Projeto Ocupa+ oferece oficinas gratuitas em Lagoa Santa – até 30/04

Voltadas para pessoas com 50 anos ou mais, atividades acontecem entre maio e junho com foco em cultura, bem-estar e geração de renda. As inscrições estão abertas até 30 de abril

Lagoa Santa recebe mais uma edição do projeto Ocupa+, iniciativa que tem como proposta estimular o convívio, a qualidade de vida e a geração de renda por meio de experiências artísticas e da valorização da identidade cultural local. Desta vez, o Ocupa+ vai proporcionar ao público com mais de 50 anos a oportunidade de participar de duas oficinas gratuitas: uma de canto popular, que trabalha técnicas vocais e expressão artística com foco no bem-estar e autoestima, e outra de empreendedorismo e marketing, voltada para quem atua com artesanato, gastronomia ou produtos culturais, com conteúdos sobre identidade, marketing e fortalecimento de pequenos negócios criativos. As atividades acontecem entre maio e junho e contam com 20 vagas abertas, por oficina, a moradores de Lagoa Santa. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril, pelo formulário online disponível na bio do Instagram @ocupamais_. O resultado da seleção será divulgado no dia 5 de maio nas redes sociais do projeto.

De acordo com Flávia Vianna, coordenadora geral, o Ocupa+ vai além da capacitação técnica. “O projeto Ocupa+ é uma iniciativa transformadora para o público acima de cinquenta anos, gerando emprego e renda por meio da valorização da identidade territorial e cultural da comunidade. Além da qualificação e melhoria dos produtos artesanais, oferecemos oficinas de canto popular, estimulando a criatividade e proporcionando experiências artísticas de qualidade”, afirma.

Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Ocupa+ conta com patrocínio do Instituto Marina e Flávio Guimarães e do Instituto Unimed-BH, e realização da Vianna Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, as ações do projeto acontecem nas cidades de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Vespasiano. “Democratizar o fazer artístico é uma das nossas missões, permitindo que mais pessoas descubram novos talentos e vivam a arte como um caminho para autoestima e bem-estar. O Ocupa+ é inclusão, pertencimento e novas possibilidades para aqueles que querem continuar contribuindo ativamente para a sociedade”, completa Flávia Vianna.

Oficina de empreendedorismo e marketing

Com patrocínio do Instituto Marina e Flávio Guimarães, esta oficina é voltada para pessoas 50+ que atuam com produtos culturais, artesanato ou gastronomia regional. O objetivo é potencializar pequenos negócios por meio da valorização da identidade cultural e do uso estratégico do marketing digital. As aulas, teóricas e práticas, abordam a economia criativa como caminho para geração de renda e autonomia.

A formação oferece uma abordagem prática e teórica que estimula o fortalecimento da identidade cultural como diferencial competitivo, além de abordar estratégias de marca, design de experiência, marketing digital e vendas online. A programação também inclui uma visita de campo a iniciativas empreendedoras da região, como forma de inspiração e benchmarking.

Com carga horária de 20 horas, os encontros acontecerão nos dias 14 e 29 de maio e 11 de junho, das 18h às 22h, no Polo UAB, e a visita técnica está prevista para o dia 27 de junho, com horário a ser definido. Para participar da oficina, é necessário ter 50 anos ou mais, residir em Lagoa Santa, atuar com empreendedorismo na área da economia criativa ou com produção manual, além de ter disponibilidade para comparecer a todos os módulos do curso.

Oficina de canto popular e treinamento de voz

A oficina de canto popular e treinamento de voz, com patrocínio do Instituto Marina e Flávio Guimarães e do Instituto Unimed-BH, será conduzida pela professora Cris Souki, especialista em técnica vocal e canto popular. A proposta é desenvolver a expressão vocal dos participantes a partir de técnicas simples e eficazes, que incluem exercícios de respiração, projeção da voz, afinação e dicção. Voltada tanto para quem deseja cantar com mais segurança quanto para quem busca benefícios como a melhora da memória, da saúde emocional e do bem-estar, a oficina também prevê a criação de um repertório coletivo, que será apresentado pelos alunos ao final do processo.

O curso terá carga horária total de 20 horas, com encontros programados para os dias 7, 14, 21 e 28 de maio e 4, 11 e 18 de junho, sempre das 13h30 às 16h30, na Casa Senhor Tito, situada na Rua Rita Teixeira, 230, no bairro Palmital. A participação é gratuita e aberta a pessoas com mais de 50 anos, desde que tenham disponibilidade para frequentar todas as aulas. A emissão de certificado está condicionada à presença e ao compromisso com o curso.

Sobre o Instituto UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Projeto Ocupa+ – Lagoa Santa
Oficinas gratuitas para pessoas 50+: “Canto popular e treinamento de voz” e “Empreendedorismo e marketing”

Período das oficinas: maio e junho de 2025
Inscrições: de 7 a 30 de abril
Resultado: 5 de maio, no Instagram @ocupamais_
Locais:

Canto Popular e Treinamento de Voz – Casa Senhor Tito (Rua Rita Teixeira, 230 | Palmital

Empreendedorismo e Marketing – Polo UAB: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 254 | Centro
Informações: @ocupamais_ | contatoocupamais@gmail.com | (31) 97334-0065