Feira de brechós BreShop na Pampulha 12/12

Feira de brechós na Pampulha terá 60 expositores e música ao vivo

A tradicional feira de brechós BreShop está com data marcada para acontecer novamente. Se tudo der certo, o evento acontecerá no dia 12 de dezembro, sábado, das 10h às 16h, no Instituto Itapoã. Além da venda de roupas, a feira também contará com música ao vivo, em apresentação de Daniel Stark e banda, praça de alimentação e espaço infantil. A entrada é gratuita.

Serão mais de 20 mil produtos à venda, entre novos e seminovos. São roupas, acessórios, calçados, lingeries, bijuterias, cosméticos, itens de decoração e artesanato. Os valores começam em R$5.

A feira estava inicialmente marcada para o dia 9 de maio. A última edição do evento foi realizada no dia 15 de fevereiro, um pouco antes de a pandemia chegar ao Brasil. Apesar de estar com a nova data marcada, é importante ficar atento às páginas do BreShop na internet, pois dependendo da situação da Covid-19 na cidade, a feira pode ser novamente adiada.

Durante o período em que não foi possível realizar as grandes feiras, o BreShop passou a promover leilões virtuais, através de transmissões ao vivo no Instagram, com o objetivo de manter o consumo consciente de roupas mesmo no momento difícil. Quase todas as semanas estão acontecendo os leilões, com as peças de vários brechós belorizontinos convidados pela organização.

O grande sucesso de eventos deste tipo se deve ao aumento da busca por sustentabilidade no mundo da moda, atitude que passa pelo reaproveitamento de roupas antigas. Além de ajudar o meio-ambiente, a compra e venda de roupas usadas também pode ajudar a ganhar dinheiro extra ou economizar na renovação dos visuais.

Em um artigo no site GUIA55, a personal stylist Patrícia de Souza conta que a tendência dos brechós também traz outras influências para a moda: “A procura pelo consumo sustentável fez com que muitas pessoas voltassem a atenção para peças antigas, que estavam esquecidas e eram consideradas fora de moda. Junto com o sucesso dos brechós, muitas dessas peças voltaram a fazer parte dos guarda-roupas mundo afora, como os modelos oversized, as pochetes e os óculos redondos”.

Para ter uma ideia da importância de comprar roupas usadas, vale a pena trazer alguns dados. A fabricação de uma única calça jeans consome 11 mil litros de água. Se a produção têxtil permanecer nos níveis atuais, em 2050 ela será responsável por 26% de todos os gases causadores do efeito estufa. Enquanto isso, mais de 500 bilhões de dólares em roupas e tecidos são jogados fora todos os anos no mundo.

Data: 12/12/2020

Horário: 10h às 16h

Endereço: Avenida Portugal, 5405, Itapoã – Belo Horizonte (em frente ao Walmart)

Entrada: Gratuita