O Encontro de Compositores é um projeto realizado pelo Espaço Multicultural Dona Jandira, em Itatiaia, Ouro Branco, Minas Gerais. A iniciativa é da cantora Dona Jandira, alagoana que vive há mais de 20 anos em Minas, onde tem desenvolvido uma brilhante carreira, sendo uma das referências musicais do Estado. O objetivo é promover, por meio da música, a integração de compositores e intérpretes do estado de Minas Gerais, propiciando o crescimento dos valores artísticos e a descoberta de novos talentos.
O projeto prevê apresentações nesse Espaço Multicultural, bem como em teatros e demais espaços consagrados da música em Belo Horizonte.
O segundo Encontro de Compositores no Centro Cultural UFMG contará com a presença da madrinha Dona Jandira, Lucas Aroeira e Vilmar da Lapinha.
Dona Jandira é alagoana, de Maceió, mas seus primeiros passos na música foi no distrito de Itatiaia, em Ouro Branco, Minas Gerais, aos 66 anos, quando começou a cantar e tocar. Hoje, aos 76 e dez de carreira, possui um extenso currículo e contabiliza centenas de apresentações. Em agosto de 2008 lançou seu primeiro CD interpretando clássicos de artistas como Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso e Ataulfo Alves.
Lucas Aroeira é compositor, multi-instrumentista, cantor e intérprete. Sua pesquisa autoral é inspirada no universo da canção e da música regional brasileira. Na cena autoral o músico atualmente trabalha na gravação do EP “O Passarinho”, em parceria com Gabriel Ribeiro, e atua na composição do seu primeiro disco solo. Participou da 3ª edição do Encontro de Compositores do Espaço Multicultural Dona Jandira, em Itatiaia/MG.
Projeto Música & Poesia
O projeto Música & Poesia promove encontros de artistas, apresentações musicais, recitais, contação de histórias, performances, peças teatrais e toda iniciativa que de alguma forma se relacione às artes verbais e performáticas. É voltado para a comunidade em geral e acolhe as manifestações artísticas de pequeno porte (pois é realizado no hall de entrada do andar superior do prédio) promovendo o exercício do canto, da poesia, da música, do teatro, da performance e da expressão corporal de forma intimista no centro da cidade. Propicia a divulgação dos trabalhos inéditos ou ainda pouco divulgados de atores, músicos, poetas ou daqueles que, sem título que lhes caiba, se misturam e transitam por ambos os caminhos. Aos que permitem o toque do som e da palavra, o Centro Cultural UFMG declara que as portas estão abertas. Sempre às quartas-feiras, às 20h. O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia.
Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 – Centro
Belo Horizonte – MG
(31) 3409-8290
https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Adicionar Comentários