GRUPO CARIOCA RODA GIGANTE TRAZ SUA “BAGUNÇA” PARA O DIVERSÃO EM CENA ARCELORMITTAL
Atração circense irá levar quatro palhaços para a praça Duque de Caxias, no dia 29 de maio (domingo), às 11 horas. Apresentação é gratuita.
Batuca, Cucaracha, Inácio e Simplício são os palhaços protagonistas do espetáculo infanto-juvenil “Bagunça”, próxima atração do Diversão em Cena, projeto promovido pela Fundação ArcelorMittal. Com uma linguagem lúdica e jogos cênicos, a montagem do grupo carioca Roda Gigante remete à infância do passado, mais analógica e pueril. A apresentação gratuita será 29 de maio (domingo), às 11h, na praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza.
Partindo da ideia de levar, literalmente, a bagunça para um espetáculo de teatro, Cristiana Brasil, Diogo Cardoso, Eber Inácio e Florência Santángelo, integrantes do Grupo Roda Gigante, desenvolveram seu novo espetáculo, “Bagunça”. Dirigido por Eber Inácio, a montagem explora o lado positivo da bagunça comumente feita pelas crianças. A inspiração para a montagem surgiu através das intervenções que o grupo realizou como palhaços nas enfermarias pediátricas ao longo de 13 anos. “Num ambiente hospitalar a disciplina é fundamental para o tratamento, e a relação palhaço e criança já é algo fora da rotina. A gente se diverte muito no hospital. A presença do palhaço traz uma desordem e trapalhadas”, pontua o diretor.
Liberdade, criatividade e novas experimentações são pontos explorados no espetáculo, segundo Eber Inácio. “A força das brincadeiras e dos jogos digitais vieram pra ficar, não pensamos em brigar com eles. Eles têm até um lado lúdico, alguns trabalham a criatividade, mas nada se compara à experiência do corpo numa brincadeira. O canto, a dança, o pega-pega, as brincadeiras cantadas fazem parte de uma cultura da aprendizagem e do brincar. Incentivar isso é muito importante, e é um imenso prazer poder falar sobre a tal ‘bagunça’ utilizando um universo tão rico e surpreendente como o das crianças para podermos transgredir juntos no teatro”, finaliza Eber.
“Bagunça” é o segundo dos 11 espetáculos circenses que integram a programação 2022 do Diversão em Cena ArcelorMittal. Além de Belo Horizonte, o projeto ganha os palcos de Sabará e Juiz de Fora. A programação circense tem curadoria da Agentz Produções Culturais que realiza também o Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte e que agora, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, programou diversos trabalhos circenses para integrarem a programação do Diversão em Cena. “A escolha dos espetáculos levou em consideração a qualidade artística, mas também a diversidade de estilos e estéticas. Temos um recorte representativo da produção circense brasileira direcionada ao público infantil, com espetáculos que trazem desde apenas a presença de palhaços, até apresentações mais técnicas, que utilizam diversas modalidades circenses”, comenta Fernanda Vidigal, sócia da Agentz.
O programa Diversão em Cena há mais de uma década tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Confira a programação completa em: www.famb.org.br/diversaoemcena
Sobre a Fundação ArcelorMittal – Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.
Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br.
DIVERSÃO EM CENA ARCELORMITTAL
“BAGUNÇA”
Data: 29 de maio (domingo)
Horário: 11h
Local: Praça Duque de Caxias – bairro Santa Tereza / BH
Gratuito
Classificação: livre
Duração: 45 min
Adicionar Comentários