TEMPORADA 2023
Quinze primaveras musicais
FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS CELEBRA O DIA DAS MÃES EM CONCERTO GRATUITO EM FRENTE À SALA MINAS GERAIS
Com regência do maestro associado, José Soares, Orquestra interpreta grandes clássicos
No dia 14 de maio, em homenagem ao Dia das Mães, a Filarmônica de Minas Gerais faz seu segundo concerto da série “Filarmônica na Praça” em Belo Horizonte, na Praça da Filarmônica (praça do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em frente à Sala Minas Gerais, sede da Filarmônica), às 11h. Sob a batuta do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica, a Orquestra leva ao público grandes clássicos do universo sinfônico brasileiro e internacional, como Carmen, de Bizet; A bela adormecida, de Tchaikovsky, Batuque, de Lorenzo Fernandez, Mourão, de Guerra-Peixe, e obras do universo popular arranjadas para orquestra, como Corta-jaca de Chiquinha Gonzaga (com orquestração de Anderson Alves), e Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento (com orquestração de Nelson Ayres). A apresentação é gratuita.
O maestro José Soares conta que o concerto vai trazer uma diversidade enorme de música e de emoções, num grande passeio pelo repertório internacional e do Brasil. “Estamos muito felizes de voltar a nos apresentar nas praças com um programa que terá duas partes. Vamos começar com grandes clássicos da música orquestral, com temas que certamente todos vão reconhecer, como a ópera Carmen de Bizet e a marcha Pompa e Circunstância de Elgar; o encantamento que virá com a valsa de A bela adormecida de Tchaikovsky e a alegria do animado Cancã de Jacques Offenbach. A segunda parte, revela José Soares, nos traz para o Brasil, em uma homenagem que Cyro Pereira faz ao compositor norte-americano George Gershwin, que completa 125 anos em 2023; em seguida, teremos o Batuque de Lorenzo Fernandez, o Mourão do Guerra-Peixe e o Corta-jaca da Chiquinha Gonzaga, com orquestração de Anderson Alves. Depois desse longo passeio pelo Brasil, voltamos a Minas Gerais com uma orquestração de Nelson Ayres para a obra Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Vai ser impossível não se emocionar e se divertir ao mesmo tempo”, conclui o maestro.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Patrocínio: Mason Holdings e Mercantil do Brasil. Apoio: Circuito Liberdade. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Filarmônica na Praça
14 de maio, às 11h
Praça da Filarmônica (em frente à Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto)
Concerto gratuito
Adicionar Comentários