Tendo a viola como protagonista, Levi, Manu e Daísa apresentam clássicos e assuntos urgentes como preservação do meio ambiente e a luta indígena pela terra
Encerrando a série de shows do Viola de Feira, no dia 23 de março de 2025, Levi Ramiro e Trio Caipira Paulista participam do projeto dedicado à preservação da cultura e tradição violeira, que mantém conexões aquecidas e resgata música, família e a sonoridade do instrumento que se faz presente dentro e fora dos limites das Minas Gerais.
A apresentação será realizada no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, com realização da Picuá Produções Artística Ltda, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio da Unimed-BH.
Levi Ramiro é violeiro e artesão paulista, celebra a poesia e simplicidade da vida interiorana onde a natureza é sua inspiração maior. Passeia com maestria pela viola de dez cordas, tocando e cantando suas reflexões e experiências. Como artesão, constrói a viola de cabaça e outras ‘artesanias’ sonoras ministrando oficinas e exposições pelo Brasil afora.
O músico se une à cantora, compositora e instrumentista paulista, Manu Saggioro, com quem tem um CD lançado. Manu também gravou com Déa Trancoso e teve seu primeiro álbum, “Clarões”, premiado na categoria revelação feminina na 13ª edição do Troféu Cata-Vento da Rádio Cultura Brasil.
Completa essa formação inventiva Daísa Munhoz, cantora, compositora e produtora musical do interior de São Paulo, nove álbuns lançados como vocalista das bandas Vandroya, Soulspell e Twilight Aura, explorando sua voz na música sertaneja de raiz, MPB e rock.
Juntos, interpretam show com clássicos da música caipira paulista e músicas autorais do álbum “Origens”, lançado pelo Quarteto Caipira Paulista em 2022. O trabalho é uma aposta no futuro, uma proposta de reinvenção e de criação, trazendo toda essa riqueza cultural para composições contemporâneas, com assuntos urgentes como a preservação do meio ambiente e a luta indígena pela terra.
Entre os clássicos, “Tristeza do Jeca”, “Chico Mineiro”, famosa composição de Tonico e Tinoco; “Chalana”; e o trio clássico das lendas paraguaias, “Índia”.
Sobre o “Viola de Feira”
Idealizado pelo violeiro Wilson Dias, a série de apresentações “Viola de Feira” é um projeto que está em sua 8ª edição e é dedicado à preservação da cultura e tradição violeira, uma iniciativa que busca manter conexões aquecidas e resgatar música, família e tradição. Em 2024 serão realizadas cinco apresentações em centros culturais da capital mineira.
Sobre O Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
Viola de Feira – Levi Ramiro e Trio Caipira Paulista
23/03 – a partir das 11h
Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado
Rua Ministro . Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã
Acesso gratuito
Adicionar Comentários