11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá 05/07 a 09/07

Nos 130 anos de Mário de Andrade, Ciclo de Debates convida negros para discute identidade do autor de “Macunaíma”

Motivados pela comemoração dos 130 anos de nascimento de Mário de Andrade, o Sesc SP e o Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – apresentam o Ciclo de Debates Virtuais “Mário de Andrade, Negro, 130 Anos”, no qual seis especialistas negros vão discutir, entre outros assuntos, a questão da identidade do autor de “Macunaíma”, nomeado Patrono do Festival. São eles: Oswaldo de Camargo, Inaê Lopes, Oswaldo Faustino, Ana Flávia Magalhães Pinto, Pascoal da Conceição e Angélica Ferrarez. Todos os debates, mediados pelo Curador Tom Farias, irão ao ar durante o Fliaraxá, que acontece de 5 a 9 de julho, nos youtubes do Fliaraxá e Sesc CPF – confiram o cronograma, abaixo.

Considerando a identidade negra de Mário, essa proposta é de extrema importância para uma compreensão mais ampla e profunda da sua obra e do contexto em que ele se inseriu. Mário de Andrade foi um dos mais importantes escritores e intelectuais brasileiros, reconhecido por sua contribuição para a cultura e a arte no país. No entanto, muitas vezes sua identidade racial é negligenciada ou deixada em segundo plano nas discussões sobre sua obra.

Ao abordar Mário de Andrade sob a perspectiva de sua negritude, promove-se uma revisão crítica do legado do autor, lançando luz sobre aspectos muitas vezes invisibilizados ou silenciados. A visão de Mário de Andrade como um escritor negro, em um país marcadamente racializado como o Brasil, abre espaço para reflexões sobre a construção da identidade do autor e a relação entre sua obra e a questão racial.

CRONOGRAMA:

Dia 5/7, quarta-feira, 19h – Oswaldo de Camargo
“Quem é este Mário de Andrade. Branco? Negro?”

Dia 6/7, quinta-feira, 12h – Ynaê Lopes
“Mario de Andrade e um Brasil que nasce”

Dia 7/7, sexta-feira, 12h – Oswaldo Faustino
“O elegante intelectual cai no samba”

Dia 7/7, sexta-feira, 12h – Ana Flávia Magalhães Pinto
Mário de Andrade e suas políticas da memória

Dia 9/7, domingo, 12h – Pascoal da Conceição
“Mário de Andrade desce aos infernos”

Dia 9/7, domingo, 17h – Angélica Ferrarez
“Mário de Andrade, intérprete do Brasil?”

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho 2023, de quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: Programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa

Informações:

@fliaraxa – www.fliaraxa.com.br