Grupo Trampulim apresenta 3º ÍMPETO com duas semanas de lives, oficinas e espetáculos

Entre os dias 23 e 31 de outubro, evento vai oferecer 16 atividades gratuitas de palhaçaria, improvisação e música, linguagens que norteiam pesquisa do grupo; inscrições para oficinas já estão abertas e vagas são limitadas

A milenar arte da palhaçaria envolve a maquiagem com o tradicional nariz vermelho, o manejo atento do riso frouxo, a presença de palco e a conexão com o público. Mas, sobretudo, ser palhaço exige um ingrediente indispensável não necessariamente ao corpo, mas ao coração: o desejo pulsante de despertar, dentro de si, o palhaço que arranca gargalhadas afetivas do improviso, atento a reflexões e críticas, sociais e políticas, em conexão com outras linguagens artísticas. É a partir dessa tônica que o Grupo Trampulim, com quase três décadas de caminhada na palhaçaria, apresenta a terceira edição do Festival ÍMPETO – Invasão Mundial de Palhaços e Todos os Outros, entre os dias 23 e 31 de outubro. Realizado pela primeira vez de forma online, devido à pandemia da Covid-19, a programação é gratuita e oferece 16 atividades, com convidados do Brasil, Argentina, México e Peru, que incluem lives, espetáculos e oficinas artísticas.

Formado atualmente por Adriana Morales (Benedita Jacarandá), Tiago Mafra (Sabonete), Poliana Tuchia (Socorro), Chaya Vasquez (Conselhos) e Rafael Protzner (Alfinete) – e seus respectivos arquétipos saltimbancos –, há 26 anos o Grupo Trampulim mistura influências do teatro, da música, da improvisação, do circo e dos jogos lúdicos, inspirados por múltiplas essências artísticas. As referências vão da Commedia dell’Arte italiana ao improviso do maracatu, passando pelo Sistema Impro (de improvisação), criado pelo inglês Keith Johnson, sempre com foco em ampliar as possibilidades dos significados do que é ser palhaço –, um ofício que exige constante fluidez e adaptação na formação artística e pessoal. 


De um lado, o casal Morales e Mafra, bem como Tuchia, se dedicam à pesquisa da linguagem corporal e dos arquétipos do palhaço, enquanto Protzner carrega uma robusta bagagem dos jogos de improvisação cênica e Vasquez, conhecida por conduzir nas ruas belo-horizontinas dezenas de blocos carnavalescos – incluindo o tradicional Bloco da Praia da Estação –, imbui ao universo circense os tambores graves do maracatu, em diálogo estreito com as práticas de improviso.

Trampulim apresenta 3º ÍMPETO – Invasão Mundial de Palhaços e Todos os Outros

Quando. 23 a 31 de outubro

Onde. Zoom, YouTube e Instagram

Quanto. Programação gratuita

Inscrições para oficinas. Site do Trampulim

Nas redes. YouTube | Instagram | Facebook