Single abre caminhos e sintetiza o universo do seu próximo álbum, “O Pior Aluno da Escola”
Di Souza continua a sequência de lançamentos, que até o final do 1º semestre, culminará em seu terceiro disco de estúdio, “Pior Aluno da Escola”. No dia 28 de março, o cantor, compositor, multi-instrumentista e agitador cultural lança o single “Paranauê da Vida”, com participação do consagrado rapper do Alto Vera Cruz, Renegado. A música sintetiza o tom do álbum a caminho, estabelecendo uma crítica à prepotência acadêmica, enquanto ressalta a importância da sabedoria popular.
O lançamento vem após “Seu Cachorro Tá Na Rua”, que venceu o 10º Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, na categoria Hit do Carnaval, e “Alcova Libertina”, uma releitura do histórico hino do bloco homônimo de Belo Horizonte. Após brincar com as sonoridades carnavalescas, que compõem sua identidade e história, agora, Di Souza traz suas raízes misturando a música de periferia e a música do interior.
A partir dessa fusão, o artista ressalta a importância dos conhecimentos que não circulam na educação formal, mas que são construídos e perpetuados na sabedoria popular. Di Souza lança mão de um verso do cordelista nordestino Patativa do Assaré, “Seu do Doutor que é da cidade, tem diploma e posição”, e completa: “Estudou desde menino sem perder uma lição/ Eu não me comparo a ti mas eu vou dizer agora/ Os paranauê da vida cê num aprende na escola”.
A crítica ganha ainda mais força com o rap, que se encontra com o eletrônico e a viola caipira nos versos que clamam por mais reconhecimento à população que, mesmo sem um diploma, ajudou a construir a sociedade que existe hoje. “Meu avô sem curso superior/ Construiu aqueles prédio que cês tudo estudô”, canta Di Souza.
Além de Renegado, o single conta com produção de Baka, ex-integrante da banda Rosa Neon, e com um time de músicos de tirar o fôlego nas gravações: Marcelo Dai, na bateria; Cláudio Kiari, nas guitarras e viola caipira; Camila Rocha, no baixo; e Cotô Delamarque, que tece comentários ao longo da música. A gravação é de Rafael Dutra, mixagem de Gustavo Lenza e masterização do premiado Felipe Tichauer.
SOBRE DI SOUZA
Além de cantor e compositor, Di Souza é um dos principais atores do Carnaval de Belo Horizonte. O artista atualmente fez parte do renascimento da folia na capital e do surgimento de um dos maiores e mais importantes blocos da cidade, o “Então, Brilha”, em que é regente desde o seu surgimento. Foi responsável por fundar alguns dos principais sucessos da folia: os blocos “É o Amô”, “Pisa na Fulô”, “Abre-Te Sésamo” e “Circuladô”.
Além disso, Di Souza tem um papel fundamental na formação de novos percussionistas e na renovação da cena musical de Belo Horizonte. Ele é o fundador da Percussão Circular, a maior escola de percussão e musicalização da cidade. Ao longo de 11 anos, o projeto já formou cerca de 5 mil alunos, sendo responsável pela formação de grande parte dos batuqueiros do Carnaval de Belo Horizonte.
Lançamento “Paranauê da Vida”
No dia 28 de março de 2025
Disponível em todas as plataformas digitais
Mais informações: @disouza.cambio
Adicionar Comentários