Mostra de Cinema – Contos de Verão 17/01 a 16/02

Narrativas sobre amadurecimento e romances transitórios marcam a mostra “Contos de Verão”, no Cine Humberto Mauro

Seleção traz grandes produções como “Me Chame Pelo Seu Nome”, “Faça a Coisa Certa”e “E Sua Mãe Também”; Exibições acontecem de 17/01 a 16/02

No cinema, o verão é uma estação amplamente elaborada por seu caráter transformador e pelas paixões avassaladoras. Conhecido pelo período de férias, o clima geralmente favorece a imersão dos personagens em si mesmos, desafiando-os a encarar o desconhecido. Tendo em mente essas características da estação mais quente do ano, o Cine Humberto Mauro apresenta a mostra “Contos de Verão”, de 17 de janeiro a 16 de fevereiro. Na programação, serão exibidos 30 filmes que exploram esse período como cenário transformador de emoções, encontros e mudanças. A curadoria reúne clássicos e obras contemporâneas de diversos países, destacando como a estação inspira narrativas marcantes. Todas as sessões são gratuitas, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início das exibições. 

Os filmes da mostra frequentemente exploram histórias “coming of age”, em que o verão se torna um elemento narrativo importante e transformador, fazendo com que os personagens vivenciem novas experiências e enfrentem mudanças cruciais. Entre os destaques, estão obras como “Me Chame Pelo Seu Nome”, de Luca Guadagnino, “Faça a Coisa Certa”, de Spike Lee, e “E Sua Mãe Também”, de Alfonso Cuarón. No dia 21 de janeiro, às 19h, o público poderá participar de uma sessão comentada do filme “Conto de Verão”, de Éric Rohmer. A conversa será conduzida pelo crítico e pesquisador Luiz Fernando Coutinho. Além disso, no dia 24 de janeiro a Sessão da Meia-Noite apresentará “A Morte do Demônio”, de Sam Raimi, como parte da programação.

A mostra “Contos de Verão” é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

Diferentes facetas da estação – “Contos de Verão” convida o público a explorar narrativas calorosas que celebram a intensidade e a transitoriedade dessa estação. Segundo Rodrigo Azevedo, produtor de programação, a seleção contém uma variedade de produções que tratam sobre diferentes experiências que se passam durante esse período do ano, indicando diferentes perspectivas sobre o tema da mostra.

“A curadoria da mostra buscou, sobretudo, promover a diversidade de perspectivas sobre o verão, com o objetivo de explorar diferentes dimensões dessa estação enquanto elemento narrativo. Por isso, vamos exibir filmes tão distintos como ‘Tubarão’, ‘Luz de Verão’, ‘Grease: Nos Tempos da Brilhantina’ e ‘Thelma & Louise’. O objetivo é mostrar as diferentes facetas da experiência do verão, explorando como essa estação pode evocar uma gama de emoções e situações”, explica Azevedo.

As possibilidades de diferentes significados presentes nessa estação também foram um dos motivos que norteou a escolha da temática da primeira mostra do ano do Cine Humberto Mauro. “Acredito que ele [o verão], enquanto recurso dramático, carrega uma simbologia profundamente enraizada na intensificação das emoções e nas transformações pessoais. O verão é uma estação marcada pela luz, pelo calor e pela energia, mas também pela transitoriedade e pela possibilidade de revelações. Essa multiplicidade é perceptível em muitos filmes. Assim, a escolha do verão como elemento central desta mostra não se limita a capturar uma estação específica, nem a refletir a estação em que estamos, mas a explorar suas múltiplas dimensões emocionais, dramáticas e simbólicas”, sustenta Rodrigo.

Mostra de Cinema – Contos de Verão 

Datas: 17/01 a 16/02 

Horário: Variados

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Classificação indicativa: Varia de acordo com a sessão

Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início da sessão

Informações para o público: (31) 3236-7307 / www.fcs.mg.gov.br