Feriado prolongado é na Casa Fiat de Cultura 15/08 a 18/08

Esta é a última oportunidade para visitar as exposições “Pimpa” e “BH eclética”, que ficam em cartaz até domingo (18). Oficina de criação de quadrinhos, Ateliê Aberto e Passeio pela História completam a programação 

A Casa Fiat de Cultura estará de portas abertas na quinta-feira, 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, e nos demais dias do fim de semana com atividades gratuitas para toda a família. O público terá a última chance para visitar as  exposições “BH eclética: a arquitetura de Edgard Nascentes Coelho na Casa Fiat de Cultura” e “Pimpa na Casa Fiat de Cultura”, que ficam em cartaz até este domingo, 18 de agosto. Ainda na programação, as obras da mostra “Rupestres”, do artista plástico Higo José, e as atividades do Ateliê Aberto “Bordando memórias de um passado rupestre”, do Passeio pela História “Os edifícios ecléticos de BH” e da Oficina “Criação de Quadrinhos”. O horário de funcionamento da Casa Fiat de Cultura é de terça a sexta-feira, das 10h às 21h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.  Toda a programação é gratuita.

Este é o último fim de semana para conhecer a Pimpa, a encantadora cachorrinha de bolinhas vermelhas, personagem do imaginário infantil italiano. Nascida em 1975, fruto da imaginação e técnica do renomado cartunista italiano Francesco Tullio-Altan, Pimpa é símbolo da descoberta, da imaginação e da liberdade. De forma leve e envolvente, ela sai dos livros, quadrinhos e desenhos animados e se transforma, pela primeira vez, em uma exposição sensorial e imersiva. O percurso expositivo convida o visitante a aprender sobre pratos típicos italianos e sobre a agricultura, viajar pelo espaço, procurar personagens fantásticos, encontrar pessoas famosas e conhecer a excelência italiana. De forma lúdica e divertida, a exposição é composta por desenhos e textos, utilizando do recurso de quiz para estimular a observação e o aprendizado. Elementos reais como barco, varas de pescar e máscaras de carnaval estimulam a interação de crianças e adultos com a história.  A mostra ainda conta com uma sala de vídeos – onde é possível assistir aos desenhos animados de Pimpa e um espaço para os visitantes criarem seus próprios desenhos. Duas capivaras de pelúcia dão as boas-vindas aos visitantes, numa referência a esses animais que vivem em lagoas na região de Belo Horizonte, convidando crianças e adultos a pensarem sobre os laços que ligam a Itália à cultura brasileira.

Esta semana também é a última oportunidade para visitar a exposição “BH eclética: a arquitetura de Edgard Nascentes Coelho na Casa Fiat de Cultura”. Importante edificação da construção de Belo Horizonte e patrimônio histórico e cultural da cidade, o Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) foi projetado pelo arquiteto Edgard Nascentes Coelho. Em 1894, ele chega a Belo Horizonte para ser o principal desenhista da seção de arquitetura da Comissão Construtora da Nova Capital e, então, projeta importantes prédios públicos da paisagem da capital mineira, como a antiga Estação Central (1896), a Igreja de São José (1901), o prédio do Arquivo Público Mineiro (1897) e o coreto da Praça da Liberdade (1913). A exposição proporciona, por meio de fotografias, desenhos arquitetônicos e cartões postais originais, uma visão da primeira paisagem da cidade e do estilo eclético dos projetos do arquiteto. O acervo do mobiliário da época do Instituto de Educação (IEMG) ativa o imaginário e a memória da capital mineira do início do século XX ampliando a percepção desse período para além da arquitetura. A artista Jeanne Milde, pioneira na educação para as artes em Minas, também faz parte dessa história: a mostra conta com três esculturas do acervo do Museu Mineiro, incluindo a emblemática “As Adolescentes” (1937). 

Na mostra “Rupestres”, em cartaz na Casa Fiat de Cultura até o dia 8 de setembro, as pinturas pré-históricas encontradas nas paredes das cavernas e paredões rochosos ganham uma releitura. O artista visual cearense Higo José apresenta 16 obras, entre bordados e esculturas têxteis, que traduzem pinturas rupestres nacionais, especialmente aquelas encontradas na Serra da Capivara (Piauí) e no Vale do Peruaçu (Minas Gerais). Para o artista, a exposição é uma espécie de trabalho arqueológico, em que ele faz a catalogação das figuras. As tradicionais pinturas rupestres ganham novas formas, com animais organizados a partir de uma visão subjetiva, pensando cores e a disposição das figuras de forma minuciosa. As linhas entrelaçadas e os tecidos despertam novos interesses, por meio do trabalho que, além do peso da história, carregam a tradição do bordado. Assim, o diálogo entre a arte da pré-história, esculturas têxteis e as peças bordadas resultam em uma mostra contemporânea, cheia de simbolismos e carregada de afeto. 

Programação paralela às exposições 

Como um desdobramento da exposição “Rupestres”, no sábado (17), às 10h30 e às 15h, e domingo (18), às 15h, o público poderá participar do Ateliê Aberto “Bordando memórias de um passado rupestre”. Utilizando a técnica do ponto russo, os participantes poderão criar peças que reverenciam o rico acervo arqueológico brasileiro, além de sua própria origem, cultura e história. O objetivo da atividade é destacar a conexão entre a arte primeva e a história da humanidade, promovendo uma reflexão sobre as raízes de cada um e a importância de preservar e valorizar o patrimônio cultural. A atividade não exige experiência prévia e é aberta para todos. Os interessados podem se inscrever gratuitamente para a atividade 15 minutos antes do seu início, na recepção da Casa Fiat de Cultura. 

No sábado, 17 de agosto, às 10h30, será realizado o Passeio pela História “Os edifícios ecléticos de BH”. A beleza e a história do ecletismo das construções belo-horizontinas ao redor da Casa Fiat de Cultura são tema desta edição. A caminhada tem início na Casa Fiat de Cultura, quando o público terá a oportunidade de conhecer a exposição “BH Eclética”, depois segue para o Coreto da Praça da Liberdade, antigo Pavilhão da Música, passa pelo elegante Salão Vivacqua e termina no histórico Palacete do Secretário de Finanças, hoje Arquivo Público Mineiro, todos construídos pelo arquiteto Edgar Nascentes Coelho e que ainda marcam a paisagem da capital mineira. Durante o passeio, os participantes serão convidados a elaborar sobre como esses elementos patrimoniais moldam a identidade coletiva e a memória cultural dos mineiros. O percurso é feito a pé, por isso recomendamos o uso de roupas e calçados apropriados para caminhada e que os participantes levem água para se hidratarem ao longo da atividade. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Sympla.

Já no domingo, dia 18 de agosto, das 10h30 às 12h, o ilustrador e quadrinista Fabiano Azevedo irá ministrar a Oficina “Criação de Quadrinhos”. Serão apresentados alguns fundamentos básicos de criação do argumento e do roteiro, além de técnicas elementares de desenho e narrativa – construção e caracterização de personagens, expressões de rosto, cenários, planos e enquadramentos e composição de página. Os participantes serão encorajados a criar suas histórias usando um estilo simplificado de desenho, de forma a privilegiar a narrativa e favorecer a execução rápida do trabalho. A atividade é voltada para iniciantes e está sujeita à lotação. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Sympla. 

Programação da Casa Fiat de Cultura para o feriado prolongado (15 a 18 de agosto de 2024): 

Exposição “Pimpa na Casa Fiat de Cultura”
Período expositivo: Até 18 de agosto de 2024

Exposição “BH eclética: a arquitetura de Edgard Nascentes Coelho na Casa Fiat de Cultura”
Período expositivo: Até 18 de agosto de 2024

Exposição “Rupestres”
Período expositivo: Até 8 de setembro de 2024

Ateliê Aberto “Bordando memórias de um passado rupestre”
Sábado (17), às 10h30 e às 15h; e domingo (18), às 15h
Os interessados podem se inscrever gratuitamente para a atividade 15 minutos antes do seu início, na recepção da Casa Fiat de Cultura

Passeio pela História “Os edifícios ecléticos de BH”
Sábado, 17 de agosto, às 10h30
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Sympla

Oficina “Criação de Quadrinhos”
Domingo, 18 de agosto, das 10h30 às 12h
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Sympla

TODA A PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade

Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h   

Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura