Projeto Música na Árvore Instrumental homenageia o Dia Internacional do Jazz
Data instituída pela Unesco é comemorada em 30 de abril. Em BH, evento que usará energia solar como matriz para mover os equipamentos de som, integra a Feira BH Cult, e trará shows da Charanga Pop e Silas Prado Sax, Will Motta Trio, Celso Moreira Trio, Gustavo Figueiredo Trio e DJ Fê Lins
O Projeto Música na Árvore Instrumental, iniciativa que já recebeu em edições anteriores músicos renomados como Chico Amaral, Wilson Lopes, Lincoln Cheib, Will Motta e João Vianna, prepara uma edição especial para comemorar o Dia Internacional do Jazz, em 30 de abril. Reconhecida pela Unesco desde novembro de 2011, a data corrobora o estilo musical e seu papel diplomático de unir pessoas em todo o mundo.
Em sintonia com os seus objetivos e programação da Unesco, João Vianna, diretor artístico do Música na Árvore Instrumental, juntamente com Robson Assis, diretor geral e André Trindade, diretor de comunicação, promoverão, em Belo Horizonte, a edição especial do projeto Música na Árvore Instrumental, evento oficial das comemorações mundiais do Dia Internacional do Jazz.
“O Música na Árvore Instrumental tem um diferencial em relação às demais atividades que acontecerão em todo mundo: somos o único evento no mundo que usará energia solar como matriz para mover nossos equipamentos de som. Além, claro, da genialidade dos músicos de nossa programação. Temos orgulho de sermos um dos pioneiros no conceito de se fazer cultura associada à sustentabilidade”, afirma João Vianna, explicando que a geração de energia para os equipamentos de som virá de uma estação solar construída em cima de uma van.
O Música na Árvore Instrumental ocorrerá a partir das 10h, na Praça Arnaldo Jansen, na avenida Carandaí. O evento integra a Feira BH Cult, referência na divulgação e comercialização de cervejas artesanais e melhores bares e restaurantes da capital mineira. Parceria que visa oferecer ao público uma experiência de harmonização da música instrumental com várias cervejas artesanais e a boa gastronomia.
A programação foi elaborada com a intenção de ter as diferentes vertentes do jazz: tradicional, Standarts, Fusion, e também trilhas tocadas por DJs, mostrando a pluralidade e o talento de cada grupo convidado.
ATRAÇÕES – Quem for à Praça Arnaldo Jansen terá à disposição uma programação musical gratuita, com a presença de Charanga Pop e Silas Prado Sax, Will Motta Trio, Celso Moreira Trio, Gustavo Figueiredo Trio e DJ Fê Lins. Além da oficina, na abertura das atividades, com o tema: “Uma breve história do Jazz”. Na ocasião, o trompetista João Vianna vai reverenciar Louis Armstrong e abordará o contexto musical do jazz dos anos 30 e 40, época em que esse gênero despontou para o mundo. A atividade é voltada a estudantes de Música e ao público em geral.
Nesta edição, o Música na Árvore Instrumental homenageará produtores e personalidades que engrandecem e fazem acontecer o movimento do jazz em BH. Pessoas que se dedicam a divulgar e a desenvolver ações que perpetuam esse gênero: músicos, produtores e agentes culturais. Entre os agraciados, Toninho Horta, Bob Tostes, Bruno Golgher, Grupo BeHoppers e a saudosa Maria Alice Martins (Biiça), representada pelo produtor cultural e sobrinho, Rud Carvalho. O Música também valoriza jovens instrumentistas. Nesta edição, convidou o saxofonista Silas Prado, um dos vencedores do Prêmio BDMG Instrumental.
Produção – O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio de WLM e GSL, apoio de MG Recicla e produção de André Trindade e Muzak.
MÚSICA NA ÁRVORE INSTRUMENTAL – HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ – Evento gratuito
Data: 30/04/2023
Local: Praça Arnaldo Jansen – avenida Carandaí.
PROGRAMAÇÃO:
10h – Oficina Louis Armstrong, “Uma breve história do Jazz”, com o trompetista João Vianna
11h – Charanga Pop convida Silas Prado
12h30h – Will Motta Trio
14h – Celso Moreira Trio
15h30 – Gustavo Figueiredo Trio
17h – DJ Fê Lins
Adicionar Comentários