Iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal também celebrará os 100 anos da ArcelorMittal Aços Longos no Brasil
Moradores – A Humanidade do Patrimônio é um movimento de arte urbana pela valorização da memória dos moradores como sendo o maior patrimônio que uma cidade pode ter. Tudo começa com uma tenda branca montada em uma praça pública, uma câmera apontada e um convite. Nesse instante, mais do que o ato de se deixar fotografar, o morador – anônimo ou mestre do saber – é chamado a se reconhecer como patrimônio cultural de sua cidade e a contar sua história de afetividade com o território. Essas fotografias e relatos são transformados numa exposição de retratos em grande formato, num varal fotográfico e num filme documentário, tudo acontecendo nas ruas da cidade.
O ano de 2021 marca o centenário da ArcelorMittal Aços Longos no Brasil, tendo o município de Sabará como o primeiro local em que a empresa se instalou no Brasil, ainda como a antiga Belgo Mineira. A realização de uma etapa do Projeto Moradores na cidade é uma das ações promovidas para celebrar o centenário nas comunidades onde está inserida.
O projeto Moradores é uma criação da NITRO Histórias Visuais, de Belo Horizonte. Já passou por cinco estados, 21 territórios e registrou a história de aproximadamente 3.500 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.
PROJETO MORADORES | SABARÁ
Gravação de depoimentos e histórias de moradores
Data: 03, 04 e 05/11 (quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira)
Horário: 09 às 17h
Local: Adro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Praça Getúlio Vargas)
Data 06/11 (sábado)
Horário: 09h às 17h
Local: Quadra da Escola Maria Municipal Aparecida Batista
(Rua Mariana, 61 – General Carneiro)
Adicionar Comentários