Conexões musicais com Raïssa Anastásia 06/08

MEMORIAL VALE RECEBECONEXÕES MUSICAIS NESTE SÁBADO 

Ampliar o universo do sentir. Que música pode sair de uma obra de arte? Como a música pode dialogar com o espaço, com as artes visuais e com o tempo? Provocar sensações para além do ver é a proposta da intervenção “Conexões musicais” que a educadora e flautista Raïssa Anastásia, apresenta no Memorial Vale, no dia 6 de agosto, sábado, às 11h, com entrada gratuita, sendo necessária a retirada de ingressos uma hora antes do evento (no máximo um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados). A performance integra o projeto Sensações Memoráveis, que tem a curadoria de Marco Paulo Rolla.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

Como uma escultura viva, Raïssa Anastásia pretende, através dos sons, buscar um jogo de cores através da música e assim estabelecer uma relação entre as formas dos quadros e seu próprio sentir. É um convite para tocar e ser tocado. Um incentivo às pessoas a ampliarem seus universos e suas emoções por meio da música. Com sua flauta, a artista vai percorrer, junto com o público, os corredores do Memorial Vale, passando e interagindo com as salas do espaço.

Raïssa Anastásia é Mestre em Performance Musical (UFMG), Bacharel em Flauta Transversal (UEMG), Bacharel em Flauta Doce (UEMG) e Licenciada em Artes com ênfase em Música (UNIMONTES). Foi vencedora dos Prêmios Jovem Instrumentista BDMG (2005) e Jovem Música BDMG (2006). A artista vem se descobrindo como multi-instrumentista, além de flauta transita pelo violão, cavaquinho, bandolim, clarinete e outros. Buscando entender o papel e atuação das mulheres na música instrumental iniciou uma pesquisa sobre repertório de mulheres compositoras de choro organizando e catalogando mais de 80 compositoras do gênero. Na docência foi professora do Curso de Música da Unimontes e Unincor. Atualmente é professora do quadro permanente da ESMU-UEMG e doutoranda em Educação pela UFOP.

Quando: 6 de agosto, sábado, às 11h

Entrada gratuita – sendo necessária a retirada de ingressos uma hora antes do evento

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Funcionamento – Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.

Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.

Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Entrada Gratuita