Prefeitura promove atividades culturais que destacam a igualdade racial

Desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, a Agenda RIC 2024 reúne, em uma programação conjunta, atividades pertinentes à temática racial realizadas por meio da política cultural do município. Neste mês de junho, a programação apresenta uma série de eventos e atividades, tais como exposições, exibições de filmes, oficinas de capoeira e dança, entre outras atrações. A iniciativa integra o Programa Rede de Identidades Culturais – RIC, política permanente de promoção e reparação da igualdade racial, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. A programação completa da Agenda RIC de junho pode ser consultada no Portal da PBH.

Também integra o Programa Rede de Identidades Culturais o Conteúdo “110+10 Personalidades Negras“, publicação virtual informativa e de reconhecimento à trajetória de pessoas negras. Em junho, a homenageada é a poeta-slammer, ativista, educadora social e membro fundadora da Academia Nova-limense de Letras, Nívea Sabino. Formada em comunicação social e artista de destaque na cena literária e slam em Minas Gerais e no Brasil, Nivea tem uma longa trajetória nas artes das palavras. Em 2010, iniciou suas intervenções poéticas no “Coletivoz”, sarau que acontece na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e desde então está constantemente presente em saraus e slams — encontros de poesia falada e performática. A partir da sua experiência de vida e memórias no interior de Minas Gerais, escreveu “Interiorana”, seu primeiro livro, lançado pela editora Padê em 2016, no qual reúne lembranças da infância e reflexões sobre várias  temáticas pertinentes à sua trajetória. Por seu destaque nas letras e pelo sucesso do primeiro livro, a autora foi co-curadora no Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI BH 2019. A artista é uma das organizadoras da “Roda BH de Poesia”, movimento itinerante que une poesia falada e performance em diversos espaços da cidade. Saiba mais sobre Nívea Sabino e outras personalidades homenageadas pela iniciativa na página do Programa Rede de Identidades Culturais – RIC, no Portal PBH.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A Agenda RIC 2024 aborda, como tema central, os 110 anos de nascimento de Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus, trazendo a celebração da vida e obra dos dois expoentes do pensamento negro no Brasil. O mês de junho conta com diversas atividades artísticas e formativas, pautadas na diversidade cultural, cidadania, equidade racial, democracia e diálogo intersetorial, realizadas nos centros culturais, centros de referência, museus e teatros municipais de Belo Horizonte.

Entre os destaques deste mês estão as apresentações do espetáculo “Marcas do Tempo“, no Centro Cultural Salgado Filho (dia 8, sábado, às 16h) e no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (dia 9, domingo, às 19h). A peça traz os artistas Maria Célia Nunes e Alan Najara encenando contos surpreendentes baseados na história de três mulheres, de diferentes classes sociais, ao longo da história do Brasil. A montagem conta com trilha sonora executada ao vivo. A classificação é 14 anos.

Também no sábado, dia 8, a partir das 9h30, o Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira sediará a “Reunião do Fórum da Capoeira“, visando tratar de assuntos sobre a capoeira em Belo Horizonte, com indicação de público maior de 18 anos. O espaço receberá ainda o “Inventário do Samba“, trazendo palestra com o professor Luiz Antonio Simas, seguida de roda de samba, no dia 15, sábado, das 14h às 18h.

Já o Centro Cultural Usina de Cultura promove nos dias 8 e 15, sábados, a oficina “Saberes e Sabores“, na qual o público poderá descobrir um pouco sobre a influência da cultura africana na culinária mineira. Tutu, pastel de angu e feijão tropeiro são alguns dos pratos que guardam em seus sabores a história da colonização e da escravidão vivenciada pelo povo preto no Brasil. A oficina tem como tema central as tradições da culinária mineira ancestral, ou seja, saberes e sabores que perduram em Minas e que carregam em si a resistência do povo preto. Já o Centro Cultural Vila Fátima recebe todas as terças-feiras, das 19h às 22h, a oficina “Gafieira Futurista – Ciclo de Oficinas introdutórias à Gafieira“, uma ação do Festival Coisa Nossa 3ª edição: Gafieira Futurista. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário, neste link.

O Cine Santa Tereza traz exibições de filmes e sessões comentadas dentro de sua programação. O Projeto Cine Diversidade apresenta no dia 4, às 19h, uma sessão comentada com o filme Orgulho Demarcado (classificação 12 anos) de Carolina Garcia. Através de perspectivas de pessoas indígenas aldeadas e em contexto urbano, o documentário propõe um debate sobre gênero, sexualidade, raça e resistência. Já entre os dias 5 e 9 de junho, o Cinema recebe o Natureba|BH – Festival de Cinema Ambiental e Gastronomia, que oferece uma programação intensa voltada para questões socioambientais. As sessões no Cine Santa Tereza são gratuitas com retirada de ingressos por meio do site Sympla.

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado recebe no dia 29, sábado, das 14h às 17h, o Laboratório de Linguagem “Enxadigma: Oguns Kabecilês“, comemorando os 60 anos do músico Babilak Bah e os 24 anos do projeto Enxadário: Orquestra de Enxadas. A oficina celebra  a participação de pessoas negras na construção e história de Belo Horizonte e propõe, a partir da pesquisa da sonoridade da enxada, literatura afro-brasileira e signos mito-poéticos, a investigação poética e a imersão subjetiva, em busca da ancestralidade. A atividade é voltada a maiores de 16 anos e os interessados devem fazer a inscrição enviando uma carta de intenção para o e-mail: babilakbah@gmail.com.

O Programa RIC

O Programa Rede de Identidades Culturais – RIC é uma política contínua, que tem por objetivo ampliar a atuação da Cultura no âmbito das políticas permanentes e estratégicas de enfrentamento a discriminação racial e de fortalecimento das Culturas de Matrizes Africanas, como premissa para efetivação da diversidade e da democracia cultural em Belo Horizonte. Reflexo de uma demanda histórica, a iniciativa é institucionalizada pelas normativas que amparam a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial, e traz ações internas e externas da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, tais como a Agenda RIC 2024. “110 anos de nascimento de  Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus. 100+10: O que mudou?” e o Conteúdo “100+10 Personalidades Negras.”

Agenda RIC – JUNHO 2024 e Conteúdo 100+10 Personalidades Negras

Programa Rede de Identidades Culturais – RIC

Todas as atrações têm entrada gratuita ou com ingressos a preços populares.

Programação completa: Portal da PBH

AGENDA RIC

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – JUNHO 2024

CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA

Mostra Todas as Cores

Sessão comentada do filme Rafiki (Wanuri Kahiu | Kenia | 2018 | 83 min)

Classificação indicativa: 14 anos

Dia 26, quarta-feira, às 19h

Ingressos: site Sympla

Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Praça Duque de Caxias).

CENTROS CULTURAIS

Centro Cultural Alto Vera Cruz (Rua Padre Júlio Maria, 1577 – Vera Cruz)

O Cinema Veio na Minha Quebrada – 14ª edição

Exibição de filmes

Dia 25, terça-feira, das 19h às 21h

Capoeira

Terças e quintas-feiras, das 19h às 21h

Público: a partir de 7 anos

Centro Cultural Bairro das Indústrias (R. dos Industriários, 289 – Indústrias I)

Oficina de Capoeira infantil

Terças e quintas, das 19h às 20h

Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Álvares Cabral, 277 – Jardim Guanabara)

Capoeira Infantil

Terças e quintas, das 18h às 19h

Capoeira Adulto

Terças e quintas, das 19h às 20h

Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (R. Formiga, 140 – Lagoinha)

Exposição Rainhas Negras – 2ª edição

De 4 a 29, de terça a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 17h

Oficina Passistas Show BH

Dias 2, 6, 16, 20 e 30, quintas -feiras, das 19h às 21h; domingos, das 9h às 12h

Público: a partir de 14 anos

Reunião do Fórum da Capoeira

Dia 8, sábado, das 9h30 às 12h

Público: a partir de 18 anos

Mostra Aby Yala

Exposição

Dia 9, domingo, a partir das 10h

Inventário do Samba

Palestra e Roda de Samba

Dia 15, sábado, das 14h às 18h

Coletivo Adayeba

Oficina

Quartas-feiras, das 19h às 21h

Oficina de Capoeira – Projeto Social PPL

Terças e quintas-feiras, das 19h às 21h

Centro Cultural Lindeia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina)

Oficina Vozes Negras – Empoderando com Música

Quintas-feiras, das 18h às 19h30

Público: Meninas, à partir de 8 anos

Capoeira

Sextas-feiras das 19h às 21h

Público: a partir de 5 anos

Oficina de Breakdance

Terças-feiras, das 19h30 às 22h

Centro Cultural Pampulha (R. Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca)

Aulas de capoeira com Mestre Bentivi

Terças e quintas – infantil, das 19h às 20h; e adultos, das 20h às 21h

Centro Cultural Salgado Filho (Rua Nova Ponte, 22 – Salgado Filho)

Espetáculo Marcas do Tempo

Dia 8, sábado, das 16h às 17h

Público: a partir de 14 anos

Centro Cultural São Bernardo (R. Édna Quintel, 320 – São Bernardo)

Oficina Escola de Breaking

Sábados, às 14h

Centro Cultural São Geraldo (R. Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo)

Oficina de Carimbó

Dias 6 e 20, quintas-feiras, das 15h às 16h30

Público: a partir de 14 anos

Vivência com Mestres e Contramestres de capoeira AMEC

Dia 9, domingo, das 8h às 14h

Roda de Conversa: Racismo Ambiental e os Impactos nas Tradições de Matriz Bantu

Dia 19, quarta-feira, das 19h30 à 21h30

Capacitação Mestres e Contramestres de Capoeira – AMEC

Quartas-feiras, das 19h às 22h

O Som Das Quadras

Oficina de dança

Quintas-feiras, das 19h às 21h30

Oficina de Capoeira – Infantil

Sextas-feiras, das 19h às 20h

Público: a partir de 6 anos

Oficina de Capoeira – Adulto

Sextas-feiras, das 20h às 22h

Laboratório de Pesquisa: Africanidades

Laboratório multilinguagem

Sábados, das 14h às 16h.

Inscrições: Portal da PBH

Centro Cultural Usina de Cultura (R. Dom Cabral, 765 – Ipiranga)

Oficina de Capoeira

Quartas-feiras, das 19h às 20h (infantil), das 20h às 21h (adulto)

Saberes e Sabores

Oficina

Dias 8 e 15, sábados, às 8h

Centro Cultural Venda Nova (R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários)

Oficina de Capoeira – Um Gingado pela Vida

Infantil: quartas e sextas, das 19h às 20h

Adulto: quartas e sextas, das 20h às 22h

Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215 – Nossa Senhora de Fátima)

Gafieira Futurista – Ciclo de Oficinas introdutórias à Gafieira

Terças-feiras, das 19h às 22h

Público: a partir de 18 anos

Inscrições: forms.gle/gxAJqhC8z9ADmasw7

Centro Cultural Vila Marçola (Rua Mangabeira da Serra, 320 – Vila Marçola)

Capoeira Infantil

Quintas, das 18h às 19h

Capoeira Adulto

Quintas, das 20h às 21h30

Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Santa Rita)

Oficina de Capoeira

Aos Sábados, às 11h

Centro Cultural Zilah Spósito (R. Carnaúba, 286 – Zilah Sposito)

Capoeira – RBC

Sábados, das 9h30 às 11h30

Público: A partir dos 8 anos

TEATRO

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/n – Alípio de Melo)

Espetáculo Marcas do Tempo

Dia 9, domingo, às 19h

Público: a partir de 14 anos

CINEMA

Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Praça Duque de Caxias)

Projeto Cine Diversidade

Sessão comentada do filme Orgulho Demarcado (Carolina Garcia | Brasil | 2024 |22 min)

Classificação indicativa: 12 anos

Dia 4, terça, 19h

Natureba|BH – Festival de Cinema Ambiental e Gastronomia

De 5 a 8 de junho, quarta a sábado.

Informações e ingressos: site Sympla

CENTROS DE REFERÊNCIA

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha)

Exposição “Lugar Imaginado, lugar vivido: 80 anos da Casa do Baile”

Quarta a domingo, das 10h às 18h

Agendamento de visitas: cb.fmc@pbh.gov.br

Mini doc “Casa Andante – Iemanjá”

Vídeo disponível no canal do YouTube da FMC

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã)

Laboratório de Linguagem – “Enxadigma: Oguns Kabecilês”, Babilak Bah

Dia 29, sábado, das 14h às 17h

Público: a partir de 16 anos

Inscrições pelo e-mail: babilakbah@gmail.com (enviar uma carta de intenção)

Exposição: “Pakaçara” BH é Terra Indígena Um convite ao despertar!

De terça a domingo, das 9h às 16h30

MUSEUS

Museu da Moda – MUMO (Rua da Bahia, 1.148, Centro)

Exposição “Clara Nunes – Eu Sou a Tal Mineira”

Quarta a sábado, das 10h às 18h

Agendamento de visitas: educativo.mumo@pbh.gov.br

Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB (Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim)

Exposição “Belo Horizonte Fora dos Planos”

Visitação: quarta a domingo das 10h às 18h

Agendamento de visitas: educativomhab@pbh.gov.br

Vídeo-catálogo | NDÊ! Trajetórias Afro-Brasileiras em Belo Horizonte

O vídeo está disponível no canal do YouTube da FMC: https://www.youtube.com/watch?v=M7Iq4j_RuYQ&t=4s

Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte – MIS BH (Av. Álvares Cabral, 560, Lourdes)

Vídeo “Religiosidade Afro-Brasileira”

Vídeo exibido no Canal MIS BH:

Vídeo “Capoeira da Memória – um tributo aos mestres”

Vídeo exibido no Canal MIS BH: