Concerto do Quarteto de Cordas da Filarmônica de Minas Gerais 11/12

CASA FIAT DE CULTURA REABRE CAPELA DE SANTANA COM CONCERTO DO QUARTETO DE CORDAS DA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

O evento será realizado na Capela de Santana, que fica nos jardins da Casa Fiat de Cultura, e tem entrada gratuita

Casa Fiat de Cultura preparou um presente especial para celebrar os 125 anos de Belo Horizonte. A Capela de Santana, que fica nos jardins da instituição, passou por um período de manutenção e será reaberta ao público no dia 11 de dezembro, às 11h, com a volta do programa Música na Capela. Na ocasião, o público apreciará o concerto do Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que preparou um repertório versátil, com obras que percorrem os períodos Barroco, Clássico e Romântico. O concerto será realizado naCapela de Santana, com entrada gratuita e espaço sujeito a lotação.

A Capela de Santana foi inaugurada em 1958 e é um exemplar da arquitetura modernista de Belo Horizonte. Tombada pelo patrimônio estadual e municipal, ela passou por um período de manutenção, com mais de 500 horas de trabalho para garantir a sua preservação. O cuidadoso trabalho de conservação envolveu etapas como limpeza da fachada, pintura interna, correção de pontos de infiltração, manutenção nas janelas e portas de vidro, e conservação preventiva das imagens sacras.

“É com imensa alegria que recebemos o público mineiro para este reencontro com nossa história e com a arte. Este presente para as comemorações dos 125 anos da capital mineira traz também a volta do Música na Capela, uma iniciativa que amplia a vocação da Capela de Santana, com a apresentação de diferentes gêneros musicais para oferecer momentos de alegria e cultura para todos. O Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, convidado desta edição, engrandece com sua excelência artística essa significativa ocasião”, afirma o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo.

Para o evento que marca a reabertura da Capela de Santana, o Quarteto de Cordas da Filarmônica de Minas Gerais vai interpretar: Mozart, com toda sua elegância e carisma no DivertimentoBorodin, com seu romantismo em um quarteto dedicado à sua esposa; o tango de Piazzolla com sangue latino; uma composição do pai do período barroco, Johann Sebastian Bach, escrita para enaltecer a Deus, o criador do universo; e Mourão, de Guerra-Peixe, peça inspirada no som das rabecas do folclore nordestino. As obras serão executadas pelos violinistas Rodrigo de Oliveira e Gabriel Almeida, pelo violista Daniel Mendes, e pelo violoncelista William Neres.

Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.

Capela de Santana

Localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, a Capela de Santana foi construída no final dos anos 1950, por iniciativa da então primeira-dama do Estado, Francisca Tamm Bias Fortes, esposa do Governador José Francisco Bias Fortes, conhecida como Dona Queridinha. A dedicação a Santana como sua padroeira se deve ao fato de que, nos remotos dias do Curral Del Rei, existira nas proximidades da atual Praça da Liberdade uma capela com a mesma invocação, cuja imagem, considerada milagrosa, foi conservada e passou a ser venerada em igreja construída no bairro da Serra, em 1931. Em 26 de julho de 1957, dia de Santana, foi lançada a pedra fundamental da nova capela. A inauguração se deu em dezembro de 1958, com uma grande solenidade. A Capela de Santana fica situada em uma ampla área verde, com mais de 70 mangueiras centenárias que são preservadas pela Casa Fiat de Cultura.

A partir do dia 7 de janeiro de 2023, a Capela de Santana estará aberta para a comunidade, aos sábados, às 11h, para celebração de missas.

Reabertura da Capela de Santana – Música na Capela com o Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

11 de dezembro, domingo, das 11h às 12h

Entrada gratuita. Espaço sujeito a lotação (60 lugares).

Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Rodrigo de Oliveira, violino
Gabriel Almeida, violino
Daniel Mendes, viola
William Neres, violoncelo

Programa:

BACH                         Cantata no 147, “Jesus Alegria dos Homens”: Coral

MOZART                   Divertimento em Fá Maior, KV 138

BORODIN                 Quarteto de cordas no 2: Noturno

PIAZZOLLA               Oblivion

                                  Libertango

GUERRA-PEIXE       Mourão

Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de Funcionamento
Terça-feira, das 10h às 21h
Quarta a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura