Com o tema “Mulheres de Prosas e Versos”, 5ª edição do evento reunirá escritores consagrados em intensa programação em abril de 2025
A Feira Literária Internacional de Tiradentes (FLITI) retorna à região das Vertentes, em Minas Gerais, entre os dias 9 a 13 de abril. Homenageando escritoras que marcaram o país, a 5ª edição dá continuidade ao tema da primeira etapa “Mulheres de Prosas e Versos”, realizada em novembro de 2024. Em 2025, a feira ocupará diversos espaços públicos de Tiradentes, como o Centro Cultural Yves Alves (CCYA), o Espaço Cultural Aimorés e o Largo das Mercês.
Para a segunda fase desta edição, a múltipla programação reúne lançamentos de livros, mesas, apresentações artísticas, exposições e vendas de publicações. Dentre as escritoras confirmadas, destacam-se a imortal da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, a historiadora e professora carioca Mary Del Priore; a cronista, poeta e escritora Martha Medeiros; a cantora Zélia Duncan, a escritora uruguaia e finalista do prêmio Opera Prima, Alejandra González; a atriz, escritora e ativista cubana Teresa Cárdenas; as autoras indígenas Geni Núñez e Verenilda Pereira; a jornalista e escritora Eliana Alvez Cruz e a poeta Bianca Ramoneda.
As atrizes Heloísa Périssé e Maria Bopp, também estarão presentes no evento. Perissé lançará o livro Cheia de Graça, e Bopp, roteirista e criadora do quadro cômico Blogueirinha do Fim do Mundo, participará de uma conversa com a escritora e podcaster Camila Fremder.
Pós-doutora na École Des Hautes Etudes En Sciences Sociales, de Paris, com mais de 52 livros publicados, Mary Del Priore comenta a importância destes encontros para o mercado editorial. “Sou uma assídua da FLITI, que vi desabrochar e se tornar uma das mais belas e bem organizadas feiras literárias nas quais participo. É fundamental para o escritor convidado sentir que a cidade aderiu ao projeto. E Tiradentes aderiu! Acredito que a leitura abre todos os caminhos para nos encontrarmos com nós mesmos. Digo sempre que um bom livro não é aquele que nos leva a descobrir um autor e sua obra, mas aquele que nos toca”, conta.
No time masculino, o conceituado poeta e professor carioca Eucanaã Ferraz irá participar de uma mesa ao lado da cantora e compositora Zélia Duncan. Entre outras importantes presenças no encontro literário, destacam-se os escritores Paulo Lins, Milton Hatoum, o jornalista e criador do canal Buenas Ideias, Eduardo Bueno, os ilustradores e vencedores do prêmio Jabuti, Roger Mello e Daniel Kondo, o autor indígena Daniel Munduruku e o ilustrador e autor Guto Lins.
Cristina Figueiredo, diretora da FLITI, enaltece a vocação social do evento, que busca impactar cerca de 11.500 alunos de escolas públicas da região das Vertentes, promovendo, por meio de vouchers e empréstimos de livros, inclusão cultural e imersão no universo da literatura.
“Há seis anos, isso era apenas um sonho. Tiradentes, com tantos festivais renomados, ainda não tinha uma Feira Literária que seguisse os princípios que acreditamos serem essenciais: oferecer oportunidades e acesso à leitura para aqueles que mais precisam. Trabalho há 23 anos com literatura e sei o quanto isso é necessário”, comenta Cristina.
Além dos autores consagrados, a FLITI também conta com a participação de novos talentos. Dentro da programação, dois concursos para autores iniciantes acontecem paralelamente ao evento: um Edital, já encerrado, que abriu a participação para 115 autores de todo o país, e um concurso de poesias criado pelo escritor e poeta Bruno Venga.
“O concurso de poesia é voltado para os estudantes das escolas públicas de Tiradentes, incentivando as crianças e jovens a escrever e ler poemas. Além de publicar os textos escolhidos, a proposta é estender essa entrega gravando esses trabalhos no meu podcast. Acredito que declamar é tão importante quanto escrever os versos”, conta Bruno, que este ano, lança dois livros no evento: Ensaios sobre o tempo não linear, e Líderes em desconstrução, sobre o novo modelo de liderança no mercado de trabalho.
O evento conta com a curadoria da editora e jornalista Isa Pessoa e dos autores e ilustradores, ganhadores do prêmio Jabuti, Roger Mello e Daniel Kondo.
FLITI 2025
Data: 9 a 13 de abril de 2025
Local: Centro Cultural Yves Alves (CCYA), Praça da Rodoviária, Largo das Forras e Largo das Mercês – TIRADENTES
Mais informações: fliti.org.br
Instagram: @flitifeiraliterariatiradentes
PROGRAMAÇÃO OFICIAL – 09 a 13 de abril
DIA 09 ABRIL DE 2025| QUARTA-FEIRA
10h – Cerimônia de Abertura da 5ª Feira Literária Internacional de Tiradentes – FLITI, no Centro Cultural Yves Alves – CCYA
11h – Bruno Venga
12h – Edital de escritores independentes FLITI
14h – Edital de escritores independentes FLITI
15h – Balada do Morro da Alegria
Lançamento do Livro com Demóstene Dumont e Raimundo Carvalho
16h – Ricardo Salim e Evandro Aléssio Pereira
17h – Oscar Araripe
18h – Fisolofias de Concessa
Cida Mendes
19h – Cristina Serra e Ernesto Rodrigues.
DIA 10 DE ABRIL DE 2025 | QUINTA-FEIRA
09h – Espetáculo com Katita Flor Criações
10h – Cris Ferreira e Anna Claudia Ramos
11h – O Vermelho Vaidoso
Conversa sobre o livro com Daniel Kondo e Alejandra González (Uruguai)
12h – Edital de escritores independentes FLITI
13h30 – Edital de escritores independentes FLITI
14h – André Vianco e Paula Gicovate
15h – Mary Del Priori
16h – Ana Maria Machado
17h – Luiza Romão e Sandra Ling
Mediação: Daniel Kondo
18h – Rodrigo Abreu Teixeira e Guilherme Coelho
19h – Micheliny Verunschk e Airton Souza
DIA 11 DE ABRIL DE 2025 | SEXTA-FEIRA
10h –Guto Lins e Adriana Lins – IZ
11h – Bianca Ramoneda e convidados
12h – Gertrudes Trudes Tutudes
Lançamento do livro com Luciana Savaget e Verônica Marcílio
14h – O que esperar do Brasil para além de 2026 e que lições (positivas e negativas) podemos destacar desde a redemocratização?
Cris Schmidt, Zeina Latif e Fábio Giambiagi
15h – Roger Mello e Isol Misenta
16h – Paulo Lins e Geovani Martins
Mediação: Eliana Alvez Cruz
17h – Eduardo Bueno
18h – Martha Medeiros
19h30 – Musical Enreduana
Com Roger Mello, Tibor Fittel, Camila Marlière, Leo Thieze e Larissa Lopes
DIA 12 DE ABRIL DE 2025 | SÁBADO
10h – Maria Bopp e Camila Fremder
Mediação: Bruno Venga
11h – Milton Hatoum
Mediação: Ruan Gabriel
14h – Estevão Ribeiro
15h – Ondjaki (Angola)
Mediação: Roger Mello
16h – Eliana Alves Cruz e Teresa Cárdenas (Cuba)
17h – Geni Núñez e Verenilde Pereira
18h – Cheia de Graça
Lançamento do Livro com Heloísa Périssé
19h – Eucanaã Ferraz e Zélia Duncan
Mediação: Leonardo Lichote
DIA 13 DE ABRIL DE 2025 | DOMINGO
10h – Caetano Galindo e Fernando Bonassi
Mediação: Ruan Gabriel
11h – Bruno Venga, Alexandra Maia e Adriane Garcia
12h – Lorena Kaz e Marta Lagarta
Mediação: Adriana Lins
14h – Daniel Munduruku e Renato Soares
15h – Ana Luiza Novis
16h – Edital de escritores independentes FLITI
18h – Encerramento da 5ª FLITI com a Banda Ramalho
Adicionar Comentários