Tradicional em BH, grande encontro cervejeiro e gastronômico vai reunir mais de 60 cervejarias de todo o Brasil com cerca de 150 rótulos, além de 30 operações gastronômicas; evento deve movimentar mais de R$ 700 mil, que vão desde gastos na estrutura ao fomento de novos negócios
Grupo referência em Minas Gerais no estudo das cervejas artesanais, a Confraria Feminina de Cerveja (Confece) vai celebrar 18 anos de fundação em um tradicional evento, no dia 26 de abril, a partir das 15h, no restaurante Paladino, região da Pampulha. O grande encontro deve reunir mais de 60 cervejarias de todo o Brasil com cerca de 150 rótulos entre pilsen, weiss, Ipa, NEIpa, Stout e RIS.
A expectativa do evento, que promete sete horas de open bar (com mais de 70 chopeiras), e open food, é divulgar não só o universo cervejeiro e os novos estilos para o mercado, como a cadeia produtiva da gastronomia em BH, incluindo casas como Est! Est!! Est!!!, Hiperfrios, Xodó, Zé do Espeto, entre outros. “Teremos 30 parceiros no segmento gastronômico para todo tipo de experiência”, como destaca uma das confreiras da Confece, Clarissa Mendes. Estações com comida ao vivo, volante, além de opções disponíveis para degustação durante toda a festa estarão no menu. Sanduíches, paella com frutos do mar e representantes das culinárias mineira, italiana, chinesa e americana vão marcar presença, além, é claro, das deliciosas sobremesas. “Haverá ainda uma área de drinks com bebidas mistas, um mercado que vem crescendo bastante”, completa. Marcas como Hazel, Lambe Lambe, além da bebida energética Monster Energy poderão ser encontradas na festa.
A expectativa é reunir 900 pessoas entre profissionais da área, cervejeiros, chefs, empreendedores da gastronomia e público externo. “É um evento que contempla de ponta a ponta a cadeia cervejeira, ou seja, desde aquele que produz, planta a cevada e prepara o malte aos que consomem, mas também é programa certeiro para os amantes da boa culinária”.
Clarissa Mendes explica ainda que a ideia de fazer a festa surgiu como uma oportunidade de apresentar o mercado das cervejas artesanais e premium – muitas vezes acessível apenas para os estudiosos da área – ao grande público. “Esse encontro gastronômico e cervejeiro também contribui para fazer o mercado girar ao apresentar as comidas e as cervejas dos nossos parceiros para novos consumidores. Isso porque a partir do momento que o parceiro entra na festa, está sendo apresentado para consumidores que, talvez, nunca pensaram em visitá-lo, ou seja, o evento também é uma grande vitrine fomentadora de negócios.” A previsão é que o evento movimente mais de R$ 700 mil, que vão desde gastos na estrutura ao fomento de novos negócios.
A confreira, nome pelo qual as participantes da Confece são chamadas, também afirma que a festa, já consolidada entre os apreciadores do mercado cervejeiro, recebe público de outras cidades e estados, como Rio de Janeiro, Brasília, Goiás e Rio Grande do Sul. “Os seguidores de cervejas ficam antenados porque sabem que aqui encontrarão boas novidades”, revela acrescentando que hoje o encontro é procurado tanto pelo público especializado quanto por aqueles que querem descobrir o mercado.
Lançamentos
Durante o aniversário de 18 anos da Confece, quatro cervejarias e rótulos serão lançados ao mercado. São elas, Muzzi Beer, Bug Brewing Co., Pires Beer e Stardust. Haverá ainda a presença de cervejarias do interior de Minas, de cidades como Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Juiz de Fora, Governador Valadares e Itajubá. “Elas vêm para estreitar relacionamentos comerciais e penetrar no mercado belo-horizontino”, destaca Clarissa.
Confece faz 18 anos
A Confraria Feminina de Cerveja (Confece) nasceu em 8 de março de 2007, durante uma celebração ao Dia Internacional da Mulher no Haus München, tradicional restaurante alemão de Belo Horizonte. Na ocasião, um grupo de mulheres, que não se conhecia, mas tinha em comum o gosto pelas cervejas artesanais, foi convidado a assistir à palestra de uma das primeiras sommeliers de cerveja do Brasil, Cilene Saorin. Impactadas pelo bate papo e apaixonadas por este universo, decidiram se unir e fundar a Confraria. O objetivo inicial do coletivo era estudar sobre o setor e entender todo o seu ecossistema. “Começamos promovendo reuniões mensais de estudo e degustação, que até hoje acontecem – as reuniões não pararam nem durante a pandemia, quando os encontros e degustações eram feitos de forma on-line. Em seguida, todas nós fizemos o curso de Beer Sommelier e anualmente fazemos essa festa de aniversário que, com o passar dos anos, acabou se tornando uma grande tradição em Belo Horizonte não só para nós, mas para todos os nossos parceiros”, conta Clarissa.
Atualmente a Confece reúne 11 confreiras cuja missão é propagar o universo cervejeiro em âmbito nacional e internacional. Todas estudam de forma aprofundada o BJCP, guia considerado a bíblia do universo cervejeiro, que determina os parâmetros mundiais para cada estilo da bebida. As membras também estão presentes em eventos do setor, conhecendo novas cervejarias e divulgando marcas recém-lançadas. “Como a Confece tem 18 anos de fundação, acompanha de perto o crescimento do mercado cervejeiro em BH, não só como apreciadora, mas como entidade respeitada que reúne estudiosas da área e é, constantemente, fonte de estudos bibliográficos/audiovisuais sobre o tema”.
Chegamos à maturidade: 18 anos da Confece
Quando: 26 de abril, sábado, a partir das 15h
Onde: Restaurante Paladino (Avenida Gildo Macedo Lacerda, 300 – Braúnas)
Ingressos disponíveis na bio do instagram @confece_oficial
Adicionar Comentários