Evandro Nunes conduz Percurso Formativo do Projeto Xia – 02 e 09/08

Além desses, haverá outros cinco encontros, uma vez que o percurso formativo será estruturado em seis encontros presenciais, onde os participantes terão a oportunidade de vivenciar atividades práticas, conduzidas por artistas educadores especializados

A 2ª Edição do projeto XIA realiza Percurso Formativo para profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF) nos próximos dias 2 e 9 de agosto, no CRAS Santa Rosa, localizado na rua Major Delfino de Paula, 2553, bairro São Francisco, em Belo Horizonte.  Este percurso é uma oportunidade única para vivenciar e refletir sobre a utilização de recursos lúdicos e linguagens artísticas na abordagem de temas essenciais como sexualidade, gênero e raça.   

A ação tem como objetivos, capacitar os profissionais, desenvolver habilidades para elaborar e conduzir atividades coletivas utilizando metodologias lúdicas e artísticas, fomentar a reflexão, proporcionar uma experiência que permita a reflexão sobre as práticas atuais e a construção de novas abordagens, ampliar o repertório, oferecer uma experiência prática que enriqueça o repertório de ferramentas e técnicas dos participantes. 

“Assim, o “Xia 2024” visa a promover uma reflexão profunda sobre a complexidade da experiência humana e a importância de resgatar a essência de cada indivíduo em meio a um mundo que muitas vezes nos desconecta de nossa própria identidade. É uma oportunidade de mergulhar no universo poético dos corpos que dançam, cantam e celebram a pluralidade que nos torna únicos e especiais”, explica Michelle Sá, que é curadora do projeto. 

Metodologia

Os participantes receberão um mapa para registrar as etapas e experiências do percurso, facilitando a construção de suas próprias proposições de atividades. Um dos encontros será conduzido pelo ator Evandro Nunes, que também é diretor em teatro, performer, poeta, contador de histórias, pedagogo, mestre em educação pela UFMG. O artista também é doutorando em educação pela UFOP, pesquisador das teatralidades negras, especialista em promoção da igualdade racial, mobilizador social, criador e apresentador da websérie “Série Sofá Azul”

“Pensar, agir, repensar, é a premissa maior da Oficina Ter-Ato, que visa, a partir dos jogos teatrais, possibilitar a construção de um arsenal capaz de auxiliar outros profissionais a desenvolverem atividades relativas aos temas de seus trabalhos ou campanhas. Ter-Ato é um convite à experimentação e às experienciações capazes de construir conhecimento a partir da vivência”, explica. 

Além desses, haverá outros quatro encontros, uma vez que o percurso formativo será estruturado em seis encontros presenciais, onde os participantes terão a oportunidade de vivenciar atividades práticas, conduzidas por artistas educadores especializados. Cada encontro será dividido em duas partes: a primeira parte focará na experiência prática e vivencial, enquanto a segunda parte será dedicada à reflexão e discussão sobre as atividades realizadas, além de planejar a aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto de trabalho dos participantes.

Sobre o Instituto Se Toque

O Instituto Se Toque é uma iniciativa de experimentação e pesquisa em arte, gênero e sexualidade, idealizado pelas artistas Catarina Maruaia e Lina Mintz. Fundado em 2014, o Instituto oferece oficinas, vivências e projetos culturais para mulheres, corpos dissidentes e jovens. O Instituto se formalizou como uma Organização Sociocultural em 2021. Seu trabalho se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo igualdade de gênero e bem-estar para todos.

Sobre o projeto

O projeto XIA – Programação cultural (Chamamento Público CMDCA/BH No 001/2022), realizado pelo Instituto Se Toque, visa promover espaço de experimentação, troca e investigação da arte como ferramenta de transformação social e reconhecimento da existência de corpos e expressões culturais dissidentes por meio de uma programação cultural e artística voltada para adolescentes e seu entorno (crianças, familiares e responsáveis) visando a ampliação do acesso à arte, a cultura e ao lazer, criando ainda oportunidades de desenvolvimento integral ao público em situação de vulnerabilidade, uma vez que as atividades do projeto têm caráter interdisciplinar.

Percurso Formativo do Projeto Xia

Datas:  02 e 09 de agosto de 2024

Horário: 8h30

Local: CRAS Santa Rosa. Endereço: R. Maj. Delfino de Paula, 2553 – São Francisco, Belo Horizonte. 

Gratuito. Vagas esgotadas.