Sesc Palladium recebe concerto especial “Música dos anos 80” em celebração à formatura de mais uma turma da Orquestra de Câmara Sesc
Participação da Banda Chevette Hatch conhecida por suas releituras sofisticadas dos clássicos dos anos 80
No dia 13 de julho, às 19h30, a Orquestra de Câmara Sesc realizará um concerto especial no Sesc Palladium para celebrar a formatura de mais uma turma de jovens músicos. O evento será marcado por uma emocionante apresentação que destaca a trajetória de dedicação e aprendizado dos alunos no curso. A programação também conta com uma intervenção artística dos alunos do Núcleo de Formação em Dança, às 19h10, no Foyer Rio de Janeiro/Augusto de Lima.
Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 5 pelo Sympla ou trocados por 1 litro de leite na bilheteria do Palladium. A troca de ingressos na bilheteria é válida de quarta a domingo, das 12h às 18h. Todo o valor arrecadado será convertido para o programa Mesa Brasil Sesc, que atua no combate à fome e à insegurança alimentar.
O concerto de formatura marca o encerramento do período de quatro anos em que os alunos participaram do projeto. Com o tema “Música dos anos 80”, a apresentação promete trazer uma atmosfera contagiante, dançante e festiva, característica dessa década repleta de irreverência e atitude. Para tornar essa experiência ainda mais especial, o evento contará com participações especiais do Núcleo de Formação em Dança, Coral Jovem Sesc e da renomada banda Chevette Hatch, conhecida por suas releituras sofisticadas dos clássicos do pop nacional e internacional dos anos 80. O repertório incluirá grandes nomes do cenário musical brasileiro, como Raul Seixas, Legião Urbana, Gilberto Gil, Lulu Santos, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso e Tim Maia, além de representantes internacionais como The Police e Eurythmics.
Os formandos também serão presenteados com a doação dos instrumentos musicais que utilizaram durante o curso, possibilitando que continuem a desenvolver suas habilidades musicais.
O maestro responsável pela condução desse momento único é Rodrigo Garcia, um multi-instrumentista com uma vasta experiência musical. Rodrigo é membro de várias bandas, como Cartoon, Rockin’ Strings, Orquestra Mineira de Rock, Duo Vox e Vol. 4, além de ser diretor musical e maestro da Fractal Orchestra e dos corais Vozes da Liberdade, Ases-MG e Vozes de Minas.
De acordo com Rodrigo, “a formatura será um fechamento de ciclo: para os alunos, uma oportunidade de decisão de seguir com a música como algo mais sério, talvez uma profissão, ou abraçar os benefícios de ter a arte como algo que os complemente e esteja sempre esperando por eles para quando quiserem deixar suas almas falarem. Para nós, os professores, é um momento de imenso orgulho de ver que pudemos fazer parte da vida deles e, com alguma sorte, mudado os rumos de seus olhares para melhores decisões, vivências, relacionamentos e oportunidades. De qualquer modo, o concerto de formatura será uma ocasião emocionante que reunirá professores, familiares, alunos, ex-alunos e mais uma grande equipe de profissionais para fazer dessa noite uma festa inesquecível”.
Carlos Eduardo e Luiz Otávio dos Santos Siqueira são dois irmãos que tiveram a oportunidade de participar da Orquestra de Câmara Sesc, uma experiência que marcou suas vidas de forma significativa. Abaixo, eles compartilham seus depoimentos sobre como o projeto contribuiu para seu crescimento pessoal e despertou em ambos uma paixão pela música. “O Sesc me ajudou muito como pessoa e fez amadurecer em muitos aspectos. Graças ao projeto, descobri minha verdadeira vocação e paixão pela música. Eu nunca imaginaria que seguiria essa carreira, mas agora quero fazer bacharelado em violoncelo e, quem sabe, até mesmo um mestrado ou doutorado. Além disso, quero expandir ainda mais meu conhecimento musical e talvez me tornar um maestro ou compositor algum dia. Tudo isso só foi possível graças ao Sesc”, diz Carlos Eduardo.
“Em 2018, tomei uma das melhores decisões da minha vida ao entrar para o projeto do Sesc. O impacto que teve em meu desenvolvimento pessoal foi incrível, e os momentos mais memoráveis da minha vida foram proporcionados pelo Sesc. Poderia citar inúmeras coisas, mas, sem dúvida, a conexão que estabeleci com a música foi o mais importante. Aprendi a enxergar o quão importante a música é para o mundo, e ela deixou de ser apenas um passatempo para se tornar um sonho. Após esses cinco anos de projeto, tomei a decisão de seguir profissionalmente na música, impulsionado pelas diversas apresentações e experiências únicas que o Sesc me proporcionou”, conta Luiz Otávio.
Sobre a Orquestra de Câmara Sesc
Criada em 2012, a Orquestra de Câmara do Sesc em Minas é fruto de um projeto de formação e desenvolvimento de uma orquestra de cordas, composta por crianças e adolescentes. Os alunos são selecionados com idades entre 10 e 14 anos e, ao longo do curso continuado de quatro anos, participam de aulas de violino, viola, violoncelo ou contrabaixo e ainda de percepção musical, prática de conjunto e canto coral.
A Orquestra de Câmara é oferecida de forma gratuita, com benefícios que incluem vale-transporte social, lanche e a doação de instrumentos para os alunos ao fim do curso, buscando contemplar preferencialmente os dependentes dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo com renda familiar de até três salários mínimos.
Concerto de Formatura da Orquestra de Câmara Sesc
Quando: 13/7/2023, a partir das 19h30
Onde: Sesc Palladium – R. Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte/MG
Entrada: Gratuita, mediante a doação de 1 litro de leite
Adicionar Comentários