“Quintal do Memorial – Especial Mulheres” celebra a força feminina – 29/03

A Praça da Liberdade será palco de uma programação especial no dia 29 de março (sábado), das 12h às 20h, reunindo atrações que destacam a força e a expressão das mulheres na arte e na cultura . O Quintal do Memorial – Especial Mulheres integra a programação do Memorial Vale Itinerante dedicada ao Mês das Muilheres e às artistas femininas. O evento é uma das ações que mantém vivos os programas do Memorial Vale enquanto o edifício-sede passa por obras de renovação e instalação de uma nova expografia permanente. O Quintal do Memorial acontece em frente ao Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, nº 640, esquina com a Rua Gonçalves Dias, em Belo Horizonte. Entrada gratuita.

Durante todo o evento, DJ Black Josie anima o público com suas mixagens envolventes de música brasileira e outros grooves. Luciana Gomes, produtora musical e musicista, dá vida à sua persona artística ao dedicar-se à pesquisa da soul music e sua reverberação no Brasil, trazendo um repertório inspirado na Música Preta Brasileira.

Às 13h, criatividade e aprendizado se encontram na Oficina Criativa: Mulheres que precisamos conhecer. Conduzida pelo Programa Educativo do Memorial Vale, a atividade ensina técnicas alternativas para criação de estampas enquanto apresenta trajetórias de mulheres inspiradoras. Basta levar uma camisa e se preparar para soltar a imaginação.

A partir das 14h, o público se surpreende com uma intervenção itinerante musical de palhaçaria, realizada pela Coletiva Minha Companhia. Com um encontro espontâneo e divertido, a ação utiliza a linguagem da palhaçaria para criar conexões por meio da música. Fundada em 2019, a coletiva feminina integra teatro, palhaçaria e música, com narrativas contemporâneas voltadas para as infâncias.

No ritmo da percussão, As Panderista conduzem a Roda de Pandeiro às 15h, promovendo uma vivência coletiva em que oralidade, solfejos e fonemas são essenciais para a troca entre regentes e participantes. Criado em 2016 em Belo Horizonte, o projeto ocupa ruas e praças da cidade com música e oferece oficinas de iniciação musical para ampliar o acesso à percussão e incentivar a socialização.

Encerrando a programação, das 18h às 20h, o Samba da Januário convida Manu Dias, Letícia Reis, Aline Reis e Raquel Seneias para uma roda especial. Unindo tradição e representatividade, essas artistas encantam o público com melodias que conectam à ancestralidade. Fran Januário, idealizadora do projeto Samba da Januário e do coletivo Donas de Si, se junta a Manu Dias, voz marcante do samba mineiro com mais de 20 anos de carreira, e Letícia Reis, fundadora de projetos que lutam pelo respeito e reconhecimento das mulheres negras no samba. Aline Reis e Raquel Seneias, referências da nova geração do samba mineiro, completam o grupo, garantindo um encerramento vibrante.

Memorial Vale Itinerante

O “Quintal do Memorial” integra uma etapa da renovação do Memorial Vale, que, enquanto realiza a revitalização de sua sede, continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda. Com exposições como esta, estamos cumprindo nosso papel de difundir conhecimento e promover experiências transformadoras”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale.

Além do “Quintal do Memorial”, o Memorial Vale Itinerante conta com outras iniciativas. Dentre elas, a exposição “Oriará – Arte e Educação em Movimento” que está levando a 10 cidades mineiras, em uma carreta especialmente adaptada, obras de arte contemporânea que buscam aproximar o público das heranças culturais indígenas e afro-brasileiras por meio de três eixos (Re)existências, Cotidianos e Futuros.

Memorial Minas Gerais Vale

Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.

Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.

Quintal do Memorial – Especial Mulheres
Data/horário: 29 de março, sábado, das 12 às 20h
Local: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com a Rua Gonçalves Dias
Entrada gratuita

Atrações:

  • 12h às 20h: DJ Black Josie (durante todo o evento) @djblackjosie
  • 13h: Oficina Criativa: Mulheres que precisamos conhecer
  • 14h: Intervenção itinerante musical de palhaçaria (Coletiva Minha Companhia) @minha_companhia
  • 15h: Roda de Pandeiro (As Panderista) @aspanderista
  • 16h às 17h30: Adriana Araújo @adrianaaraujooficiall
  • 18h às 20h: Samba da Januário @sambadajanuario