Proposta é destacar a versatilidade da Cozinha Mineira de Quintal
Quem visita o Restaurante Pacato para almoço, de quarta a sexta, já pode apreciar o novo menu executivo do local. O formato segue com couvert, tábua de snacks e sobremesa fixos, mas vai de cinco opções de prato principal para sete. Como de costume, nos quatro passos, a Cozinha Mineira de Quintal é destaque, mas ganha novas experimentações.
O restaurante ampliou a quantidade de opções de pratos principais para mostrar a versatilidade dos produtos mineiros em preparos do dia a dia. “Pensamos também nos nossos clientes habitués, buscando aumentar suas possibilidades. Trazemos composições mais leves e também mais ousadas, com contrastes de texturas e de sabores, para experiências diferenciadas durante a semana”, acrescenta Caio Soter, chef do restaurante.
A cozinha autoral de Caio Soter convida o comensal a sair da rotina e se surpreender com as potencialidades dos sabores mineiros. Com três anos de funcionamento, o restaurante já conta com diversos reconhecimentos da crítica especializada e acaba de ser indicado ao Prêmio Cumbucca, na categoria Mesa Farta. Além do menu executivo, o local ainda conta com o menu degustação “Vida e Tempo”, que celebra o queijo, e durante os finais de semana, com o menu compartilhado “Mesa de Vó”.
PRATOS DO NOVO MENU
O restaurante recebe os comensais com o couvert de pão de milho e requeijão, finalizado com flor de sal de limão capeta. Em seguida, uma mistura de ingredientes mineiros na tábua de snacks, em três composições diferentes. Na primeira, o frescor do tartare de manga na telha de couve traz pimenta do reino, dedo de moça e coalhada. Na telha de pão de queijo, tartare de tomates e, para complementar, goiaba e creme de queijo de cabra. E ainda tem broa de milho, como base, sendo coroada com creme de requeijão moreno, calda de jabuticaba e chips de jiló.
Nas opções de prato principal, preparos para todos os gostos. Para quem quer opções mais frescas tem o frango perfeito, acompanhado por tubérculos tostados, salada de folhas frescas, picles e pesto caipira, além da opção de frango frito com maionese de tubérculos e salada de agrião.
A barriga glaceada é a estrela em duas opções de prato principal. Em uma delas, a abóbora vem em diversas formas de preparo: purê, mil folhas e ainda em emulsão com mexerica. Na outra opção, a barriga pode ser apreciada com rapa de angu, tutu, purê de abóbora, molho gavião, hortelã pimenta e vinagrete de milho verde.
Há ainda opções mais quentes: o “Isso não é um risoto”, feito com milho verde, açafrão, couve flor na cúrcuma e espuma de couve flor fermentada, e o arroz de costela, finalizado com croutons de mandioca, emulsão de agrião e crocante de cebola. Destacando ingredientes das águas, tem ainda surubim ao molho de moqueca de rio, com ceviche de banana, farofa de pequi, milho tostado e telha de banana.
Para finalizar, no Bolo de Pé de Moleque, o restaurante trabalha com os sabores do clássico doce mineiro em uma nova apresentação. A sobremesa é um bolo de rapadura, com compota de amendoim e creme de doce de leite por cima – uma mistura de memórias afetivas para qualquer mineiro.
Restaurante Pacato
Funcionamento: Quarta – Sexta: 12h às 15h | Quarta – Sábado: 19h às 23h | Sábado – Domingo: 12h às 16h
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2735, Bairro Lourdes
Capacidade: 48 lugares
Reservas: https://pacatobh.com.br/
Instagram: @pacatobh
Adicionar Comentários