Festival Sabiá 2025 desafia estereótipos com o tema “É Moderno Envelhecer”
Dedicado exclusivamente a artistas 50+, evento gratuito acontece
entre 22 e 27 de abril em Belo Horizonte
O Festival Sabiá retorna para sua quarta edição nos dias 22 a 27 de abril, dedicado exclusivamente à valorização e celebração de artistas com mais de 50 anos. Com o tema “É MODERNO ENVELHECER”, o festival ocupará a Praça Floriano Peixoto e a Casa Floreana, em Belo Horizonte, com uma programação gratuita que inclui mais de 20 atrações entre apresentações musicais, teatrais, oficinas, exposições e rodas de conversa.
Além das atrações artísticas no fim de semana, o Festival Sabiá promove também os Encontros Sabiá, uma programação que acontece entre os dias 22 e 24 de abril, na Casa Floreana, no bairro Santa Efigênia. Os Encontros propõem uma imersão em debates, vivências e experiências voltadas para temas relacionados à arte, cultura e envelhecimento, reforçando a missão do festival de estimular reflexões sobre etarismo, longevidade e expressão artística na maturidade.
O Festival Sabiá 2025, apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Cemig e Instituto Unimed BH, é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o Patrocínio da Cemig, Instituto Unimed BH, através do incentivo de 5,3 mil cooperados e colaboradores, e Banco Mercantil do Brasil. Realização: EncantaQueVoa, Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente, e Governo Federal, União e Reconstrução”.
O projeto que iniciou-se em 2019, rompe com o falso dilema entre modernidade e envelhecimento, demonstrando que a inovação e a experiência não apenas podem coexistir, mas formar uma síntese poderosa nas expressões artísticas. “Nossa missão é protagonizar pessoas 50+ e, para este ano, queremos possibilitar sua presença nos debates sobre o futuro, sobre a modernidade que a cada vez mais transforma a nossa realidade social. Como ser 50+ nesse contexto?”, afirma Samir Caetano, um dos idealizadores do projeto.
Entre os destaques da programação estão shows musicais e atrações teatrais como Amelinha, Tizumba África 50, Maria Cutia, Grupo Atrás do Pano, além das Meninas de Sinhá, que representam a força da tradição, da cultura popular em diálogo constante com a contemporaneidade.
“Estamos muito animados para essa edição. Ver grandes nomes da música brasileira no palco, acompanhados de artistas que o público tanto admira, é inspirador. O Festival Sabiá é exatamente isso, trazer novas formas de pensar sobre o envelhecimento e a arte”, comenta Débora Campos, também idealizadora do projeto.
O Festival Sabiá 2025 foi concebido com atenção especial à acessibilidade e ao conforto do público, garantindo que pessoas de todas as idades possam desfrutar das apresentações. Embora o foco seja a valorização dos artistas 50+, destacando a relevância e a contemporaneidade de suas produções artísticas, o evento é um convite ao diálogo intergeracional.
A cada edição, o festival consolida-se como referência em políticas culturais inclusivas, provando que a arte madura não apenas resiste ao tempo – ela o transcende e o reinventa constantemente.
Uma novidade deste ano, é o lançamento de um Catálogo com a relação de artistas 50+ de Belo Horizonte e de fornecedores das artes e da cultura. Esse catálogo reunirá informações sobre artistas de grande valor, destacando suas trajetórias e qualificando-os como potenciais nomes para a curadoria de outros festivais e eventos culturais. A área de fornecedores funcionará como as antigas “páginas amarelas” trazendo vários contatos para vários produtos e serviços na área da produção cultural.
FESTIVAL SABIÁ
Encontros Sabiá:
Data: 22 a 24 de abril de 2025
Local: Casa Floreana (Avenida do Contorno, 3293)
Acesso gratuito
Festival Sabiá na Praça:
Data: 26 e 27 de abril de 2025
Horário: das 10h às 19h
Local: Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG
Acesso gratuito
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira, 22 de abril
17h – Curta-metragem “Nunca Pensei que Seria Assim”
18h às 20h – Roda de conversa “Vivências e Inspirações com 50+”
20h às 20h30 – Contação de histórias “Akenda Mbani, o homem que não ia duas vezes ao mesmo lugar”, com Rosana Mont’Alverne
20h40 às 22h – Apresentação musical com Juarez Moreira
Quarta-feira, 23 de abril
17h – Curta-metragem “O Vô Tá On”
18h às 20h – Roda de conversa “Etarismo”
20h às 20h30 – Cena curta de teatro “Outras Pessoas”, com Luciano Luppi
20h40 às 22h – Apresentação musical com Camarão de Rama
Quinta-feira, 24 de abril
17h – Curta-metragem “Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz”
18h às 20h – Roda de conversa “Fazer arte com 50+”
20h às 20h30 – Performance “Mulher Cueca”, com Tina Dias
20h40 às 22h – Apresentação musical com Titane
Sábado, 26 de abril
10h – Oficina Dança Sênior
11h – Show Saberes e Tradições (Meninas de Sinhá)
12h – Vozes de Antes, de Hoje (Roda de Mulheres – ZAP 18)
14h30 – Espetaclim (Grupo Cine Teatro Vagalume)
15h30 – O Guarda-Chuvista (Núcleo de Atuação e Pesquisa)
16h15 – Quase Árvore (Grupo Teatro Atrás do Pano)
17h15 às 18h – Oficina Dança Livre
18h – Show 45 anos de Sucessos – Amelinha
Domingo, 27 de abril
10h – Oficina Tai Chi Chuan
11h – Show Meninas das Gerais
12h – Seu Geraldo (Grupo Pigmalião)
15h – Rosa dos Ventos (Grupo Teatro Entre Elas)
15h30 – Ópera de Sabão (Grupo Maria Cutia)
16h45 – Oficina Teatro
17h – Corpo Preto Surdo: Nós Estamos Aqui (Cia de Teatro BH em Libras)
18h – Show Tizumba África 50
Mais informações: www.portalsabia.com.br
Adicionar Comentários