Mateus Baêta lança videoclipe inédito “Lara” premiado em Los Angeles – 28/11

Dirigido pelo cineasta de Belo Horizonte Cesar Raphael, trabalho integra o disco recém- lançado “Let Go Of The Past”

O cantor, compositor e multi-instrumentista de Conselheiro Lafaiete (MG), Mateus Baêta, continua o lançamento do seu álbum audiovisual “Let Go Of The Past”. No dia 28 de novembro, o videoclipe “Lara”, vencedor de Melhor Cinematografia no Los Angeles Music Video Festival 2023, será lançado no YouTube do artista, às 21h. O trabalho foi dirigido pelo premiado cineasta de Belo Horizonte Cesar Raphael e é estrelado pela atriz Ana Emery. 

“Let Go Of The Past” (2023) é resultado de um longo processo de produção que durou cerca de dez anos. O primeiro videoclipe lançado, da faixa-título, tem direção de Guilherme Fiuza, ícone do cinema mineiro, que faleceu em maio deste ano, e atuação de Paloma Bernardi, sucesso nas televisões do Brasil. Ao todo, o trabalho consiste em uma coletânea de narrativas cinematográficas, com outros clipes já lançados, como “Toda Cor é de Mentira”, “A Primeira Hora” e “Farsante Imperfeito”.

Nas gravações, “Lara” ainda contou com um time de músicos mineiros amplamente reconhecidos: o trompetista Wagner Souza, forte presença no jazz belo-horizontino; o pianista Gustavo Figueiredo, que já acompanhou grandes nomes, como Céu; André Limão Queiroz, baterista em diversos projetos musicais, como o DelegasCia; além de integrantes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 

Assinando a direção da maioria dos videoclipes de “Let Go Of The Past”, Cesar Raphael se tornou um grande parceiro de Mateus Baêta. O cineasta mineiro já recebeu 17 premiações, a maioria nos Estados Unidos, e foi destaque na Forbes Under 30. Além disso, é sócio fundador e diretor da produtora Lumiart, empresa de cinema e publicidade com sede em Belo Horizonte e Los Angeles. Entre suas produções, estão os prestigiados curta-metragens “Pedaço de Papel” e “O Jogo”. 

“Trabalhar com o Mateus tem sido honestamente um privilégio. O talento e paixão dele são contagiantes e nós nos identificamos muito criativamente. Suas canções são muito emotivas e cada uma com uma temática e estilo próprios, o que fez com que cada clipe refletisse isso. A colaboração e liberdade criativa que tive trabalhando com ele foi um dos fatores que mais me motivou nesse processo. Ele abraçou a ideia de ter clipes com narrativas muitas vezes mais voltadas para o cinema”, comenta Cesar Raphael.

O videoclipe inédito convida o público a imaginar, criar sua própria suposição sobre a história que atravessa as cenas. Em apenas um cenário, Cesar Raphael desenvolve uma narrativa simples, que encanta pela riqueza de detalhes: nas luzes, cores e mudanças surpreendentes de perspectiva. A atuação de Ana Emery também se baseia nas delicadezas, nas expressões e nos olhares, cheias de mensagens e emoções. A história fica subentendida e com caminhos abertos ao público. 

O conjunto, música e audiovisual, transborda romance, mas esse é só um dos temas do disco de Baêta, que explora o amor, mas também política e processos íntimos, de solidão, coragem e descobrimento. “O disco foi feito sem planejamento. Cada música que eu fazia era algo que eu estava vivendo mesmo, são várias histórias, de várias fases da minha vida. Acabou virando um disco no caminho, mas eu não imaginava, por isso fiz sem pressa”, comenta Mateus Baêta.

De Minas Gerais, Baêta carrega influências do Clube da Esquina, assim como da banda 14 Bis, que foram trilha sonora da sua adolescência. O artista coleciona referências e parece brincar com todas elas no disco, que engloba diversos gêneros, como Jazz, Bossa Nova, Rock e MPB. Se fosse um livro, “Let Go Of The Past” seria um livro de contos, em que o leitor mergulha em uma nova história a cada capítulo.

SOBRE MATEUS BAÊTA 

Natural de Conselheiro Lafaiete (MG), Mateus Baêta é cantor, compositor e multi-instrumentista. Seu álbum “Let Go Of The Past”, produzido de forma independente, recebeu dois prêmios no maior festival brasileiro de cinema fora do Brasil, o Los Angeles Music Video Festival, incluindo Melhor Cinematografia (para “Lara”) e Melhor Videoclipe de Estreia (para “Farsante Imperfeito”).

O disco ainda contou com eventos de estreia no Cine Ritz, em Conselheiro Lafaiete, e no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, que exibiram toda a obra audiovisual do artista. Com ingressos esgotados e cinemas lotados, o público aplaudiu de pé todas as produções. 

Em sua cidade natal, Baêta é também professor de física e matemática e fundou a escola de música Vivace, que transforma a vida de diversos alunos por meio da música. O artista recebeu o prêmio de Honra ao Mérito da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, em reconhecimento ao seu trabalho musical e de promoção à cultura. 

Lançamento do Videoclipe Lara – Mateus Baêta 

Quinta-feira, dia 28 de novembro 

Horário: 21h

Disponível no YouTube 

Mais informações: @mateusbaetamusica