Cyntilante Produções encerra comemoração de 20 anos com “Os Saltimbancos” e “Rainha da Neve” – até 04/05

Cyntilante Produções – companhia que há duas décadas se dedica à adaptação para os palcos de clássicos da literatura infanto-juvenil e óperas encerra mostra comemorativa com “Os Saltimbancos” (3.05) e Rainha da Neve (4.05), no Teatro Francisco Nunes. 

De 5 de abril a 4 de maio, Cyntilante Produções ocupou o palco do Teatro Francisco Nunes com a Mostra 20 anos – Clássicos Cyntilante”. Foram oito espetáculos voltados para toda a família para celebrar as duas décadas de história da companhia, com a magia dos musicais. Importante referência de crítica e público na adaptação e produção de clássicos dos contos de fada para o teatro musical, a companhia encerra a temporada com “Os Saltimbancos” (3.05) e Rainha da Neve (4.05), no Teatro Francisco Nunes. As sessões acontecem sempre aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos já estão à venda, a partir de R$30 na bilheteria do teatro ou pelosite www.cyntilante.com.br. +Info.: no Instagram @cyntilanteproducoes.

“A ideia é começar o ano retomando o repertório de espetáculos inspirados em clássicos, produzidos nesses 20 anos de companhia. Também faremos, ao longo de 2025, apresentações de nossos trabalhos autorais. E a novidade é que no Dia Nacional do Samba, em dezembro, estreamos nova montagem com o tema ‘samba de rua para crianças’. Vai se chamar ‘Aida Rainha da Bateria’ e é inspirada na famosa ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi”, revela o diretor e produtor Fernando Bustamante.

No início dos anos 2000, Fernando Bustamante (na época, 18 anos) começa a produzir seus primeiros Musicais. Mas é em 2005, que o jovem artista abre a Cyntilante Produções e passa a pesquisar e se especializar na linguagem dos grandes musicais para infância e juventude. Em 20 anos, a companhia produziu quase 30 trabalhos no gênero, com repertório amplo e diverso, que reúne espetáculos e óperas, desde clássicos da literatura até trabalhos com dramaturgia autoral. “Nessas últimas décadas, o mundo mudou muito, as novas gerações foram chegando. O que falar para as crianças e jovens de hoje? Sempre tentamos adaptar pensando no público, tanto no caso dos autorais, onde temos mais liberdade criativa, como nos projetos inspirados em obras clássicas”, comenta.

Mas manter a companhia em atividade nessas duas décadas não foi tarefa fácil. Bustamante relembra histórias que marcaram: “Uma emblemática foi a estreia do musical A Pequena Sereia com Orquestra, no Teatro Municipal de Nova Lima”. O produtor conta que após um ano de ensaios, no dia da apresentação, durante o ‘passadão geral’, a luz acaba. “A gente acabou apresentando no foyer onde tinha luz natural, mas poucos integrantes da orquestra, porque não cabiam todos em cena. Só fomos fazer completo no ano seguinte. Bom de contar, embora na época tenha sido trágico (risos)”, recorda. Outro grande desafio, para Bustamante, foi a pandemia. “Tivemos que nos reinventar com as lives nas plataformas digitais”, lembra. Na época, Fernando se lembra também das apresentações no formato drive in, nos estacionamentos dos Shoppings e teatros, com o público assistindo de dentro dos carros. “Foi uma experiência incrível e inovadora para o momento. Nós precisávamos daquele encontro com a plateia”, diz.

MOSTRA 20 ANOS – CLÁSSICOS CYNTILANTE

5 de abril a 4 de maio de 20205

8 espetáculos musicais

Sábados e domingos, às 16h, no Teatro Francisco Nunes

(Av. Afonso Pena, 1321 – Centro)

03/05, sábado – OS SALTIMBANCOS

04/05, domingo – RAINHA DA NEVE

Ingressos a partir de R$ 30

No site da Cyntilante ou na bilheteria do teatro.

Mais informações: www.cyntilante.com.br