Programação artística da 19º CineOP vai agitar Ouro Preto 19/06 a 24/06

19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

O CINEMA EM CONEXÃO COM AS OUTRAS ARTES NA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DA 19ª CINEOP QUE VAI AGITAR A CIDADE HISTÓRICA COM ATRAÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA

A 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto está recheada de atrações para todas as idades. A programação gratuita vai além das telonas e inclui shows, o tradicional Cortejo da Arte, Festa Junina e muito mais.

Dentre as atrações estão nomes como Paulinho Moska, Felipe Cordeiro, Adriana Araujo, Orquestra Mineira de Brega e Orquestra Atípica de Lhamas

A 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 19 a 24 de junho no Centro de Convenções e na Praça Tiradentes, está com uma programação abrangente, intensa e gratuita. Além dos 153 filmes que serão exibidos, o evento promove diversas atrações para toda a família proporcionando entretenimento e diálogo do cinema com as outras artes. Mais uma vez, o Sesc em Minas é o parceiro cultural do evento em uma programação artística de alta qualidade e totalmente gratuita. Nomes como Paulinho Moska, Felipe Cordeiro e Adriana Araujo estão dentre as atrações que incluem lançamento de livros, Cortejo da Arte e a Festa Junina da CineOP. A programação artística será realizada no Sesc Cine-Lounge Show que será instalado no Centro de Artes e Convenções.

Com um show que promete uma viagem de Las Vegas a Belém do Pará, a Orquestra Mineira de Brega abre a programação do Sesc Cine-Lounge Show na quinta-feira, dia 20 de junho, a partir de 21h30. No repertório, hinos de karaokês se entrelaçam com trilhas de novelas e os versos mais ardentes da música pop.

Na sexta-feira (21), a partir das 22h, Paulinho Moska sobe ao palco reunindo sua banda para celebrar 30 anos de carreira. No show “Beleza e Medo”, o cantor e compositor guia a plateia por uma viagem poética sobre a vida, através de suas músicas autorais – novas e antigas – e de algumas composições de outros artistas que o inspiram.

A programação artística de sábado, 22 de junho, começa com o tradicional Cortejo da Arte que percorre as ruas tricentenárias de Ouro Preto. Com saída da Praça Tiradentes, às 11h30, o cortejo terá a animação de bandas, grupos e artistas convidados, numa mistura de ritmos e sonoridades que vão contagiar moradores, turistas e o público em geral. O cortejo contará com a participação da Guarda de Moçambique, Guarda de Congo, Banda de Ouro Preto, Orquestra Atípica de Lhamas, Turma do Pipoca, Marcelino Xibiu, Bonecos Zé Pereira e Palhaço Alegria.

Orquesta Atípica de Lhamas receberá Felipe Cordeiro, um dos principais expoentes da nova geração da sempre efervescente cena musical do Pará, no sábado, 22 de junho, a partir de 22h. Felipe Cordeiro se apresentará com o grupo pioneiro no país a adotar o formato das tradicionais orquestras tropicais colombianas, sem perder a conexão com a sonoridade das ruas. Em sua proposta, a Orquestra Atípica de Lhamas combina os típicos naipes de sopro e tambores caribenhos com referências locais, como carimbó, a guitarrada e a tradição afrobrasileira.

E, pelo terceiro ano consecutivo, vai acontecer a Festa Junina da CineOP no domingo, dia 23 de junho, a partir das 18h, como parte da programação da Mostra Valores reunindo duas quadrilhas da cidade. Como uma boa festa junina, o evento terá barraquinhas de comes e bebes, brincadeiras e muita música e animação para reunir toda a família.

No domingo, 23 de junho, a partir de 21h, Adriana Araujo convida Silvia Gomes. Considerada um dos talentos da atual geração, se destacando como uma das grandes vozes do samba mineiro, Adriana Araujo é uma artista que apresenta identidade musical plural, através da peculiaridade de seus timbres e de sua interpretação.

sessão de lançamento de livros também está marcada para o domingo, 23 de junho, às 12h30, no Hall de Convivência do Centro de Convenções. Ao todo serão apresentados 26 livros que abordam temáticas relacionadas ao cinema e à educação.

O quinteto “Francisco, el hombre” é a atração de segunda-feira, 24 de junho, a partir de 21h30. A banda, formada em 2013 por dois irmãos mexicanos naturalizados brasileiros e três brasileiros de nascença, mistura elementos musicais de ambos os países e outros da América Latina. O repertório traz canções tanto em português como em espanhol e inglês. Autodefinem-se como um grupo de “pachanga folk” tendo sindo indicados ao Grammy Latino em 2017 por melhor canção em língua portuguesa com “Triste, Louca ou Má”.

Antes dos shows, a DJ Fê Linz vai animar a pista do Cine-Lounge Show na quinta e sexta-feira. Atuando principalmente com o material musical que foi produzido nas décadas de 60 a 90 e sua variedade, DJ Fê Linz oferece como poucos, um cardápio de tendências e estilos que são separados por décadas. No sábado, domingo e segunda-feira, quem faz o esquenta para os shows é o Dj Pátrida. Pesquisador e curador de sonoridades regionais Afro-indígena em Vinil, K7 e Digital, DJ Pátrida é produtor musical e cultural na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais.

19ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO19 a 24 de junho de 2024 | Presencial e Online

WWW.CINEOP.COM.BR

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: ITAÚ, AYMORÉ, CEMIG e CAIXA
Parceria Cultural: PREFEITURA DE OURO PRETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, SESC EM MINAS E INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO