De um lado o pianista, regente e compositor Nelson Ayres, reconhecido como uma das personalidades mais importantes da música instrumental brasileira contemporânea. Do outro, a jovem pianista Luísa Mitre, que já acumula importantes premiações na cena instrumental.
Nelson Ayres e sua Big Band se apresentarão em dose dupla na série BH Instrumental. No dia 27, às 21h, na Praça da Glória, em Contagem, bairro Eldorado; e no sábado, 28, a partir das 19h30, na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, com abertura do show de Luísa Mitre. O acesso aos shows é gratuito.
Em 1973, uma formação de orquestra surpreendeu o público. Sem cantores, tocava um repertório exclusivamente instrumental, passeando pelo jazz e música brasileira. Era a Nelson Ayres Big Band. Durante oito anos, se apresentou religiosamente às segundas-feiras em São Paulo, abrindo caminho para outras big bands que seguiram seus passos, entre elas, a Banda Mantiqueira.
Influenciando uma geração, Nelson Ayres foi responsável pela formação de novos músicos que, por sugestão, pediram o revival desta época. São 16 solistas em um encontro entre músicos que assistiam às apresentações e talentos que não haviam sequer nascido.
Nelson Ayres foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo por dez anos e assumiu este cargo em outras formações do Brasil e do exterior, como a Orquestra Filarmônica de Israel. Desde 1978, o pianista vem somando ao prestigiado quinteto instrumental Pau Brasil.
O compositor tocou e gravou com personalidades como Benny Carter, Dizzy Gillespie, Toots Thielemans, Airto Moreira, Ron Carter, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo, Milton Nascimento, entre outros. Além do seu repertório autoral de jazz e MPB, suas composições de música erudita têm sido executadas por orquestras, solistas e grupos de câmara por todo o mundo.
Seus CDs “Perto do Coração”, “Mantiqueira” e “Paixão” são considerados grandes clássicos da música instrumental brasileira.
A big band de Nelson Ayres é formada por Alberto Luccas (contrabaixo), Ricardo Mosca (bateria), André Tinoco (trombone), Bruno Belasco (trompete), Cassio Ferreira (saxofone), César Roversi (saxofone), Diego Calderoni (trombone), Fábio Oliva (trombone), Paulo Malheiros (trombone), João Lenhari (trompete), Lucas Macedo (saxofone), Mauro Oliveira (saxofone), Nahor Gomes (trompete), Rubinho Antunes (trompete) e Ubaldo Versolato (saxofone).
Dia 27 de setembro – Praça da Glória, Eldorado, Contagem – às 21h
Série BH Instrumental apresenta Nelson Ayres Big Band – abertura: Luísa Mitre
Dia 28 de setembro – Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia, BH – a partir das 19h30
Informações – 3222 5271 / www.veredasproducoes.com.br
Classificação livre
Acesso gratuito
Patrocínio: Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de médicos cooperados e colaboradores
Adicionar Comentários