Oficina Feminina de Rap tem inscrições abertas em Belo Horizonte – 02 a 25/10

Nesta edição iniciativa vai passar pelas regiões do Alto Vera Cruz, Taquaril e Serra nos mês de outubro

A Oficina Feminina de Rap, projeto que promove a inclusão e o empoderamento feminino na cultura Hip Hop desde 2015, está com inscrições abertas para sua edição de 2024. O projeto acontece com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e oferece formações gratuitas voltadas para mulheres de BH e região metropolitana, com atividades focadas nos elementos da cultura Hip Hop, como danças urbanas, DJ, poesia, grafite e moda urbana. Com ações focadas em territórios parceiros, a missão é valorizar e transmitir os saberes femininos no Hip Hop, fortalecendo a cena local e ampliando o espaço para novos talentos.

As oficinas ocorrem de 2 a 3 de outubro nos bairros Alto Vera Cruz e Taquaril, e de 23 a 25 de outubro na Serra. O objetivo é fortalecer a presença feminina na produção cultural e democratizar o acesso à cultura Hip Hop. Dayana Rodrigues, uma das idealizadoras do projeto, compartilha suas expectativas para esta edição: “Estamos muito animadas para conhecer as novas alunas. São quase 10 anos de oficina; nesse tempo, vimos de perto o poder transformador que a cultura Hip Hop pode ter na vida das mulheres. Algumas artistas incríveis hoje começam com o nosso projeto, e saber como mudamos algumas trajetórias é sempre emocionante”, conta.

Para esta edição as interessadas poderão escolher entre os seguintes workshops:

  • Danças Urbanas: incentivo a  livre expressão do corpo e a musicalidade urbana, traçando a territorialidade de cada corpo.
  • Risca – DJ: introdução sobre a história desse elemento fundamental na cultura Hip Hop, assim como ferramentas e técnicas importantes para se exercer essa profissão, e as possibilidades de como tocar com softwares no computador, cabos de áudio.
  • Hip Hop e Gênero: um diálogo aberto sobre a história do Hip Hop e como lidar com a construção de gênero na cena, através de dinâmicas e jogos interativos.
  • Poesia, Rima e Diversidade: atividade teórica e prática da arte de compor e da Composição de Gênero literário, trabalhando a construção da Poesia, da Rima e da música, dentro da diversidade cultural, emocional e ideológica.
  • Estética Urbana e Moda: tem a proposta contextualizar através do vestuário, acessórios e objetos tradicionais a Cultura Hip Hop.
  • Graffiti e suas Técnicas: atividade teórica e prática com a didática ampla passando pelo resgate a história do graffiti, a participação das mulheres no cenário, introdução ao desenho, técnicas de pintura, uso de spray, ocupação do espaço público e a nossa visão sobre a arte urbana num geral

As inscrições estão disponíveis no formulário online e podem participar mulheres a partir dos 14 anos ou menores acompanhadas dos responsáveis. Já os cursos ocorrem em locais variados. 

PROGRAMAÇÃO

02/10 

Taquaril (Casa das Irmãs – Rua União 100)

Oficina(s): Graffiti e Moda 

Horário: 17h30 – 19h30

03/10

Alto Vera Cruz (Ciame Flamengo – Rua Fernão dias 1147)

Oficina(s): Literatura e Gênero

Horário: 14h – 16h

Oficina: DJ e Dança 

Horário: 19h30 – 21h30

23/10

Serra (Coletiva Mulheres da Quebrada – Rua Carlos Etiene de Castro, 32)

Oficina(s): Literatura, poesia e diversidade – Instrutora Lana Black

Hip Hop e Gênero –  Instrutora Priscila Tomas

Horário: 18h – 21h

24/10 (Coletiva Mulheres da Quebrada)

Oficina(s); Grafite e suas técnicas – Instrutora Carol Jaued 

Estética Urbana e Moda – Instrutora Lorena dos Santos

Horários: 14h – 17h

25/10 (Coletiva Mulheres da Quebrada)

Oficina(s): Danças Urbanas – Instrutora Scheyla Bacellar 

Risca DJ –  Instrutora Pat Manoese

Horário: 14h – 17h

Oficina Feminina de Rap

Alto Vera Cruz e Taquaril (2 e 3 de outubro)

Serra (23 a 25 de outubro)

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1_wSZhqfXgC3ohBAWJ3i5PoCMiOZ3gnl9Xo745Wl2EGE/viewform?edit_requested=true

Mais informações: @oficinafemininaderap