Lançamento dos videoclipes de Amandona e Hugo Xaber, Gabriela Viegas e Durães

Nova safra da música brasileira: singles de Amandona e Hugo Xaber, Gabriela Viegas e Durães chegam ao mercado refinados pela produção da Escola Itinerante de Música

A partir do dia 18/10, projeto de formação artística lança canções inéditas de novos talentos mineiros, que vão da música pop à soul music; músicas ganharão videoclipes, que serão lançados no dia 31/10, em evento no Centro Cultural Padre Eustáquio

Com a missão de projetar novos cantores e compositores para o mercado, oferecendo formação e produção artística profissionais a eles, a 5ª edição da Escola Itinerante de Música, realizada em Belo Horizonte, apresenta três lançamentos de joias da música mineira. No próximo dia 18/10, chega ao mundo o single “Geladeira”, parceria pop entre Hugo Xaber (ex-Lamparina) e Amandona. Na sequência, no dia 23/10, será lançada “A Dor do Amanhã”, canção inédita da elogiada cantora Gabriela Viegas; e, por fim, no dia 25/10, o público conhece “Soul”, nova composição de Durães, revelação da soul music. Todos os singles estarão disponíveis nas principais plataformas digitais de música.

Criada em 2020, a Escola Itinerante de Música oferece a novos artistas, principalmente os mais marginalizados e afastados das oportunidades do mercado, a chance de criar, produzir, lançar e divulgar um trabalho musical com qualidade, a partir do apoio, mentoria e supervisão de profissionais gabaritados. Os selecionados por edital passam por uma imersão artística, que envolve produção e gravação de uma música inédita, e a divulgação do produto final para o público — com direito a ensaio fotográfico, videoclipe e shows.

“A Escola Itinerante leva formação artística e profissional para jovens artistas que, de alguma forma, estão na periferia ou da cultura da cidade ou da própria cidade. Ao invés de apenas dar aulas e formar esses artistas, a gente trabalhou junto com eles até o lançamento dessas músicas, que é um momento muito importante”, avalia o músico e produtor Octávio Cardozzo, que atua como professor dos novos talentos.

Além de Cardozzo, o projeto conta com outros quatro professores e diretores musicais, responsáveis por ajudar a amadurecer a personalidade de cada artista durante as aulas e workshops. São eles: o baterista e produtor Gabriel Bruce, integrante das bandas Graveola e Zimun; Camila Rocha, baixista de artistas como Di Souza, Nath Rodrigues e Marcelo Veronez; e o guitarrista Pc Guimarães, integrante do grupo Semreceita.

Os ensaios e gravações são realizados no Estúdio Ilha do Corvo, em Belo Horizonte, sob a produção do experiente Leonardo Marques, vencedor do Grammy Latino 2022, e que tem trabalhos de produção e gravação ao lado de Milton Nascimento, Henrique Portugal (Skank) e Joey Waronker (R.E.M, Beck e Roger Waters), por exemplo.

Lançamentos

Os lançamentos desta edição da Escola de Música Itinerante colocam em evidência quatro promessas da cena autoral brasileira. Hugo Xaber e Amandona se uniram em uma balada pop indie, com um pé no arrocha e outro no brega, abusando das guitarradas malemolentes características da música paraense. “Geladeira” nasce como hit, envolta por um balanço sedutor de fim de noite e por uma letra que exclama encontros e desencontros do cotidiano.

Autores do single, de um lado está Xaber, com uma carreira de dez anos como músico e produtor, sendo conhecido como fundador e ex-vocalista da banda Lamparina. Em breve, ele lança seu primeiro álbum autoral, “Queimaram Minhas Malas de Música”, que faz a fusão entre pop e arrocha, mantendo um pano de fundo romântico em suas composições.

Na outra ponta está Amanda Diniz, a Amandona, cantora e compositora de 30 anos badalada na cena belo-horizontina. Conhecida como vocalista do bloco de Carnaval Abalô-caxi, neste ano ela lançou o primeiro EP, “Intensa”, misturando MPB, pop, rock e blues, com inspirações que passeiam por Cássia Eller, Rita Lee e Marília Mendonça. Com o sucesso de seus shows, foi convidada para abrir a apresentação da cantora Ana Carolina, na capital mineira, neste ano.

Os outros lançamentos da vez são da jovem Gabriela Viegas, de 24 anos, dona de um poderoso timbre lírico que tem encantado plateias por onde passa. Ela apresenta a canção inédita “A Dor do Amanhã”, dando continuidade ao trabalho autoral desenvolvido há cinco anos, calcado na música popular e na ancestralidade. Seu primeiro EP, “Porvir” (2019), tem como cartão postal o single “Aceso”, com participação luxuosa de Marina Sena. Bem recebido pela crítica, o disco é repleto de coros, orquestrações, percussões e muitos encantamentos vocais conduzidos pela voz distinta e madura de Gabriela.

Já o cantor e compositor Marco Antônio Durães, conhecido apenas por Durães, tem despontado na capital mineira com sambas e bossas nada convencionais É que a ginga brasileira desse artista vem com um tempero muito forte de soul music. Não à toa, “Soul”, seu novo single, é uma canção imbuída do swing natural dos mestres do soul — acrescentando pitadas de jazz, blues e brasilidades. Em 2021, Durães lançou o EP “Encontros e Desencontros”, com três faixas que perpassam o universo do samba e da bossa nova, com muita originalidade.

Videoclipes

Além das músicas, cada artista selecionado gravou um videoclipe, com produção profissional, incluindo figurino e cenografia. Os trabalhos audiovisuais serão apresentados ao público na festa realizada no Centro Cultural Padre Eustáquio, no dia 31/10 (quinta-feira), a partir de 20h. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos. O clipe de “A Dor do Amanhã”, de Gabriela Viegas, tem direção da própria artista em parceria com Carolina Caril. Já a música “Geladeira”, de Hugo, Xaber e Amandona, conta com Paulo Colen no comando da produção audiovisual; e o videoclipe de “Soul”, de Durães, tem direção da cantora e compositora Jennifer Souza.

DATAS | Lançamentos dos singles

18/10 (sexta-feira) — Hugo Xaber e Amandona (“Geladeira”)

23/10 (quarta-feira) — Gabriela Viegas (“A Dor do Amanhã”)

25/10 (sexta-feira) — Durães (“Soul”)

Lançamento dos videoclipes de Amandona e Hugo Xaber, Gabriela Viegas e Durães

Quando. 31/10 (quinta-feira), a partir das 20h

Onde. Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio)

Quanto. Entrada gratuita

Mais. Siga a Escola Itinerante de Música no Instagram