Preparação física para o Carnaval exige cuidado e supervisão profissional

Com medidas simples e a devida orientação, é possível aproveitar a folia sem comprometer a saúde.

Desde o início do ano, passadas as festividades de Natal e ano novo, muitas pessoas vem intensificando a preparação física de olho no Carnaval. A iniciativa saudável pode ser um ótimo estímulo para manter a rotina de exercícios, mas é essencial tomar certos cuidados para evitar lesões que possam comprometer a diversão durante a folia.

Diogo Fiorini, gerente e personal trainer da rede de academias Bodytech em Belo Horizonte, dá dicas de como se preparar da melhor maneira para encarar o feriado mais esperado do início do ano. Com a festa marcada apenas para março, o tempo de preparo acabou sendo maior. Segundo ele, não há fórmula mágica. A manutenção de uma rotina regular de exercícios ao longo do ano, sob supervisão de um profissional, é a chave para chegar bem ao Carnaval.

Para aqueles que já possuem uma rotina de treinos, a dica é ajustar a alimentação e o nível de exercício nos dias que antecedem o feriado, garantindo mais disposição e resistência para curtir os bloquinhos. Já para quem pretende começar a se exercitar apenas às vésperas da folia, o melhor é evitar exageros e priorizar práticas que respeitem o condicionamento físico atual.

É necessário levar em consideração o impacto das festas no corpo. Sobretudo em cidades como Belo Horizonte, onde, muitas vezes, os trajetos dos blocos envolvem subir e descer ladeiras por horas a fio. O ideal é optar por atividades leves, especialmente se houver consumo de álcool e privação de sono. Exercícios de alta intensidade podem aumentar a desidratação e sobrecarregar o organismo, prejudicando o rendimento e até comprometendo a diversão. Manter-se ativo, cuidar da hidratação e respeitar os limites do corpo são atitudes essenciais para curtir todos os dias sem imprevistos.

Para quem vai curtir os quatro dias de folia, Diogo sugere apostar em alongamentos e atividades leves, como caminhadas, evitando exercícios nos dias em que houve consumo excessivo de álcool ou poucas horas de sono. O problema, segundo ele, não está entre o sábado e a quarta-feira de cinzas, mas entre a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira do Carnaval do ano seguinte, e para enfrentar o pós-carnaval, ele também dá dicas:

  • Evitar compensações drásticas, como dietas restritivas ou treinos exaustivos.
  • Focar na constância e no equilíbrio para recuperar a forma sem prejudicar a saúde.
  • Manter uma alimentação equilibrada e reforçar a hidratação.
  • Respeitar os sinais do corpo e voltar aos treinos de forma gradual.

“Não adianta querer perder em um dia os quilos ganhos no Carnaval. O importante é voltar à rotina normal e manter a consistência”, reforça Diogo.

Quem não curte Carnaval, preferindo descansar ou viajar, pode continuar com os exercícios normalmente, sem exageros. Tanto eles, quanto os foliões, podem acompanhar aulas ao vivo ou gravadas em aplicativos como o BTFit, para se exercitar em casa, ou no destino da viagem, longe das academias.

Aqueles que vierem curtir em Belo Horizonte, as unidades Belvedere, Savassi e Serena Ball funcionarão em horário reduzido durante o Carnaval. A unidade Ponteio Lar Shopping ficará fechada na terça-feira de Carnaval. Os horários podem ser consultados no aplicativo da Bodytech ou nas redes sociais das unidades. Clientes da rede têm direito a até 8 dias de acesso às unidades da Bodytech, fora de sua cidade, por mês. Basta apresentar a matrícula ativa em qualquer unidade da rede.

A Bodytech reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos clientes, oferecendo estrutura e orientação para todos aproveitarem o Carnaval com segurança e disposição.

Adicionar Comentários

Clique para comentar