O Bloco que arrasta multidões no Carnaval de Belo Horizonte traz o “sulear” em sua temática, que subverte a lógica eurocêntrica, ao trazer o hemisfério sul e a América Latina como referências centrais. O primeiro ensaio do ano será neste sábado, 18, a partir das 15h no Galpão 54.
O bloco Abalô-Caxi anuncia seu cortejo de Carnaval de 2025, com o tema “SULEAR – Arco-íris Tropical”. Os ensaios abertos e gratuitos acontecem nos dias 18 de janeiro, 1º e 15 de fevereiro, preparando o público para um desfile que exalta a diversidade, as culturas afro-latinas e a pluralidade mineira. O primeiro ensaio do ano acontece neste fim de semana, sábado, dia 18, às 15h, no Galpão 54, com entrada gratuita.
Neste ano, o tema “SULEAR – Arco-íris Tropical” propõe um resgate cultural, político e estético que celebra as raízes afro-brasileiras, indígenas e latinas, com foco especial na inclusão da população LGBTQIAP+. Inspirado pelo movimento antropofágico, o bloco busca desconstruir a hegemonia cultural eurocêntrica, colocando o Sul no centro das narrativas.
Para Henrique Vilela, gestor artístico do Bloco Abalô-Caxi, o tema carrega um profundo simbolismo. “O ‘Arco-íris Tropical’ não é apenas uma celebração das vidas, mas uma declaração de resistência de todas as minorias, em especial a população LGBTQIAP+. Queremos reposicionar as vozes que sempre foram silenciadas e mostrar que a música, a dança e a cultura popular são ferramentas poderosas de transformação social. O Sul será nosso Norte, e o Carnaval será a nossa maior manifestação de diversidade e força coletiva”, destaca.
Histórico do Bloco
O Abalô-Caxi, criado em 2017, é conhecido por suas performances vibrantes e engajadas, trazendo a essência da cultura mineira para as ruas, embalados por um repertório recheado de brasilidades, com canções do tropicalismo e MPB. O bloco tem como proposta transformar o Carnaval em um espaço de diálogo, onde a arte se mistura à luta por respeito, igualdade e visibilidade aos grupos minoritários. Seu primeiro desfile aconteceu no Horto, próximo ao antigo bar Zona Last, quando ainda utilizava o nome Alô Abacaxi, e desde então o bloco já desfilou por diferentes pontos da cidade. No último ano, o grupo arrastou 60 mil foliões pelas ruas com o tema “Amor por princípio”, saindo na manhã de domingo na Avenida Amazonas, com uma bateria que contou com 317 participantes.
Desde sua criação, o Abalô-Caxi somando suas vozes e bateria a um Carnaval inclusivo e de luta característico de Belo Horizonte. Com suas raízes na diversidade mineira, o bloco incorpora elementos das culturas afro-latinas e indígenas, celebrando a pluralidade de vozes e histórias que compõem a identidade brasileira. O cortejo de 2025 promete ser ainda mais especial, com performances que refletem a potência artística e política de sua proposta, incluindo novas alas no desfile.
Inclusão sociocultural
O cortejo faz parte de um projeto maior que busca ampliar o impacto sociocultural do Carnaval de Belo Horizonte. Além de promover a valorização da arte local, o fortalecimento de narrativas diversas e o protagonismo das comunidades LGBTQIAP+, o bloco fomenta a economia criativa, gerando oportunidades para artistas e também realiza a contratação de cooperativas de catadores para a destinação dos resíduos recicláveis dos cortejos desde 2023.
Bloco Abalô-Caxi – Primeiro Ensaio de 2025
Data: 18/01, sábado
Horário: às 15h
Local: Galpão 54 – R. Francisco Soucasseaux, 54 – Lagoinha.
Entrada: Gratuita
Cortejo Abalô-Caxi 2025 – “SULEAR – Arco-íris Tropical”
Data: 02/03
Instagram @abalocaxi
Adicionar Comentários