De 3 a 17 de agosto, em seis espaços diferentes da capital mineira, o público assiste à exibição de dez obras dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Minas Gerais, voltadas para infância e juventude, com temas como natureza, cotidiano e diversidade.
Após sessão gratuita, cada pessoa da plateia escolhe a animação de que mais gostou.
A mais votada do público será anunciada no último dia da mostra. O vencedor ou vencedora será convidado(a) a realizar novo videoclipe de animação, com recursos no valor de oito mil reais.
Dia 3 de agosto, sábado, a partir das 16h, no MIS Santa Tereza é a abertura oficial da 1ª MOSTRA CÍLIO – Circuito de Linguagens Originais -, que, nesta edição, traz dez animações com diversas técnicas e estilos, assinadas por artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e de Minas Gerais. Os trabalhos são voltados para o público em geral, sobretudo infância e juventude. As obras foram selecionadas sob a curadoria do premiado cineasta Kiko Goifman (Laerte-se, Bixa Travesti), do mestre de animação Sávio Leite (MÚMIA) e do produtor musical e arranjador Caio Graco (premiado por trilhas e efeitos sonoros para dança e audiovisual).
A mostra é totalmente gratuita e será exibida em seis espaços da capital mineira: MIS Santa Tereza, Usina de Cultura, Centro Cultural Venda Nova, Centro Cultural Bairro das Indústrias, Centro Cultural Salgado Filho, Centro Cultural Padre Eustáquio. Mais informações no instagram @mostracilio e no youtube, que também disponibilizará as animações durante a mostra.
“Cílio foi a primeira coisa que surgiu, quando pensei em uma mostra de vídeos de animação. No meio da madrugada, acordei e disse: Cílio! Literalmente vinculado ao olho humano e sintetiza bem a ideia da mostra”, conta a coordenadora do projeto, Ana Cristina Coutinho.
Segundo a produtora, a intenção é criar um novo espaço de difusão de linguagens que se distanciam do comercial, abrindo oportunidade para a divulgação, sobretudo, do trabalho de jovens realizadores independentes. “A mostra é um espaço para experimentação de novas técnicas e conceitos diversos, às vezes, inusitados, para ampliar o campo de visão e de informação do espectador”, diz.
Esta edição da CÍLIO é voltada para o público infanto-juvenil, mas Ana Cristina adianta que não significa que sejam animações infantilizadas. “Pelo contrário. Qualquer idade pode se deleitar com a programação. É um programa para toda família. A classificação é LIVRE”, afirma.
A cada sessão, o público assiste a dez animações da mostra competitiva e, ao final, escolhe, entre os candidatos, a obra que mais gostou. Antes e após a seleção competitiva, serão exibidos dois vídeos convidados (Mar Salgadinho (Carol Tomasi) e Estrela-do-Mar(Casa Volante). No dia 17 de agosto, na última sessão da Mostra, no Centro Cultural Padre Eustáquio, será divulgado o nome do vencedor geral da categoria Escolha do Público. O diretor ou diretora da animação mais votada é convidado(a) a realizar novo videoclipe de animação, no valor de 8.000,00. “Incluir o público é saudável e cria uma relação de interesse com as obras exibidas e denota, claro, a importância que ele tem no projeto”, conclui Ana.
Segundo o curador Sávio Leite, conhecido pela realização do MÚMIA, a seleção da Mostra CÍLIO retrata perfeitamente questões que envolvem o Brasil e sua diversidade. “Apresentam uma arte vibrante, livre, criativa e estimulante. As animações passam por várias técnicas e estilos. O principal critério de seleção usado foi a qualidade das produções, cada vez mais sofisticadas e antenadas com as grandes questões globais, como a natureza e a política, mas de uma maneira lúdica”, contextualiza.
Outro critério de escolha das obras foi a qualidade e inventividade do efeito sonoro. O curador Caio Gracco Guimarães comenta: “É a parte invisível, contudo igualmente potente de uma peça animada. Avaliamos a qualidade técnica das mixagens e a relação da trilha com o roteiro. Claro que também me ative em outros aspectos de cada vídeo, como linguagem, conceito, coerência e fluência de roteiro. Mas a inserção de efeitos sonoros possibilita a noção de movimento, credibilidade, informação e contexto, o que, às vezes, a música não atinge, porque se relaciona diretamente com a imagem”.
Para o premiado cineasta mineiro Kiko Goifman, atualmente residente em São Paulo e professor da Escola Internacional de Cinema, participar como jurado ou curador em um Festival de animação é sempre uma oportunidade de ver novas experimentações. “Sempre fui um cineasta de fronteira, por mais que eu trabalhe hoje sobretudo com documentários hoje, eu me interesso por animação, por ficção. É uma delícia poder ver novos caminhos com esses filmes frescos saindo, de poder estimular a visibilidade dos jovens artistas”, afirma o curador.
OBRAS DE ANIMAÇÃO – 1ª MOSTRA CÍLIO – Circuito de Linguagens Originais
– Receita de Vó (PR) – Carlon Hardt – Duração: 3:10
https://drive.google.com/file/d/1xSnRhsYVRmSxZwC9YzIz4sXRR_vQLi1P/view?usp=sharing
Sinopse: Minha vó dizia: “menina, não chora as pitanga. Cê não queria? Então chupa essa manga!”. “Receita de Vó” nos leva ao quentinho da casa da vó, onde comidas cantam e dançam ao som do mundo mágico do Hip Hop. Gostosinho!
– Laguna Plena (PR) – Carlon Hardt – Duração: 4:24
https://drive.google.com/drive/folders/1p11PUIfJGBd4nsKd5saMrwT6TxyS8ITq
Sinopse: Em um cenário de plenitude natural, uma figura mística, encarnação do feminino originário, encontra um cavalo selvagem com o qual segue em uma jornada ancestral de união com a natureza. Uma ode à pureza, à harmonia com o silvestre, à busca pela liberdade desimpedida, celebrando o amor em sua forma mais natural e crua.
– Lucinéia (RJ) – Luah Garcia – Duração: 0:30
Sinopse: A história mostra como Lucinéia perdeu seus dentes de leite.
– Aquarelado (MG) – Elisa Guimarães – Duração: 3:37
Sinopse: Ipê roxo é rosa. Mar Vermelho é azul. Quadro negro é verde. Milho verde é amarelo. Os coloridos contraditórios do mundo em suas voltas aquareladas.
– Caracol (MG) – Jackson Abacatu e Rodrigo SImões – Duração: 4:56
https://drive.google.com/file/d/1fTBeTdHc2WdjvH7p_ZWHB5V_lmibRkJx/view?usp=drive_link
Sinopse: A história de um caracol que busca sua casa e encontra duas crianças com ideias criativas para uda-lo. Ao longo de sua caminhada, o personagem Caracol vai ganhando novas cores, de forma diferente e criativa.
– Contemporaneidade (MG) – Jackson Abacatu – Duração: 4:00
Sinopse: No mundo contemporâneo, alguns desaprendem com a história, outros criam novas bizarrices históricas! Contemporaneidade é o retrato rotoscópico do presente histórico. Videoclipe da música de Antônio Vieira e seus Nascimentos.
– Café (PR) – Duda Justus, Lincoln Barela e Guilherme Bucco – Duração: 4:45
https://vimeo.com/806037281/5155260ef7?share=copy
Sinopse: O café é o delicioso elixir que pode mudar o humor de qualquer um, até mesmo em um emprego entediante. No entanto, esperar pela sua vez pode mudá-lo ainda mais.
– Pinguinics – Luz, Câmera, Ação! (SP) – Sérgio Martinelli/Maurício Pinheiro – Duração: 3:52
Sinopse: Terríveis alienígenas, após um acidente em uma corrida espacial, caem na Terra, pelo Polo Sul! Lá eles são recebidos pelos habitantes locais, os Pinguinics, o grupo de pinguins mais doido e bem humorado da Terra. Só que esta interação tem tudo para dar errado!
– Penca no Parque (MG) – Bruno de Souza – Duração: 1:30
https://drive.google.com/file/d/1xRUO-ftTVoirf3fMHywVmyTue6_P916L/view?usp=sharing
Sinopse: Penca é um adorável mico-estrela que vive uma vida tranquila no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte. Seu estilo de vida que cativa os humanos, porém, acaba criando conflitos com o resto da fauna do parque.
– A Farpa (GO) – Sara Regina – Duração: 2:25
Sinopse: Um garotinho com medo do escuro acaba fazendo uma amizade inusitada.
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA CÍLIO
MOSTRA CÍLIO – 1ª EDIÇÃO
3 a 17 de agosto / 2024
10 animações – 6 espaços de Belo Horizonte – gratuito
(Abertura oficial)
03.08 – sábado, às 16h30 – MIS Santa Tereza abertura oficial
03.08, sábado, às 10h30 – USINA DE CULTURA
07.08, quarta-feira, às 15h – CC Venda Nova
10.08, sábado, às 15h30 – CC Bairro das Indústrias
14.08, quarta-feira, às 15h – CC Salgado Filho
17.08, sábado, às 15h – CC Padre Eustáquio – ENCERRAMENTO
Mais informações: Instagram e Youtube @mostracilio
Adicionar Comentários