Plataforma que impulsiona boas práticas ambientais cadastra gratuitamente mulheres empreendedoras

OCA Eventos Sustentáveis conecta clientes a MEIs e donas de pequenos negócios no ramo de eventos e alimentação que optam, por exemplo, pelo uso de insumos locais em seus produtos/serviços, decorações mais sustentáveis e outras práticas ecologicamente corretas

É justamente em um cenário no qual quase 50% dos microempreendedores individuais (MEI) em Minas Gerais são mulheres, que a bióloga, especialista em gestão ambiental de resíduos sólidos, educadora e produtora de eventos, Karine Rolim, acaba de lançar um produto que pode ser considerado pioneiro no mercado mineiro: a plataforma Oca Eventos Sustentáveis.
O canal chega para ser uma ponte que promete conectar mulheres empreendedoras à frente de negócios sustentáveis com empresas que, ao contratarem prestadores de serviços, também se preocupam com práticas que resultem no menor impacto possível ao meio ambiente. “Na plataforma o contratante vai encontrar profissionais que sejam MEI ou donas de pequenos negócios, em cinco diferentes categorias, todas voltadas para as áreas social, cultural e corporativa: gastronomia, serviços para eventos, decoração, atividades interativas e fotografia/videomaker. Ao acessar o catálogo online, o cliente consegue escolher o serviço e/ou produto que deseja contratar e, feita a escolha, poderá entrar em contato diretamente com a empreendedora”, explica Karine. O investimento no lançamento da plataforma, de acordo com a bióloga, é estimado em R$ 50 mil.
A empresária conta que a decisão de lançar o serviço vem de um desejo antigo, que começou a ser esboçado em 2015, quando ela fundou a Oca Eventos, empresa em Belo Horizonte voltada a produção de festas artesanais. Graças ao seu know-how como produtora, ela percebeu que era preciso, ao longo desses anos, encontrar uma forma de fortalecer mulheres empreendedoras que tivessem como marca um trabalho voltado para as boas práticas ambientais, entre elas o uso de insumos locais, decoração mais criativa etc. “Recém-lançada a Oca Eventos Sustentáveis já conta com mais de 20 profissionais cadastradas. Há desde aquelas que trabalham com alimentação vegana – uma, por exemplo, traz a banana verde como base de sua cozinha: aproveita a casca, a fruta, se preocupa com resíduos – às que oferecem uma decoração para festas mais criativa, com produtos artesanais, evitando o uso de plástico, papel, balão e excessos de itens decorativos que possam gerar lixo”, diz.
Karine Rolim destaca ainda que muitas dessas empreendedoras precisam da vitrine viabilizada pela plataforma, principalmente porque a grande maioria está começando a empreender, portanto ainda não sabe quais caminhos percorrer ou como prospectar um cliente. “O meu plano, com esse trabalho, é fortelecer a Oca Eventos Sustentáveis como marca de referência para produtos e serviços para eventos, trazendo soluções e praticidade para os consumidores organizarem seus eventos.
Uma das próximas etapas do projeto, após esse período de lançamento da plataforma, segundo Karine, é promover a capacitação em marketing digital, empreendedorismo, finanças e outros assuntos relacionados, em parceria com a Ricotec Escola Digital, para que as empreendedoras tenham mais expertise sobre essa área tão importante e estratégica para os negócios. “Muitas delas não têm possibilidade de crescimento e visibilidade, justamente pela falta de tempo em investir em outras formações.

Sustentabilidade: prática nas pequenas ações do dia a dia

A bióloga reconhece que nem todas as mulheres empreendedoras que vão chegar na plataforma estarão 100% alinhadas com práticas sustentáveis, mas faz questão de ressaltar que o que mais faz seus olhos
brilharem no projeto é o olhar diferenciado das profissionais, muitas abertas a mudar suas condutas para atender com mais assertividade as demandas do mundo no qual vivemos. “Engana-se quem acha que a sustentabilidade, hoje muito conhecida pela sigla ESG, está atrelada apenas a ações macro, grandiosas. Ledo engano: ela também está nas pequenas práticas e escolhas cotidianas, seja na compra do supermercado, na forma como armazenamos, produzimos e descartamos o nosso lixo, na escolha de uma marca/produto etc. Ainda temos poucas pessoas que trabalham com esse olhar”.

Karine também pontua que esse trabalho vai muito além de se oportunizar possibilidades de mercado. Perpassa ainda pela formação de consumidores com consciência ambiental. “Não adianta ter produtos e serviços compromissados com práticas sustentáveis se os clientes/consumidores não têm a consciência/ação de comprar e/ou priorizar quem trabalha de forma ecologicamente correta. Através da educação ambiental oferecida em eventos que iremos promover, pretendemos despertar essa reflexão”.
Por fim, a empreendedora enfatiza que a plataforma é, sobretudo, uma iniciativa que empodera mulheres e que ela escolheu trabalhar com o público feminino não apenas por questões de gênero, mas por também já ter passado por ‘perrengues’ durante a produção de eventos. “Não é fácil, às vezes desanimamos, nos sentimos sozinhas, desvalorizadas, com poucos recursos. Então este trabalho vem para fortalecer essas mulheres, mostrar a elas que não estão sozinhas e que são lindas, fortes e vibrantes”.

Como participar da Oca Projetos Sustentáveis

Microempreendedoras individuais ou donas de pequenos negócios interessadas em fazer parte da plataforma Oca Projetos Sustentáveis devem entrar em contato pelo WhatsApp (31) 9 9854-3261.
Em seguida, serão submetidas a uma curadoria para então fazerem parte da vitrine digital. Nesta fase de lançamento, até dezembro de 2024, inscrição na iniciativa é totalmente gratuita. “Apesar de piloto, este projeto pode ser replicável em qualquer cidade de Minas Gerais ou estado brasileiro, desde que o município e/ou região tenha interesse no desenvolvimento do empreendedorismo local”, finaliza.