologia criativa à sua reconhecida curadoria de vinhos
Inspirado na figura que, na Roma Imperial, era responsável pela seleção das bebidas servidas aos imperadores, o restaurante Rex Bibendi acaba de ser reinaugurado com uma proposta gastronômica que une tradição e inovação. O negócio, que começou há 30 anos como uma distribuidora e representação de vinhos, transformou-se em um charmoso ponto de encontro na Savassi, conquistando os entusiastas dessa bebida. Agora, a casa traz uma nova identidade voltada para a experiência de restaurante, unindo as visões de Dulce Ribeiro, fundadora da marca, e os sócios Cacau e Pablo Teixeira. O espaço foi remodelado pela Balsa Arquitetura, de Paulo Augusto e Sarah Floresta, ganhou um salão amplo com balcões voltados para o bar e a cozinha, e mais mesas na calçada. A decoração é contemporânea e aconchegante, cuidadosamente planejada em cada detalhe como os vários patos que enfeitam o ambiente, em referência ao prato icônico do Rex Bibendi: o Arroz de Pato. A tradicional loja de vinhos foi reposicionada para um charmoso mezanino aberto, que oferece uma vista privilegiada do salão.
Quem assina o menu é a chef Jana Barrozo, que criou pratos com ingredientes mineiros mas inspirados em países com tradição vinícola como a França, Itália e Portugal. Com o conceito de “Cozinha de Balcão”, é tudo preparado sob os olhos dos clientes, com insumos de qualidade e técnicas de alta gastronomia. A carta traz uma grande seleção de entradas e petiscos pensados para harmonizar com os vinhos da casa, como o Tataki de atum (lâminas de atum semi selado, molho ponzu, laranja bahia e óleo de capim limão), o Crepinete de porco na brasa (com molho L’ancienne e jiló espalmado defumado) e o Empadão de Pato (pato confit, requeijão de raspa, demi glace de pato e saladinha de folhas).
Entre os pratos principais, preparos como Filet Chateaubriand, Ossobuco de vitelo, secreto de porco e peixe na brasa, que podem acompanhar Alho-poró assado, escondidinho gratinado, aspargos tostados, mandioca brava ou Mjadra – um arroz com especiarias, lentilhas, cebola caramelizada e boursin. Destaque também para o Arroz de Pato clássico do Rex Bibendi, e que vem repaginado em um arroz caldoso com pato desfiado, ervilha torta e coração de pato na brasa. Também faz sucesso o Rigatoni de bacalhau (massa recheada de bacalhau cremoso, gratinada com pupunha e bechamel) e o Arroz mar & montanha (arroz com sofrito, mexilhões, mini lula e pistilo de açafrão, camarão na brasa e secreto selado). Para fechar a refeição, entre as sobremesas, o Baba Rex (mousse de chocolate caramelizado com toffee de pistache) tem atraído a atenção dos clientes.
A carta de coquetéis foi idealizada pelo mixologista Xandão Loureiro e propõe uma experiência completa no Rex Bibendi, com criações focadas em vermutes e jerez. O menu é apresentado como uma “Carta ao Rei”, em que cada drink é concebido como um parágrafo que explora sabores equilibrados, incluindo azedo, amargo, doce, salgado e umami. O destaque da estreia é o Parágrafo 6, composto por Gin Yvy Mar, Licor 43, cítricos, mascarpone de maracujá e esferas de licor 43: “Esse drink é uma experiência completa com um visual que permite ao convidado interagir, comendo as esferas de Licor 43 combinadas ao mascarpone de maracujá feito no bar”, indica Xandão. Boas pedidas também são o Parágrafo 2, com Gin Yvy Ar, Peychaud’s Bitters e frisante de jabuticaba feito no próprio bar; o Parágrafo 3 – Jerez Oloroso Delgado Zuleta, Cachaça Flor das Gerais Carvalho, fermentado de caju do Nordeste e perfume de limão cravo; e ainda o Parágrafo 4, feito com Bourbon Bufallo Trace, Vermute Punt e Mes, tintura de tamarindo de Montes Claros, mel e limão tahiti.
A seleção de vinhos no salão é cuidadosamente pensada por Pablo Teixeira e Dulce Ribeiro, que aliam suas expertises ao desejo de criar uma experiência acessível e memorável. “A ideia é oferecer vinhos que conversem com a cozinha da casa e que ao mesmo tempo apresentem novas possibilidades ao público.”, destaca Pablo. Entre os principais estão o Maria Maria Sauvignon Blanc, da Serra da Mantiqueira, e os vinhos da Primeira Estrada, como o Sauvignon Blanc, Chardonnay e Rosé, todos produzidos em Caldas, Minas Gerais. Também se sobressaem os vinhos da Bárbara Eliodora, de São Gonçalo do Sapucaí. Já a loja de vinhos, que continua com a curadoria consagrada de Dulce Ribeiro, permanece em funcionamento durante o horário de atendimento do restaurante, oferecendo uma experiência completa aos clientes.
O Rex Bibendi funciona de terça a sexta de 18h às 23h, aos sábados de 12h às 23h e aos domingos de 12h às 16h. Reservas pelo WhatsApp: (31) 97507-4751.
Rex Bibendi
R. Antônio de Albuquerque, 917 – Funcionários
Funcionamento: Terça a Sexta: 18h às 23h | Sábado: 12h às 23h |
Domingo: 12h às 16h
@orexbibendi
Adicionar Comentários