FLÁVIO RENEGADO CONVIDA PARA A FESTA DE SÃO JORGE EM BH
ASSOCIAÇÃO AREBELDIA FESTEJA COM TRADICIOANAL FEIJÃO TROPEIRO E RODA DE SAMBA DA VERA
Dia 22 de abril, domingo, é dia de celebrar São Jorge, o santo guerreiro. A Associação Cultural Arebeldia fecha mais um ciclo de atividades em festa! É o resultado das Oficinas de Novos Talentos, um dos projetos da Associação, que reuniu dezenas de jovens do Alto Vera Cruz em formações culturais, ao longo dos últimos meses.
Ao som do Samba da Vera, o público é convidado a experimentar a gastronomia mineira, o tradicional feijão tropeiro, feito pelas chefs da comunidade.
Sobre o Samba da Vera
Seguindo as tradições da música mineira que o Samba da Vera já nasce como um dos principais nomes da nova cena regional. Liderado pelos intérpretes Flávio Renegado e Manu Dias, a banda é composta por grandes artistas como o percussionista Robson Batata e Tulio do Pandeiro.
Com pouco mais de um ano de existência, o Samba da Vera tem em seu currículo grandes eventos como o Festival de Inverno de Vilas e Favelas e o Circuito Gastronômico de Favelas, onde recebeu, como convidados músicos de toda a cidade. Além de nomes do samba mineiro, o Samba da Vera já dividiu o palco com a Bateria da Portela e a responsável pela feijoada mais famosa do Rio de Janeiro, a Tia Surica, a primeira mulher a ser campeã na Sapucaí como “puxadora” de samba enredo, em 1966.
Sobre as Oficinas
Desde fevereiro, 30 jovens da comunidade do Alto Vera Cruz, participam de oficinas de culturais, cujos temas foram “Percussão Musical” e “Organização de Eventos”, tendo como objetivo inserir estes jovens no mercado cultural de BH. A Oficina de Organização de Eventos continua até dezembro de 2018, quando os participantes terão a oportunidade de colocar em prática toda a teoria apreendida, participando ativamente das produções da Festa de Natal, Samba de Noel e Quizomba da Vera, eventos realizados pela Arebeldia.
Sobre A Arebeldia – (2009|2018)
A Associação Arebeldia Cultural tem sua sede na comunidade do Alto Vera Cruz, região leste da capital, onde nasceu o artista Flávio Renegado, um dos seus fundadores ao lado da produtora cultural Danusa Carvalho.
A Associação acredita que a transformação social parte do desenvolvimento do indivíduo, para o desenvolvimento territorial e passa necessariamente, pelo percurso Ocupação – Reconhecimento – Apropriação – Transformação. Foi a partir daí que construiu os pontos de método que suportam todas as ações realizadas.
Ocupação: a Arebeldia parte da ocupação local seja através dos equipamentos e instituições já instaladas ou pela instalação da sua presença no território.
Reconhecimento: toda comunidade se faz no conjunto de recursos individuais, familiares e comunitários. É necessário que esse tecido social seja reconhecido e valorizado pela instituição e pelos próprios moradores para que compreendam sua história e definam de forma resiliente os caminhos que seguirão.
Apropriação: reconhecer e responsabilizar-se pelo patrimônio comunitário e o individual é condição primeira para o desenvolvimento do protagonismo.
Transformação: resultado do processo de ocupação, reconhecimento e apropriação assegurando melhorias significativas nos indicadores de qualidade de vida coletivos e individuais.
Realizações da Associação Arebeldia
Em 2009 nasceu a Associação Arebeldia Cultural com o objetivo de incentivar o protagonismo, incentivando e fomentando a educação, formação profissional e participação comunitária de pessoas de baixa renda expostas às vulnerabilidades relacionadas às condições de moradia, baixa escolaridade e acesso restrito ao mercado de trabalho.
A cultura sempre esteve, para a Arebledia, como a propulsora da transformação pessoal e social que os fundadores perseguem. As primeiras ações focaram na construção de metodologias próprias de intervenção através do intercâmbio, reconhecimento e utilização de tecnologias sociais desenvolvidas e adotadas por outas instituições do terceiro setor e grupos associativos.
Foram desenvolvidas oficinas e palestras:
- Penitenciária Lemos Brito – Salvador/BA 1.336 detentos
- Centro de Internação Dom Bosco – Belo Horizonte/MG 160 internos
- Cidade dos Meninos – Neves/MG 1.500 alunos
- Spetáculo–Tema principal para espetáculo dirigido por Gringo Cardia Rio de Janeiro/RJ
- Voz do Morro– visita e palestra no Complexo do Alemão/RJ
- Laboratório do Facebook -As. Unas –Palestra e debate com juventudeHeliópolis/SP
- Circuito Mova-seprojeto de música na periferia de BH (Barreiro, Centro-Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Pampulha e Venda Nova)
Em 2015 a atuação da Arebeldia foi reconhecida e a entidade recebeu a titulação de utilidade pública municipal, estadual e federal:
- Utilidade Pública Municipal – Decreto N. 16.086 de 11 de setembro de 2015
- Utilidade Pública Estadual – Proposição de Lei N. 22.774 de 19 de novembro de 2015
- Utilidade Pública Federal – Portaria N. 2.002 de 03 de dezembro de 2015
Ainda em 2015 a Associação realizou a reforma do imóvel aonde está situada sua sede provisória. No local será a construído um espaço de 4 andares com 2 salas por andar para oficinas, administração e lounge, café, biblioteca digital e física, teatro com capacidade para 120 pessoas, camarim, e deposito. O projeto foi assinado pelo arquiteto Izay Weinfeld, reconhecido como um dos maiores arquitetos do Brasil e que fez para a Arebeldia sua primeira obra social.
Em 2016 a sede provisória foi inaugurada na comunidade do Alto Vera Cruz onde vem desenvolvido ações a partir de quatro Núcleos de Trabalho:
- Cultura, Lazer e Turismo
- Educação e Desenvolvimento Social
- Saúde e Esporte
- Geração de Trabalho e Renda
A Arebeldia tem como meta construir sua própria sede ao longo dos próximos anos.
Dia: 22/04
Horário: a partir das 12h
Acesso: Gratuito
> Todos os pratos serão vendidos a preço único de R$10,00 (dez reais)
Atrações:
– Encerramento das Oficinas Novos Talentos
– Roda de Samba da Vera
– Gastronomia mineira
Local: Associação Arebeldia Cultural
Endereço: Rua Desembargador Bráulio, 167 – Alto Vera Cruz – BH/MG
Adicionar Comentários